Navegando por Autor "Silva, Márcia Rios da"
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- ItemCem anos de solidão: o impossível de nomear(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-01) Soares, Milena Nogueira Franco; Silva, Márcia Rios da; Oliveira, Sayonara Amaral de; Castello Branco, LuciaEsta dissertação tem por objetivo trabalhar a ideia das heranças entendidas como transmissão de uma história, as possibilidades narrativas de construção do que foi herdado pelo sujeito a partir do processo de nomear e o que se encaminha para o impossível da nomeação, encontrando a palavra solidão como suporte ao indecifrável. O romance Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez, é objeto de estudo na elaboração dessa escrita, levantando questões sobre a trajetória em torno da nomeação. As heranças dão espaço para pensar o que antecede a constituição humana e que faz marca na vida do sujeito, o que ele herda de uma história e transforma em uma narrativa própria. América Latina, Macondo e o contexto familiar dos Buendía são considerados nessa dissertação, de modo a trazer à tona as possibilidades de compreensão daquilo que parece escapar à linguagem e que, ao ser nomeado, pode ter um lugar de existência. A escrita do romance revela algo que insiste em ser dito e é em torno de uma narrativa que não se esgota, de continuar escrevendo e contando histórias, que Cem anos de solidão entra como ressignificação de heranças. Para desenvolver esse estudo, os campos da psicanálise e literatura se encontraram na escrita dando aporte aos enigmas da nomeação que se apresentaram ao longo do percurso. O que se coloca em questão nessa pesquisa são as possibilidades de caminhar desconstruindo destinos prontos e construindo novas narrativas. Gabriel García Márquez nomeou uma história herdada através da solidão, revelando o campo da escrita literária como caminho de elaboração a partir da nomeação.
- ItemEducação carcerária: (des)encantos, (des)crenças e os (des)velamentos de leitura no cárcere, entre ditos, silêncios e subentendidos(2007-12-20) Silva, Ana Lúcia Gomes da; Fagundes, Tereza Cristina Pereira Carvalho; Passos, Elizete Silva; Arapiraca, Mary de Andrade; Santos, Cosme Batista dos; Silva, Márcia Rios da; Araújo, Edivalda AlvesEducação carcerária é o tema central desta pesquisa, considerada como ato educativo informal, praticado no cotidiano do cárcere marcado pela intencionalidade em cada habilidade, modos de agir, astúcias e estratégias organizadas, com finalidades próprias e apropriadas, que influenciam e formam outros sujeitos. Objetivamos discutir as práticas educativas que se dão no cotidiano do cárcere e seus efeitos de sentido para os que nele se inserem, além de buscar compreender a tríade presente nas relações de poder: o saber, o discurso e as estratégias do dizer sobre a prisão e seus efeitos. A pesquisa teve como lócus a 16ª Delegacia Circunscricional de Jacobina/BA. O horizonte metodológico adotado foi o etnográfico, tendo como fundantes os estudos da Antropologia, utilizando como instrumentos de construção dos dados entrevistas abertas e/ou aprofundadas, as histórias orais de vida, o memorial, a observação participante, buscando apreender o máximo possível do cotidiano do cárcere e seus efeitos de sentido sobre os sujeitos da pesquisa. Para realizar a análise dos dados, utilizamos a Análise do Discurso (AD). Os resultados apontam a dimensão das (des)crenças, (des)encantos e (des)educação que marcam, de forma contundente, cada ser humano que experiencia o cotidiano do cárcere nos seus movediços caminhos. Por outro lado, os memoriais, relatos e narrativas, vão (des)velando outras nuances e aspectos do ser humano como ser que está em constante formação, em contraponto com os discursos oficiais que nos (des)velam, a partir de outros pontos de vista, o cotidiano do cárcere. As narrativas dos encarcerados desvelaram as práticas reais do cárcere e seu caráter educativo e promotor de (des)crenças, (des)educação, sofisticação das regras de poder, de organização que reproduz a violência, amedronta e os faz mais e mais marginais. Conclusivamente, o trabalho traz a cartografia das práticas educativas no cárcere, seus efeitos sobre os encarcerados e seus familiares, (des)vela (des)crenças, (des)esperanças, sinaliza possibilidades reeducativas e socializadoras dos encarcerados pós-presídio e indica que a educação em espaços de aprendizagem como o cárcere, seria promotora de significativas mudanças, considerando que os seres humanos que vivenciam processos educativos de toda ordem podem (res)significar suas atitudes e transformar suas vidas.
