Navegando por Autor "Silva, Marinalva de Oliveira"
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- ItemA literatura como ferramenta no processo de desnaturalização da violência no espaço escolar(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-06) Silva, Deisimara dos Passos; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Andrade, Celeste Maria Pacheco de; Silva, Marinalva de OliveiraA presente pesquisa buscou refletir sobre a importância da literatura na formação do indivíduo e seu uso como ferramenta de desnaturalização da violência no ambiente escolar. Para desenvolvimento da temática, apresentamos uma proposta de sequência didática para alunos do 9o ano do Ensino Fundamental, a partir do conto “Esquece’’ do escritor pernambucano Marcelino Freire. O suporte teórico escolhido baseou-se na perspectiva de autores como Miriam Abramovay (2002), Ana Guterra (2015) e Lúcia Castro (2018), dentre outros. Por meio do diálogo que estabelecemos entre literatura, escola e violência, acreditamos ser a literatura uma alternativa possível para o enfrentamento á violência no espaço escolar, uma vez que a perspectiva literária é capaz de provocar mudanças e dar sentido á vida, seja no plano individual ou coletivo.
- ItemEnsino de História e Tecnologias Digitais: Uma Experiência na Educação Básica na Cidade de Terra Nova, Ba.(2018) Silva, Marinalva de OliveiraTomando como objeto de estudo, o ensino/aprendizagem da História a partir do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação Básica, o presente estudo buscou suscitar reflexões objetivando responder ao questionamento em que medida a escola formal pode se reinventar para fazer face ao imbricamento existente na sociedade atual entre os modos de aprender e as tecnologias digitais de informação e comunicação. O objetivo geral buscou desenvolver atividades através das tecnologias digitais de informação e comunicação que propiciem à participação efetiva do estudante na escola pública da educação básica do município de Terra Nova relacionados com a produção e socialização do conhecimento a partir do uso e estudos realizados a com as tecnologias digitais de informação e comunicação. O estudo indica um descompasso entre a oferta da escola e as necessidades atuais dos estudantes no que concerne ao processo ensino/aprendizagem. O desenvolvimento do estudo foi realizado a partir de diálogos com teóricos e autores, no primeiro momento, como: Manuel Castells (2000,2005); Paulo Freire (1996,1997) Boaventura Souza Santos (1988, 2002); Marcus Túlio de Freitas Pinheiro e Kathia Marise Borges Sales (2012); Eucidio Pimenta Arruda (2013); Cristiane Nova e Lynn Alves (2002); Marcos A. Silva (2003); Luiz Fernando Cerri (2009); Moreira dos Santos Schimidt e Tania Maria F. Braga Garcia (2005); Selva Guimarães Fonseca (2010); Circe Maria F. Bittencourt (1993); Marcelo de Souza Magalhães (2006); Carlos Augusto Lima Ferreira (1999); Estevão Martins (2011); Flavia Eloisa Caimi (2015); Luyse Moraes Moura e Dilton Cândido Santos Maynard (2016); Dilton Ribeiro Couto Junior e Marcella Albaine Farias da Costa (2014); Marli André e Bernadete A. Gatti,(2010) Arnoud Soares de Lima Junior (2012) dentre outros. No segundo momento o dialogo com os sujeitos, no campo do estudo, 30 estudantes do Colégio Estadual Governador César Borges, no Município de Terra Nova, Bahia. As reflexões a partir desses diálogos evidencia a necessidade de rever a pratica para buscarmos mudanças visando proporcionarmos aprendizagens significativas no espaço formal de aprendizagem, visto que este é permeado pelas transformações tecnológicas; mas, no entanto embora inseridas na escola a mesma não se apropria, delas, de forma que possibilite essa aprendizagem. Estudo realizado nos moldes da pesquisa qualitativa, aplicada, participativa. Palavras-chave: Tecnologia digital da informação e comunicação. Ensino de História. Aprendizagem Significativa.
