Navegando por Autor "Silva, Lucivânia de Sousa"
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- ItemEscola, contexto e práticas pedagógicas: estratégias e possibilidades para esse diálogo em uma escola municipal de Juazeiro-BA(UNEB, 2021-05-28) Silva, Lucivânia de Sousa; Bomfim, Luciano Sérgio Ventin; Carvalho, Luzineide Dourado; Pereira, Jocilene Gordiano Lima TomazEsta pesquisa de mestrado, intitulada Escola, contexto e práticas pedagógicas: estratégias e possibilidades para esse diálogo em uma escola municípal de Juazeiro-BA, foi realizada no âmbito do Programa de Pós-graduação, Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), teve como questão norteadora: em que medida as práticas didático pedagógicas desenvolvidas em uma escola municipal de Juazeiro-BA correspondem às demandas de uma educação contextualizada para o combate da evasão escolar? O objetivo geral propôs apreender a correspondência entre as práticas didático-pedagógicas desenvolvidas em uma escola municipal de Juazeiro-BA e as demandas de uma educação contextualizada para o combate da evasão escolar. Os objetivos específicos são: especificar os dados de evasão escolar na instituição, considerando a última década; investigar se as práticas didático-pedagógicas se orientam para a motivação e consequente (re)integração dos alunos com a escola; identificar se a dialogicidade está presente na relação professor-aluno dentro e fora da sala de aula;analisar como os alunos se percebem e se encontram no espaço escolar, considerando as práticas didático-pedagógicas, o território e a escola. O lócus de pesquisa foi uma escola municipal de Juazeiro-BA. Para responder à problemática da pesquisa, realizou-se revisão de literatura, para melhor avaliar a posição do objeto de estudo no meio social e educacional. No aporte teórico, utilizamos autores como Franco (2015), Freire (2014) e Freire (2001), falando de práticas pedagógicas; Dewey (1979), Reis (2019), Carvalho (2006), Martins (2006), especificando educação contextualizada; Albuquerque (2011), colaborando com a questão da nordestinidade; Claval (2002), Haesbaert (1997; 2004; 2005), Santos (1980; 1996), com a questão do território; Saviani (2000, 2003), com a evasão escolar, entre outros. Na metodologia, optamos pelo estudo de caso com viés autoetnográfico, porque se pesquisou um contexto e utilizou-se da memória da pesquisadora como base que alicerçou as motivações para o desenvolvimento. Na análise dos dados, usamos a triangulação de dados, através da análise documental, da observação e entrevistas. Tratou-se de pesquisa quali-quantitativa, com observação participante. Propusemo-nos a experienciar a instituição analisando como se dá a prática pedagógica. Para tanto, realizamos entrevistas semiestruturadas com 14 alunos, 3 professoras a coordenação e a direção, totalizando 19 entrevistados. Foram analisados o Projeto Político Pedagógico da escola, como também as atas com os registros de evasão, do ano de 2009 à 2019. Usamos o diário de bordo e câmeras fotográficas para fazer os registros. Relacionamos a teoria com a prática, compreendendo o conceito de prática didático pedagógica, educação contextualizada e evasão escolar, apreendendo a aproximação ou distanciamento entre elas nesse lócus, com um olhar livre de (pre)conceitos, visto que o ambiente pesquisado é naturalmente meu local de fala da pesquisadora. Nos resultados da pesquisa, encontramos práticas pedagógicas em processo de conscientização da educação contextualizada, com um bom retorno na questão da evasão escolar, mas carentes, ainda, nas bases de sustentação para uma sala de aula dialógica, contextual e autônoma.