Navegando por Autor "Silva, Naiara Ribeiro da"
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- ItemA inclusão de uma escolar asmática nas aulas de educação física: um estudo de caso em Jacobina-BA.(2013) Silva, Naiara Ribeiro da; Cavalcante Neto, Jorge Lopes; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Batista, Sinara Cristina Vilas Boas GomesO objetivo do presente estudo foi investigar se ocorre o processo de inclusão nas aulas de Educação Física de uma aluna asmática, matriculada em uma escola do Ensino Fundamental da rede pública da cidade de Jacobina, Bahia, região Nordeste do Brasil. A pesquisa caracterizou-se como sendo de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, sendo realizada em uma escola da rede pública municipal de Jacobina-Ba. Realizou-se uma entrevista semiestruturada, por meio de um roteiro criado para o estudo, com o professor de Educação Física da escola selecionada e observações sistemáticas de 08 aulas de Educação Física da turma que possuía uma aluna asmática inserida. As observações das aulas foram registradas em diário de campo, tendo como base um roteiro de observação. Utilizou-se a análise de conteúdo e a triangulação dos dados coletados. Foram definidas as seguintes categorias de análise: 1 – Caracterização do sujeito; 2 – Caracterização do espaço; 3 – Concepções de Inclusão e Educação Inclusiva; 4 – Metodologias e Estratégias de ensino; 5 – Conhecimentos acerca da asma e suas implicações. De forma geral, os resultados revelaram que nas aulas de Educação Física a Inclusão da aluna asmática não aconteceu. Os achados foram esclarecedores e mostraram que, o professor não está preparado para trabalhar com a Inclusão, o mesmo apontou várias dificuldades envolvidas nesse processo, dificuldades estas que não justificam a exclusão da aluna asmática, pois o mesmo cursou uma disciplina que abordava aspectos referentes à Inclusão durante a graduação em Educação Física e dispunha de espaço físico e recursos materiais propícios para desenvolver estratégias eficazes em prol da Inclusão. Assim, no que diz respeito a ação pedagógica do docente, evidenciou-se que o planejamento do mesmo não era adequado para atender a criança asmática, já que o professor não utilizava nenhuma metodologia ou estratégias de ensino a fim de trabalhar as potencialidades, bem como a Inclusão da discente asmática. Desse modo, a mesma não participava das aulas de forma ativa, o que nos leva a perceber que o resultado do seu trabalho não era propício à uma prática efetivamente inclusiva. Dessa maneira, o estudo permitiu entender que, mesmo que o professor de Educação Física tenha tido uma formação inicial sobre a Inclusão escolar, o mesmo não se utiliza dos conhecimentos adquiridos na graduação. Os resultados confirmam a importância da reflexão sobre o tema nos cursos de formação de professores em nível de graduação e pós-graduação, visando à inclusão de alunos, e apontam para a importância do diálogo entre todos os envolvidos no ambiente escolar, no sentido de o professor tornar pública a sua proposta pedagógica de atendimento e de que os demais envolvidos efetivamente contribuam para tal.