Navegando por Autor "Silva, Lucineide Oliveira"
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- ItemEspaço escolar e os processos de inclusão e exclusão de alunos com deficiência: estudo de caso em Junco/BA(2018) Silva, Lucineide Oliveira; Salvadori, Juliana Cristina; Matos, Nicoletta Mendes de; Carvalho, Mª Ana Lúcia Oliveira Freitas de; Pimentel, Susana CoutoNeste trabalho objetivou-se compreender como o espaço escolar produz e reproduz os processos de inclusão e exclusão de alunos com deficiência. Para tanto, a pesquisa “Espaço escolar e os processos de inclusão e exclusão de alunos com deficiência: estudo de caso em Junco/Ba”, foi desenvolvida por meio do Estudo de Caso Etnográfico com abordagem qualitativa. Como dispositivos elegemos a observação participante com protocolo observacional para registrar as informações; pesquisa documental; entrevista semiestruturada com os atores educacionais. Para trabalhar com o Estudo de Caso Etnográfico optamos pela técnica de análise descrição densa, e triangulação de dados. Apresentamos o problema da pesquisa, que também se configura em uma questão norteadora: Como a ocupação do espaço escolar por alunos com deficiência impacta no processo de inclusão e exclusão? Participaram dessa pesquisa 08 familiares responsáveis pelos alunos com deficiência e que frequentam a Sala de Recurso Multifuncional (SRMF) da Escola Municipal pesquisada; 03 professores da sala comum e da Sala de Recurso Multifuncional com modalidade de Atendimento Educacional Especializado (AEE); 04 componentes do corpo diretivo; 07 profissionais de apoio; e 08 alunos com deficiência. Como principal aporte teórico utilizamos para as abordagens Inclusão e Exclusão: conceito; análise histórica e perspectivas, utilizamos os seguintes autores: Sassaki (1998); Stainback (1999); Mantoan (2006); Lima (2006); Pimentel (2007); Ropoli et al. (2010); Piletti (2014); Mattos (2014); Carvalho (2014). Sobre a abordagem Espaço utilizamos: conceito; características; fatores críticos; perspectivas, por meio dos seguintes autores: Milton Santos (2014); Harvey (2009); Bauman (2001; 2005); Rodrigues (2003); Silva (2015). Para a categoria Acessibilidade utilizamos: conceito; características; fatores críticos; perspectivas, a partir dos seguintes autores: Santos (2013); Giacomini, Sartoretto e Bersch (2010); Silva (2006); Os resultados que emergiram desse estudo indicaram as seguintes necessidades: apoio do poder público municipal para a reestruturação do espaço físico e pedagógico da escola para a inclusão de alunos com deficiência; reelaboração do projeto político pedagógico e que contemple a inclusão escolar; formação continuada para os atores educacionais com foco na inclusão de alunos com deficiência. Dessa forma, temos como objetivo, propor uma ação interventiva por meio do plano de ação dialogal com início em setembro a dezembro de 2018 e março a julho de 2019, alcançando sua culminância com a realização da Conferência Municipal de Inclusão, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de Jacobina; Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED); Grupo de Estudos em Educação Inclusiva e Especial (GEEDICE) que é um desdobramento do Grupo de Pesquisa em Diversidade, Formação, Educação Básica e discursos (DIFEBA).
- ItemJogos cooperativos no ensino da educação física: por uma proposta mais reflexiva e transformadora.(2010) Silva, Lucineide Oliveira; Soares, Ilma Maria Fernandes; Amorim, Ângelo Mauricio; Costa, Salomão Cleomenes LimaO estudo da Educação Física escolar respaldado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (1998) e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, tem assumido a responsabilidade de desvelar ações que proporcione a análise crítica dos conteúdos para o Ensino Fundamental II. A elaboração de propostas para a valorização do conhecimento dessa disciplina de forma crítica e reflexiva, se deu através do método de pesquisa bibliográfica. Esse trabalho propõe amenizar os efeitos negativos causados sobre o homem, pela competitividade exagerada e pelo descaso dos valores na educação, ao mesmo tempo em que estimula as relações de integração. Inicialmente, faremos uma explanação sobre a história das sociedades pautada no trabalho industrial e estimulada a seguir os ditames do capitalismo e que nos levou a reservar uma pequena parte desse estudo às patologias sociais, mencionadas como doenças próprias do homem moderno em conseqüência à sua alta capacidade em competir. Realizamos um estudo que levasse em consideração o ser social, na figura do aluno do Ensino Fundamental II, para compreendermos os seus anseios e sinalizando para as necessidades de buscar novas formas de aprendizagem na área da Educação Física. Apresentamos este trabalho dividido em quatro capítulos: Um breve histórico da Educação Física; Patologias sociais e competição na sociedade moderna; Jogo, Jogos Cooperativos e competição; Aluno do Ensino Fundamental II. Dessa forma, a pesquisa aponta que os Jogos Cooperativos podem contribuir para a construção de uma Educação Física mais cidadã, conquistando os educados para uma vivência mais saudável, solidária e participativa.