- ItemHarry Potter e a institucionalização de um fenômeno cultural convergente(2015-03-24) Campos, Roberto Rodrigues; Oliveira, Sayonara Amaral de; Silva, Márcia Rios da; Pereira, Maurício Matos dos SantosNesta dissertação, pretende-se discutir como a série Harry Potter se tornou um fenômeno literário ecultural, apresentando os caminhos para a sua institucionalização e para a criação da marca Harry Potter. Para tanto, a série será analisada como um fenômeno da cultura de convergência, nos termos de Henry Jenkins, considerando os diversos meios e suportes a partir dos quais a narrativa Harry Potter se ramifica. Dentre esses meios e suportes, será dado destaque à Plataforma Pottermore, sítio criado pela autora da série para dar continuidade ao fenômeno no mundo digital, e o site floreioseborroes.net, produzido por um grupo de fãs brasileiros da série para a criação e publicação de narrativas em torno de Harry Potter, as chamadas fanfictions. Na abordagem desses dois sites, ambos os domínios (da autora e do público leitor) serão avaliados a partir das seguintes peculiaridades da cultura de convergência: de um lado, as estratégias criadas pelo produtor literário para assegurar o seu público e manter o controle sobre a sua criação; de outro, a autonomia e liberdade do público para construir histórias à revelia do autor, o que se torna possível graças ao crescimento da cultura midiática na contemporaneidade
- ItemLições de literatura no Programa Gestar II(2015-03-27) Nogueira, Alexandra Patrocínio; Silva, Márcia Rios da; Cordeiro, Verbena Maria Rocha; Besnosik, Maria helena da RochaO presente trabalho tem por objetivo desenvolver um estudo do Programa Gestar II da área de Língua Portuguesa, com o intuito de entender o lugar da literatura em um programa de formação continuada de professores. O estudo parte da análise dos materiais didáticos impressos, trabalhados durante o curso da formação, particularmente os Cadernos de Teoria e Prática. Neles busca-se entender as concepções de literatura, como forma de arte e conhecimento, veiculadas nas definições e conceituações, bem como nas atividades de leitura propostas. Para tanto, contempla-se o processo de escolarização da literatura. A pesquisa constata a necessidade de se repensar as formas de apropriação da literatura pela escola, num contexto marcado por transformações sociais e culturais
- ItemLiteratura e Cultura Exercícios de Leitura(2012-12) Silva, Márcia Rios da; Carvalho, Verbena Maria RochaO Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens/PPGEL, da Universidade do Estado da Bahia, implantado em 2006, traz a público uma amostra significativa das primeiras produções de egressos que concluíram suas pesquisas entre os anos de 2008 e 2010. A proposta de edição da coletânea de trabalhos organizase em torno do eixo leitura e literatura, pensadas como constituição de identidades singulares, com seus modos de ler, suas práticas leitoras, modeladas em diversos contextos sociais de produção e de recepção. Com essa edição, pretende-se socializar os resultados dessas produções que, certamente, traduzem ideias fecundas e atuais, tendo como base questões cruciais voltadas para os estudos da literatura e da cultura na contemporaneidade.
- ItemNas entrelinhas da Lei: narrativas contemporâneas sobre a violência juvenil das periferias baianas(2019-04-01) Reis, Bruno de Andrade; Silva, Márcia Rios da; Soares, Jacy Célia da Franca; Carvalho, Maria do SocorroNesta dissertação, a hipótese defendida por estudiosos da cultura contemporânea, de que há, em nossa contemporaneidade, a instalação de uma crise de legitimidade em curso na cultura ocidental, que recai sobre as figuras de autoridade no social, conduziu a uma problematização e avaliação das possíveis relações desse fenômeno com a violência que se vincula à juventude das periferias baianas dos dias atuais. Seguindo esse raciocínio, encontramos no horizonte uma oportunidade de refletir sobre o tema da Lei e suas incidências nas esferas familiar, social, cultural e das subjetividades. Para isso, elege-se o romance Capitães da areia, de 1937, do escritor baiano Jorge Amado, como ponto de partida para uma leitura da violência juvenil no período de modernização do Brasil. Convergindo com o testemunho da obra amadiana, o cruzamento da experiência transmitida através dos relatos de jovens da periferia, apreendidos sob a acusação de delitos, os quais estão registrados em relatórios técnicos-psicossociais de um Pronto Atendimento da FUNDAC na cidade do Salvador, constituiu o corpus da pesquisa, contribuindo para uma análise contemporânea do fenômeno da violência. Para tanto, foi desenvolvida uma análise interpretativa das narrativas desses jovens, com apoio no método arqueológico proposto por Michel Foucault e no referencial teórico da psicanálise lacaniana. Avançando para uma reflexão alargada sobre as especificidades socioculturais da realidade brasileira, são vigorosas as contribuições de Nestor García Canclini (2015), que se detém sobre os processos de hibridação cultural na América Latina, problematizando os efeitos transformadores da modernização na realidade sociocultural brasileira. Em consonância com essa perspectiva, são consideradas as formulações do sociólogo Jessé de Souza (2016) sobre as origens das instituições brasileiras e suas consequências na constituição do cenário político atual. Essa realidade, que denuncia a presença de governos despóticos e perversos, favorece uma reflexão acerca da violência sistêmica à qual o país está submetido, levando as juventudes das periferias a ganharem um protagonismo que só expõe um processo de exclusão social contínuo e profundo. Nesta dissertação, defende-se que a relação da violência juvenil das periferias brasileiras com o declínio da autoridade no social encontra-se intimamente vinculada à incidência de quatro fatores preponderantes e complementares: a violência fundamental da linguagem, a que todos nós estamos submetidos devido à nossa condição de falantes; a violência parental, que recai sobre as relações familiares, bem como através das repercussões do declínio da autoridade centrada na figura do pai; a violência sistêmica, que pode ser compreendida como uma resultante da mutação cultural e, portanto, dos efeitos catastróficos mobilizados pelos setores da economia e da política do país; e, por fim, a violência comunitária, que emerge como forma de organização social através da dinâmica forjada em torno das facções criminosas.
- ItemPalavras (en) cantadas do Ilê Aiyê: nos fios das tranças o caminho da África(2008-07-21) Deus, Maria do Socorro Silva Aquino de; Oliveira, Sílvio Roberto dos Santos; Silva, Márcia Rios da; Seidel, Roberto H.Este trabalho toma como objeto de estudo o Bloco Ilê Aiyê. Nesta dissertação busca-se inferir a retomada do passado africano proposta pelo Bloco afro Ilê Aiyê, utilizando as figuras da Mãe Preta e da Deusa do Ébano como símbolos de identidade negra ancorada em uma proposta estética de afirmação e reelaboração da autoestima dos afro-descendentes. Certos elementos culturais são utilizados pelo Bloco como sinais emblemáticos da diferença e constituem o perfil sugerido: a vestimenta, a dança, o canto, os traços étnicos, a religião, a ancestralidade, formando o chamado Perfil Azeviche, representando culturalmente sua proposta de combate ao racismo e à discriminação. Retomam-se nesse estudo, para tanto, leituras produzidas sobre o movimento negro no Brasil e nas diásporas africanas e a inserção dos blocos afros no carnaval de Salvador como um dos meios utilizados, artisticamente, para denunciar e discutir o racismo e a discriminação, como Fantz Fanon, Homi Bhaba, Maria Nazareth Soares Fonseca, Dalmir Francisco, Stuart Hall, entre outros. Desse estudo, compreende-se a construção de uma outra visibilidade do povo negro em Salvador, bem como da discussão do que é ser negro e o carnaval baiano como espaço de reivindicação desse novo lugar e dessa nova estética.
- ItemSylvia Plath entre a redoma de vidro e seus diários: a escrita e a inscrição do sofrimento(2021-09-29) Faria, Cinthia Lima de; Silva, Márcia Rios da; Lima, Elisabeth Gonzaga de; Castello Branco, LuciaEsta dissertação elege como objeto de estudo duas publicações da escritora estadunidense Sylvia Plath, A redoma de vidro (2014) e Diários de Sylvia Plath 1950-1962(2017). Nessas produções literárias, tem-se por objetivo analisar o modo pelo qual a escrita se torna o lugar de confluência do espelhamento entre os significantes e seus significados, refletindo em ser o ato suicida a tentativa de o aparelho psíquico fazer borda ao desamparo, diante da impossibilidade de representação completa dos afetos e vivências traumáticas. No romance A redoma de vidro, analisa-se a forma pela qual a autora tornou ficcionais algumas experiências pessoais. Em Diários de Sylvia Plath 1950-1962, promove-se uma reflexão sobre as demandas dessa escrita confessional, na qual se expõem vivências, conflitos, convívio com a depressão, associados às marcas simbólicas inscritas no sujeito. Para o desenvolvimento deste trabalho, recorre-se a um referencial teórico dos estudos literários acerca da escrita, especialmente com Ruth Brandão, Diana Klinger, Antoine Compagnon, e da psicanálise, com as contribuições de Sigmund Freud e Jacques Lacan acerca dos conceitos de significante, melancolia, depressão e suicídio. São relevantes também as reflexões do campo da filosofia através do pensamento de Michel Foucault e Gilles Deleuze.
- ItemWaly Salomão: a fabricação da poesia(2011-04-19) Almeida, Liz Maria Teles de Sá; Souza, Lícia Soares de; Silva, Márcia Rios da; Matos, Raimundo LopesEsta dissertação trata da metalinguagem no processo de composição crítico-criativo do letrista e poeta baiano Waly Salomão (1944-2003). Nas sete obras publicadas deste poeta, nos impressiona a recorrência com que opera com a metalinguagem em seus textos. A metalinguagem permite a Waly Salomão construir versos cujas temáticas desenrolam-se em torno do seu próprio processo de criação; discutir a situação do poeta contemporâneo e refletir as inquietações do tempo em que inscreve sua poética: a pós-modernidade. Nesta pesquisa, pretendemos analisar seus metapoemas, para, a partir destes, compreendermos o seu modus operandiao utilizar tal procedimento. Para tanto, fazemos um percurso em torno do pós-moderno, a fim de percebermos como este tempo se estabelece e como o sujeito responde às questões advindas dessas transformações por meio de sua poética. Por fim, investigamos minuciosamente o processo de composição de Waly Salomão para descrever como se estabelece o seu fazer poético