- ItemEnsino de produção textual: a perspectiva dos alunos do terceiro ano do ensino médio da escola Juvenília Peixoto Sampaio-Município de Laje-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-06) Santos, Rafaela Silva; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Andrade, Celeste Maria Pacheco de; Silva, Marinalva de OliveiraO presente trabalho é uma pesquisa voltada ao ensino da produção textual no terceiro ano do ensino médio, com o propósito de entender a percepção do desempenho dos alunos na produção de textos. Para realização do estudo, fez-se um breve percurso histórico sobre o ensino da escrita no Brasil e uma abordagem sobre a produção de textos na perspectiva interacionista de língua. No processo de investigação do tema proposto, buscou-se responder à seguinte pergunta norteadora: “Como os alunos do terceiro ano do ensino médio avaliam a experiência com a produção de textos na escola?”. Para obter as informações necessárias, foi aplicado um questionário online que apontou dificuldades dos alunos com o desenvolvimento da escrita de textos, visto que persiste o ensino tradicional das normas gramaticais e redação, com equivocada justificativa para preparação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o que interfere na proficiência dos alunos O horizonte teórico escolhido para realização do estudo, foi baseado na perspectiva dos seguintes autores: Antunes (2016), Bettes (2010), Marcuschi (2018), Pessoa (2021) e Silva (2021).
- ItemLiteratura de cordel: uma perspectiva universitária(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-09) Souza, Maria Clara Braz de; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Andrade, Celeste Maria Pacheco de; Silva, Marinalva de OliveiraTendo em vista que nos Cursos de Licenciatura em Letras do nosso país são explorados textos em aulas, realizado eventos acadêmicos que tratam a respeito de literatura, mas muito pouco utilizados textos voltados à categoria da Literatura Popular, o ponto de partida do presente estudo residiu em pesquisar sobre o lugar da Literatura de Cordel em Instituições de Ensino Superior, para especificamente, localizar o espaço deste gênero no Curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia, Campus V. Para tanto, consideramos a relevância e contribuição da Literatura de Cordel enquanto texto literário e expressão artística como aspecto singificativo na formação da literatura nacional. Neste sentido, a problematização que norteou o estudo foi o silenciamento da Literatura de Cordel nos cursos de Licenciatura em Letras. A partir dessa inquietação, o objetivo da discussão buscou averiguar a ausencia/presença desta literatura no Curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Campus V. Para realizar o estudo, escolhemos suporte teórico nos principais autores Maxado (2012), Silva (2007) e Silva (2013) e utilizamos a pesquisa bibliográfica somado a aplicação de questionário junto a estudantes do referido curso de licenciatura.
- ItemMigração feminina: uma perspectiva a partir da obra “a hora da estrela” de Clarice Lispector(Universidade do Estado da Bahia, 2021-01-03) Passos, Rosiane de Jesus; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Andrade, Celeste Maria Pacheco de; Silva, Marinalva de OliveiraComo um despertar da consciência crítica do leitor, representando o deslocado, o oprimido, o sem identidade e com a finalidade de observar as vozes da alteridade, surge esse estudo, direcionado para a reflexão da migração feminina. O objetivo central é investigar aspectos associados à migração feminina e suas relações na contemporaneidade a partir da personagem Macabéa, na obra literária “A hora da estrela” de Clarice Lispector (1998). Problematizando até que ponto a condição de migrante de Macabéa dialoga com o fenômeno migratório feminino na atualidade. Metodologicamente, a discursão crítica é viabilizada através de uma revisão bibliográfica embasada em estudos já publicados sobre a temática e um estudo de caso representado por entrevistas realizadas com mulheres migrantes reais, além de blogs que retratam o tema, com o intento de empreender um diálogo entre a ficção e a realidade. As narrativas estabelecidas exercem função de denúncia sobre o significado de identidade e sobre estar no mundo da mulher migrante, construindo um sentido social e individual sobre o tema.