Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Marivana Vieira"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Educação quilombola: uma reflexão sobre currículo e saberes tradicionais na Escola do Quilombo Lagoa do Jacaré (Paratinga – BA)
    (2021-11-30) Silva, Marivana Vieira; Nascimento, Jairo Carvalho do; Pereira, Reginaldo Santos; Silva, Genilson Ferreira da
    O atual texto dissertativo teve como objetivo dar continuidade a pesquisa monográfica de graduação e especialização realizada nessa mesma escola e busco, mais uma vez, sensibilizar os envolvidos a refletirem sobre a forma que a Escola Quilombola Lagoa do Jacaré dialoga com os saberes tradicionais da comunidade no seu currículo, bem como entender a relação cultura local e escola e como a formação do professor pode interferir nesse processo. Desse modo, o estudo procura discutir a definição de saberes tradicionais, a fim de entender a trajetória da construção social e político da Educação Escolar Quilombola em seu espaço de luta e vivência; analisar as políticas educacionais referentes à Educação Escolar Quilombola atreladas ao currículo e as práticas educativas evidenciadas na escola, localizada na comunidade quilombola Poção Santo Antônio, no município de Paratinga (BA). Esta dissertação tem como base metodológica a abordagem qualitativa, sendo do tipo pesquisa etnográfica e empregou como instrumentos, para obtenção de informações, a observação indireta, a entrevista semiestruturada e narrativas orais dos moradores da comunidade quilombola. O estudo foi construído através do aporte teórico dos autores Michael Apple (1982), John Dewey (2002), Tomaz Tadeu da Silva (2011), José Gimeno Sacristán (2013), Stuart Hall (1999), Kabengele Munanga (1996), Aníbal Quijano (2005), Cliffort Geertz (1989), Manuela Carneiro Cunha (1999). Em sua construção teórico-metodológica, foi utilizado depoimento oral e fotografias da comunidade. A pesquisa apontou resultados como a fragilidade da temática e a necessidade de uma reforma do currículo da escola.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais