Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Naiara Bamberg da"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A chave na construção identitária dos alunos da educação de jovens e adultos: contextualizando as memórias da Escola de Cazumba em Senhor do Bonfim-BA
    (UNEB, 2024-03-22) Silva, Naiara Bamberg da; Silva, Américo Junior Nunes da; Vieira, Josenilton Nunes; Rios, Pedro Paulo Souza
    A presente pesquisa objetiva compreender como se constituem os processos identitários de alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Cazumba, em Senhor do Bonfim – BA, a partir do processo de pertencimento ao seu território, preservação da memória da escola e de proteção à instituição escolar. Norteamos esta investigação a partir da seguinte problemática: como o processo de pertencimento ao território, as memórias e proteção da instituição escolar constituem as identidades dos alunos Jovens e Adultos na Escola Municipal de Cazumba, em Senhor do Bonfim – BA? Tem-se como objeto de estudo os processos de pertencimento de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Cazumba, na Zona Rural do Município de Senhor do Bonfim, no centro norte do Estado Bahia, Território de Identidade Norte do Itapicuru, localizado a 375 quilômetros da capital – Salvador. As questões colocadas pela investigação inquirem sobre as relações entre memória e identidade no contexto da educação escolarizada, procurando analisar as conexões entre a memória da escola, as experiências dos alunos, o sentimento de pertença a uma instituição de ensino, as identidades coletivas e aprendizagens para a organização social dos sujeitos membros da comunidade camponesa quilombola de Cazumba. O percurso metodológico ancora-se nos pressupostos de uma pesquisa narrativa, a partir do uso, enquanto dispositivo de produção de dados, a entrevista narrativa, pano de fundo de minha própria experiência enquanto educadora e das experiências dos demais participantes, membros na comunidade. Almeja-se, portanto, revelar processos de aprendizagens formais e informais, através dos quais os sujeitos desenvolvem e enriquecem suas potencialidades, a fim de melhorar, interferir e transformar a realidade social à qual pertencem. Ainda nesse contexto, espera-se contribuir no processo de autorreconhecimento das pessoas da comunidade, fomentando à formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel na sociedade.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais