Navegando por Autor "Silva, Liliane Ferreira Mariano da"
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- ItemA acessibilidade integrada e os espaços públicos abertos destinados a prática de lazer do pilar: reflexões sobre o direito à cidade em uma área de zeis(UNEB, 2017) Invenção, Thayse da Silva; Cavalcante, Marília Moreira; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Zambuzzi, MabelO lazer é um direito social garantido a população. Esta é capaz de desenvolver a participação social dos indivíduos que residem na cidade e o direito à apropriação sobre ela, ou seja, o lazer favorece a atitude de se relacionar dos cidadãos com os diversos equipamentos urbanos, afirmando o poder do conceito de direito à cidade, conceito esse que deve ser garantido para todas as camadas da população, independentemente das condições sociais ou econômicas. Este presente trabalho tem como temática a acessibilidade em espaços de lazer e suas problemáticas que perpassam pelo desenho universal, gestão dos espaços públicos abertos, o direito a cidade e qual o papel ocupado pela população que reside em áreas da Zona Especial de Interesse Social – ZEIS na cidade de Salvador-BA. Propondo assim uma análise dos espaços urbanos públicos abertos destinados às práticas do lazer, na ZEIS de número 161, de nome Pilar, definida pela lei n°9.069/2016 a partir dos aspectos relacionados à acessibilidade integrada e uma reflexão sobre a relação deste com a universalização do acesso as pessoas.
- ItemA cidade do medo um estudo de caso sobre a formação de “condomínios fechados” na área da Pituba - Salvador - BA(Universidade do Estado da Bahia, 2007-08-21) Rocha, Carla Pereira; Silva, Liliane Ferreira Mariano daO espaço urbano reflete a organização e a dinâmica de cada sociedade. O Brasil tem, principalmente as suas áreas urbanas marcadas por grandes desigualdades de renda, que acarretam disparidades sócio-espaciais. A cidade fragmenta-se eminúmeros territórios com características próprias e excludentes. Em um meio de superabundância para alguns e escassez da maioria, manifestam-se os conflitos e a violência, inclusive como modo de inserção social. O aumento da violência leva a maiores gastos públicos e privados com segurança, perda de investimentos nocomércio e indústria, mudança de hábitos de consumo, além de mudanças na configuração urbana. Os condomínios e ruas fechadas, as residências com altos muros e cercas eletrificadas configuram o cenário urbano, constituindo um novo padrão de segregação espacial. É neste contexto que se estuda a área da Pituba, uma localidade que concentra uma população de média e alta renda, na qual se intensifica o processo de formação de “condomínios fechados”, que além dedesarticular o tecido urbano e a malha viária, cerceia o direito de ir e vir doscidadãos e caracteriza uma ação ilegal.
- ItemA concentração das agências bancárias no centro municipal Camaragibe, Salvador - Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03-11) Nascimento, Vitor Souza do; Fonseca, Antonio Angelo Martins da; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Zambuzzi, MabelA proposta investigativa é a concentração de agências bancárias no Centro Municipal Camaragibe (CMC) de Salvador – Bahia. O objetivo específico, então, é identificar os principais fatores que influenciam a localização das agências bancárias no espaço urbano. Os procedimentos metodológicos foram a aplicação dos seguintes fatores: concentração das agências bancárias; concentração e especialização de serviços; distribuição da renda e densidade demográfica. Observa-se que todos os fatores estão condicionados ao poder exercido pela principal centralidade urbana da cidade de Salvador, o CMC. O foco desta monografia esta na decisão locacional dos bancos em concentrar agências bancárias nesta centralidade, em detrimento de outros locais de Salvador. Os resultados encontrados foram que os três primeiros fatores não são excludentes, pelo contrário, interagem associados a essa centralidade urbana de Salvador. A forma como o volume de renda está disposto no meio urbano, a demanda gerada pelos serviços e a concentração de agências bancárias atuam de forma determinante para explicar a concentração dos serviços bancários no CMC.
- ItemA evolução da política habitacional de 1964 a 2000 e seu reflexo em Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2004) Aragão, Tarcila Melo Silva; Silva, Liliane Ferreira Mariano daO presente trabalho traz a análise da política habitacional no período de 1964 a 2000, tendo como marcos a atuação do Banco Nacional da Habitação (BNH) desde sua fundação até sua extinção em 1986, e a nova política que surgiu com o processo de redemocratização. Nesta segunda fase destaca-se o Programa do governo do estado, o Viver Melhor implementado em Salvador. Assim, a pesquisa inicia-se com um breve histórico da política habitacional do regime militar, suas características, premissas, diretrizes, objetivos e contexto político, social e econômico, para então, analisar como este modelo foi implementado em Salvador e quais os resultados quantitativos e qualitativos. Esta análise segue até 1986 quando o BNH foi extinto e continua com o estudo da política que se formulou a partir do governo de Fernando Henrique Cardoso em 1996.
- ItemA Política de Desenvolvimento Urbano do Estado: o papel da CONDER na promoção do desenvolvimento dos municípios baianos.(Universidade do Estado da Bahia, 2003) Santos, Gilbert Souza; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Menezes, Eline Viana; Cavalcanti, SaraO processo de urbanização brasileiro, passou a ser mais agressivo quando da revolução industrial ocorrida no país nas décadas de 40 e 50, fato esse que favoreceu uma grande fuga da população para os grandes centros da época e que com isso passaram a sofrer com o aumento de seus problemas urbanos, com atenção especial para o déficit habitacional cada vez maior e agressivo, sem falar na falta de saneamento e área de lazer, ou seja, uma falta de infra-estrutura urbana cujo o Poder Público em suas três esferas governamentais (União, Estado e Município) não tem condições de sanar em sua totalidade, e com isso tornar meio urbano cada vez mais humano, oferecendo uma melhor qualidade de vida para sua população. No Estado da Bahia, temos o Poder Público Estadual atuando de forma expressiva no ambiente urbano nos municípios, aplicando sua Política de Desenvolvimento Urbano através da CONDER – Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado, uma empresa criada nos anos 70, para atender as necessidades da RMS – Região Metropolitana de Salvador, e que com o passar dos anos, apesar de em certos períodos ter perdido um pouco de sua importância, se reergueu nos anos 90, quando passou a coordenar a implantação de aterros sanitários em diversos municípios baianos e quando em 1998 assumiu o papel da URBIS – Habitação e Urbanização S/A. Com a incorporação da URBIS, a CONDER passa a desenvolver programas e projetos nos nas cidades do interior do estado, deixando com isso de atuar somente na RMS. Coordenando e executando a Política de Desenvolvimento Urbano do Estado, levando ao interior baiano, melhorias habitacionais, esgotamento sanitário, abastecimento de água e pavimentação, ou seja, uma infra-estrutura uma que favorece a implantação de uma melhor qualidade ambiental e urbana para a população, uma vez que em sua maioria os programas desenvolvidos visam a recuperação ambiental de áreas degradadas por ocupações irregulares, iniciadas em sua maioria pela população migrante no início do processo de desenvolvimento urbano e industrial do país.
- ItemA produção do espaço pelo estado em Salvador: o caso da Pituba(Universidade do Estado da Bahia, 2003) Oliveira, Mariana Almeida de; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Dias, Clímaco César Siqueira; Nery, PedroEsse estudo nasce a partir da observação da presença massiva de obras de requalificação na região da Pituba. Percebe-se o crescimento da cidade dentro de uma dinâmica globalizada que envolve todos os setores da economia e conseqüentemente o espaço urbano. Para a realização do trabalho foi utilizado o método de pesquisa hipotético-dedutivo a fim de analisar os dados bibliográficos e documentais. O objetivo desejado é analisar as intervenções urbanísticas ocorridas nos últimos cinco anos na região da Pituba e verificar quais os impactos das mesmas no processo de formação do espaço como um todo. Ou seja, deseja-se verificar como essas intervenções atuam no espaço que estão inseridas e qual a importância delas do ponto de vista do discurso de revitalização do espaço urbano pelo poder público.
- ItemA violência como agente transformador do espaço público: o caso das praças 2 de julho, piedade e irmã dulce(Universidade do Estado da Bahia, 2019-09-18) Carmo, Marcela Sousa do; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Moreira, Ana Patrícia Lima; Muniz, Ricardo RigaudA violência e a criminalidade são crescentes nas cidades, principalmente nas metrópoles, e são agentes que desencadeiam a ruptura dos laços sociais, e provocam a destruição dos vínculos de sociabilidade. As pessoas frequentam menos as ruas, fazem uso de grades, muros e sistemas de vigilância e evitam as praças e os parques. Esse trabalho tem como objetivo analisar as transformações provocadas pelo medo da violência e da criminalidade, esboçando-se na Praça Dois de Julho (localizada no Campo Grande), na Praça Nossa Senhora da Piedade (localizada no Centro Histórico) e na Praça Irmã Dulce (localizada no Largo de Roma). A metodologia aplicada é o de estudo de caso, inicialmente pesquisando sobre o espaço público e a violência, e como isso influencia na configuração das praças na cidade do Salvador. A escolha dessas Praças justifica-se em virtude de todas terem gradil em sua poligonal e por estarem inseridas em localidades de classe social distinta. A Praça 2 de Julho está inserida em uma localidade de renda alta, a Praça da piedade está no centro da cidade, enquanto a Praça Irmã Dulce está em uma localidade de população de classe média. A Praça da Piedade e a do Campo Grande estão situadas em bairros tradicionais que desde suas respectivas implantações foram frequentadas pela população privilegiada e foi palco de eventos e encontros sociais, entretanto observam-se mudanças radicais ao longo das ultimas décadas. Conclui-se que a “cidade do medo” é uma consequência percebida nas praças, apresentando modificações em sua arquitetura com a utilização de artifícios de proteção. No entanto, uma vez que o sistema de segregação espacial utiliza como estratégia para fugir das inseguranças, ele gera para os usuários uma segurança relativa. O aumento da violência gera cada vez mais insegurança e maior segregação dos territórios reconfigurando o seu espaço.
- ItemAnálise crítica do projeto da reforma da nova orla de Itapuã e seus impactos na rua Engenheiro Aristides Milton(UNEB, 2019) Martinez, Carolina de Alencar Silva; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Cavalcante, Marília Moreira; Muniz, Ricardo RigaudItapuã é uma área de grandes atrativos, tanto para quem procura um lugar sossegado para descansar, quanto para quem procura diversificação na oferta de comércio e serviços. Para muitos é descrito como um bairro completo que, no entanto, possui alguns pontos negativos. Um desses pontos seria a desordem espacial e o alto fluxo de pessoas nas ruas, muitas vezes disputando o espaço da pista com os automóveis e demais transportes motorizados. Esta monografia tem como objetivo realizar uma análise crítica sobre o Projeto da Nova Orla de Itapuã, inaugurado em 2015, e os impactos causados por essa intervenção na mobilidade da Rua Engenheiro Aristides Milton, Itapuã, Salvador/BA. Através da realização de entrevistas e aplicação de questionários, foi possível formar a opinião pública de uma parcela da população que reside e/ou trabalha na Rua Engenheiro Aristides Milton. À luz da opinião pública, foi realizada a análise crítica do projeto de intervenção, onde se conclui que a fiscalização e o fortalecimento de pertencimento à comunidade do bairro serão fundamentais para que os impactos negativos gerados pelo projeto sejam amenizados.
- ItemAnálise da microacessibilidade na área da Avenida Sete de Setembro: metodologia para implantação de rota acessível na Avenida Sete de Setembro(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Barreto, Marcus Vinicius Cesarino; Cavalcante, Marília Moreira; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Silva, Karine Koch daO presente artigo tratará sobre os principais problemas na área de acessibilidade na cidade de Salvador, tendo como área de análise a Avenida Sete de Setembro. Esta pesquisa visa demonstrar as barreiras urbanísticas encontradas, onde serão demonstradas soluções mediante a utilização de parâmetros legais vigentes. A pesquisa é de cunho bibliográfico, conseguinte descritiva, exploratória e explicativa. Para a coleta dos dados estribou-se em livros, artigos científicos e pesquisa de campo.
- ItemAnálise de desempenho do sistema de transporte coletivo por ônibus e a distribuição das atividades urbanas do município de Salvador- Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2011-09-18) Carvalho, Raoni Caetano de; Lopes, Vitor César Ribeiro; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Santos, Telma Maria Sousa dosO objetivo do presente trabalho de conclusão de curso é analisar as relações existentes entre o desempenho do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus (STCO) de Salvador e a intensidade das atividades realizadas em seu perímetro urbano, tendo em vista o comportamento do primeiro, frente às demandas geradas pelo segundo. O método aplicado foi de caráter teórico-empírico, pois terá uma abordagem teórica acerca da mobilidade urbana e do transporte coletivo, no município de Salvador; e empírica com a utilização de dados operacionais georreferenciados do STCO. No primeiro capítulo um aparato teórico-conceitual da mobilidade urbana, da mobilidade urbana sustentável e das relações existentes entre transporte coletivo e exclusão social. No segundo capítulo trata da caracterização do município de Salvador, em sua morfologia; perfil social, econômico e espacial; o transporte coletivo na legislação municipal; finalizando com um breve histórico do planejamento do transporte coletivo no município de Salvador. No último capítulo, uma análise de desempenho do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus, do município de Salvador, a partir dos indicadores de oferta de lugares, velocidade nos corredores de transporte e freqüência de ônibus, em comparação com a distribuição das demandas por transporte coletivo.
- ItemAnálise do consumo de água em Praia do Forte (BA): o processo de urbanização de 1998 A 2016(UNEB, 2019-09-18) Santos, Joyce Carine Cruz dos; Sobrinho, Lirandina Gomes; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Santos, Telma Maria Sousa dosSituada no Litoral Norte da Bahia, a localidade de Praia do Forte constitui-se em um dos mais importantes centros turísticos nacional e internacional, devido a investimentos públicos e privados orientados para a construção de megaempreendimentos hoteleiros, turísticos e imobiliários. Esses investimentos tem provocado nos últimos 30 anos, significativas alterações na dinâmica ambiental, social e cultura, que se reflete na paisagem e no uso intensivo dos recursos naturais e no consumo de água. Nesse contexto, este trabalho aborda como o processo de urbanização que ocorreu em Praia do Forte, interfere diretamente no abastecimento de água da localidade, pois quantidade de empreendimentos com uma megaestrutura, exige uma grande captação dos recursos hídricos para suprir as necessidades básicas da população e o lazer dos visitantes. Para tanto foram realizadas pesquisas bibliográficas, documentais, registros fotográficos e pesquisas de campo. Além de levantamento de dados primários e secundários, junto a instituições públicas e privadas, entrevistas informais com a população local e empresários de diversos segmentos. E por fim, foram utilizados dados fornecidos pela Empresa Baiana de Água e Saneamento (EMBASA) para se realizar uma análise evolutiva do consumo de água ao longo dos anos, através de gráficos em barra.
- ItemAnálise do incômodo causado pelo ruído urbano na Estrada da Liberdade(Universidade do Estado da Bahia, 2009-09-03) Gonçalves Neto, José Augusto de Freitas; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Santo, Maria Teresa Gomes do Espírito; Lopes, Vitor César RibeiroUma intensa urbanização, industrialização e expansão de transportes têm gerado um aumento da poluição sonora, nos grandes centros urbanos, cujos automóveis são responsáveis por 80% dela, causando incômodo e danos à saúde dos citadinos. Assim, a presente monografia foi desenvolvida como estudo de caso buscando analisar o incomodo causado pelo ruído urbano que advém dos veículos motorizados ao longo de toda a Estrada da Liberdade – localizada no bairro da Liberdade –, onde os maiores prejudicados são os residentes e trabalhadores da via. Durante a pesquisa, buscou-se acumular conhecimentos pertinentes à poluição como: características, conceituações, leis e formas de controle, para só depois chegar à aplicação de questionários em campo. Sequencialmente, é colocado, nas considerações finais, o resultado de todo o estudo, algumas reflexões e possíveis diretrizes que podem ser adotadas para mitigar a poluição sonora provocada pelos veículos automotores.
- ItemAnálise dos impactos ambientais da bacia de captação da Represa do Prata desde a década de 1980(Universidade do Estado da Bahia, 2005-08-30) Luz, Charlene Neves; Costa, Jorge Glauco Nascimento; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Santos, Clovís Caribé Menezes dosEste trabalho apresenta as considerações iniciais e, em seguida, a fundamentação teórica, onde são discutidas as questões referentes à política e crise ambiental, urbanização e meio ambiente, importância dos mananciais hídricos e espelhos d’água em áreas urbanas, a relevância das áreas verdes em locais de adensamentos populacionais e sustentabilidade ambiental urbana. Seguidamente, apresenta-se uma breve contextualização da expansão urbana de Salvador, o histórico do abastecimento de água na cidade e o histórico da ocupação do miolo de Salvador e da bacia de captação da Represa do Prata. Adentrando no estudo de caso, inicia-se com uma caracterização sócio econômica e ambiental da área, seguida pela análise dos impactos ambientais ocorrentes na mesma. Por fim, apresenta-se os planejamentos ambientais urbanos existentes para área desde o início da década de 1980.
- ItemAnálise quantitativa e qualitativa do Programa Minha Casa Minha Vida em Salvador: o caso do residencial Recanto do Cajueiro – Mata Escura(Universidade do Estado da Bahia, 2016-05-30) Moreira, Susana Ribeiro; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Vieira, Rita Maria Bastos; Rocha, José Luiz Carneiro da; Pereira, Neila de PaulaO Programa minha Casa Minha Vida-PMCMV, criado em 2009 pelo governo federal, visava extinguir o déficit habitacional no Brasil, particularmente para a população com renda máxima de R$ 5mil. Desde a criação do Programa Minha Casa Minha Vida já foram contratados mais de 3,8 milhões de unidades habitacionais em todo o Brasil para minimizar o déficit habitacional que sofre boa parte de sua população. Na Bahia o número de unidades contratadas foi de 282 mil e em Salvador 32 mil, sendo a maioria destinados para a faixa de renda até 3 salários mínimos-SM. O presente trabalho objetiva analisar o quantitativo de conjuntos (unidades habitacionais) produzidos pelo Programa Minha Casa Minha Vida no atendimento ao déficit habitacional para esta faixa de renda na cidade de Salvador, bem como seus aspectos urbanísticos relacionados com as expectativas mínimas da população atendida por ele , tais como: proximidade do mercado de trabalho, oferta de equipamentos e serviços, facilidade de locomoção (mobilidade), entre outros aspectos. O estudo utilizou-se como instrumento a pesquisa bibliográfica, documental e levantamento direto. Percebe-se que o Programa, no quesito casa própria, tem contribuído para mudar a situação de milhares de pessoas ao lhe permitir condições de habitabilidade e melhoria na qualidade de vida, contudo os moradores não conseguem ter acesso aos bens e serviços básicos e os equipamentos públicos não atendem à demanda. Portanto, apesar da materialização dos conjuntos habitacionais promoverem moradia para as classes mais pobres, não tem priorizado uma integração com outras políticas como mobilidade, educação, saúde e emprego e renda, condicionando os moradores nos conjuntos sem mudança real das condições de pobreza que permanecem.O Programa minha Casa Minha Vida-PMCMV, criado em 2009 pelo governo federal, visava extinguir o déficit habitacional no Brasil, particularmente para a população com renda máxima de R$ 5mil. Desde a criação do Programa Minha Casa Minha Vida já foram contratados mais de 3,8 milhões de unidades habitacionais em todo o Brasil para minimizar o déficit habitacional que sofre boa parte de sua população. Na Bahia o número de unidades contratadas foi de 282 mil e em Salvador 32 mil, sendo a maioria destinados para a faixa de renda até 3 salários mínimos-SM. O presente trabalho objetiva analisar o quantitativo de conjuntos (unidades habitacionais) produzidos pelo Programa Minha Casa Minha Vida no atendimento ao déficit habitacional para esta faixa de renda na cidade de Salvador, bem como seus aspectos urbanísticos relacionados com as expectativas mínimas da população atendida por ele , tais como: proximidade do mercado de trabalho, oferta de equipamentos e serviços, facilidade de locomoção (mobilidade), entre outros aspectos. O estudo utilizou-se como instrumento a pesquisa bibliográfica, documental e levantamento direto. Percebe-se que o Programa, no quesito casa própria, tem contribuído para mudar a situação de milhares de pessoas ao lhe permitir condições de habitabilidade e melhoria na qualidade de vida, contudo os moradores não conseguem ter acesso aos bens e serviços básicos e os equipamentos públicos não atendem à demanda. Portanto, apesar da materialização dos conjuntos habitacionais promoverem moradia para as classes mais pobres, não tem priorizado uma integração com outras políticas como mobilidade, educação, saúde e emprego e renda, condicionando os moradores nos conjuntos sem mudança real das condições de pobreza que permanecem.
- ItemAnálise quanto a acessibilidade em vias urbanas que ligam as estações no entorno do centro histórico de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2016-11-03) Carmo, Joana Falcão do; Cavalcante, Marília Moreira; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Ribeiro, Najla Lucrésia SalesEsta monografia visa analisar a acessibilidade em vias urbanas que ligam as Estações de Ônibus no entorno do Centro Histórico de Salvador - CHS. Esta análise foi desenvolvida com o intuito de permitir a implantação de rotas acessíveis no CHS, buscando assegurar o direito à cidade a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Para tanto, utiliza-se abordagem analítica, partindo das referências acerca do conceito de Acessibilidade Universal e Desenho Universal, sua importância e aplicabilidade no espaço urbano; além de procedimento exploratório descritivo com técnicas e pesquisas bibliográficas. Para tal, foram escolhidos alguns logradouros que ligam as estações no entorno do CHS e do Elevador Lacerda ao Largo do Terreiro de Jesus, onde serão observados os obstáculos presentes em suas calçadas, no que concerne o cumprimento da ABNT NBR 9050:2015, com vistas a identificar a possibilidade de implantação de rotas acessíveis.
- ItemApropriação de áreas verdes urbanas: tendências à natureza materializada no bairro da Vila Laura – Salvador/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Duarte, Rafaela de Souza; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Santos, André Luís Cardoso; Muniz, Ricardo RigaudO presente artigo discorre sobre o processo de apropriação das áreas verdes urbanas, tendo como enfoque o bairro da Vila Laura (Salvador/ BA), onde ainda se caracteriza uma tipologia essencialmente residencial. Portanto, baseado neste fato, pretende-se analisar a relação entre o surgimento de empreendimentos imobiliários em diferentes épocas do local, e sua influência na percepção do caráter físico-social da natureza. O artigo compreende como primeiro momento o período de consolidação do bairro, no qual ocorre a implantação de conjuntos habitacionais como o Vila Verde; e o contexto atual, com a instalação do condomínio fechado Villa Privilege. Mesmo em fases distintas, os exemplos seguem o discurso da vida em comunhão com a natureza, privilégio este iniciado na denominação do próprio bairro.
- ItemAs desigualdades de gênero no espaço urbano – um estudo sobre a mobilidade das mulheres na Rua Silveira Martins, Salvador - BA(Universidade do Estado da Bahia, 2017-11-27) Souza, Bruna Santos; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Vieira, Claúdia Andrade; Pereira, Gabriela LeandroDurante muitos anos de construção da nossa sociedade, às mulheres foram delegados papéis de submissão. Pautado pelo patriarcalismo, esse pensamento se perpetuou por séculos, trazendo consequências para todas as esferas da sociedade, principalmente na forma como o espaço urbano foi sendo concebido e apropriado de forma desigual. Este trabalho tem como objetivo, compreender de que forma essa construção afeta na mobilidade urbana das mulheres pela cidade, problematizando os diferentes recortes sociais/raciais dentro da questão de gênero, utilizando como objeto de estudo a Rua Silveira Martins, no Bairro do Cabula na cidade de Salvador – Bahia. Através da aplicação de questionários, obsevação direta e levantamento de dados, sistematizar uma aproximação das suas demandas, para demonstrar a importância de se entender as especificidades dos grupos sociais mais vulneráveis, como agentes transformadores e produtores do espaço, portanto, justificar a necessidade de incluir as mulheres como elemento importante e integrante na construção de cidades justas e igualitárias.
- ItemAs práticas sociais e os espaços públicos: um estudo acerca da Praça Marquês de Olinda no bairro do Garcia(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Silva, Ana Vitória Braga Sousa da; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Santos, André Luís Cardoso; Cavalcante, Marília MoreiraA cidade é um produto das dinâmicas que ocorrem em seus espaços, em especial nos seus espaços públicos. Entretanto, a crescente violência e a valorização dos espaços para o uso do automóvel fazem com que os espaços públicos sejam menos utilizados como lugar de trocas e vivências. Localizado em uma área central da cidade, o bairro do Garcia apresenta uma desigualdade /diversidade socioeconômica e consequentemente do desenho urbano, dessa maneira apresentando a conformação de diversos espaços e usos, o que o leva a ser um bairro de configuração particular e levanta curiosidade de estudo. O presente trabalho tem como objetivo estudar as práticas e interações sociais bem como a relação com o desenho urbano, que ocorrem na Praça Marquês de Olinda, por ser um espaço relevante a comunidade, localizada na área mais popular do bairro. A metodologia utilizada pelo trabalho consistiu em pesquisa bibliográfica e documental, seguida por um estudo de caso.
- ItemAvaliação dos moradores sobre a qualidade do serviço de transporte coletivo no bairro do Cabula VI(Universidade do Estado da Bahia, 2016-11-03) Silva, Ruiran Pereira; Coelho Neto, Agripino Souza; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Santos, Jorima Valoz dosO presente trabalho tem como objeto apresentar uma análise da qualidade do serviço de transporte coletivo, no bairro do Cabula VI, identificando as condições da acessibilidade da sua população aos espaços soteropolitanos. Busca-se discutir e identificar os componentes que compõem os indicadores de qualidade do serviço do transporte público, investigar as condições de acessibilidade da população do Cabula VI à cidade de Salvador e avaliar a qualidade do serviço e a infraestrutura do transporte público no bairro. No primeiro capítulo realizou-se um breve histórico sobre os transportes, análise da qualidade e uma contextualização a respeito do conceito de mobilidade e acessibilidade, tendo como foco o deslocamento da população do bairro aos diversos destinos da cidade. No segundo capítulo, empreende-se uma busca histórica da delimitação do bairro em questão. No terceiro capítulo, buscou-se compreender através de pesquisa, quais foram os resultados alcançados, tendo como avaliação os questionários quantitativos, para a partir destes dados, entender a realidade do serviço de transporte coletivo, fornecido aos moradores do Cabula VI.
- ItemO capital internacional como agente social produtor do espaço urbano: o estudo de caso de Praia do Forte – Bahia(2022) Cerqueira, João Pedro Costa; Baitz, Ednice de Oliveira Fontes; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Cavalcante, Marília MoreiraA área urbana isolada de Praia do Forte sofreu intensas modificações socioespaciais desde sua venda ao engenheiro paulista Klaus Peters, na década de 1970. O espaço, outrora funcionando como uma bucólica vila de pescadores, passou a abrigar grandes resorts e condomínios de alto padrão ao longo do tempo, transformando-se em um dos principais destinos turísticos do estado da Bahia. Praia do Forte está inserida numa área protegida, pioneira na incorporação do planejamento socioespacial à dimensão ambiental. Este trabalho tem como objetivo central compreender como se dá a atuação do capital internacional na produção de espaços da Praia do Forte e se é possível caracterizá-lo como um novo agente social produtor do espaço urbano. A pesquisa apoia-se em um método de propriedade descritiva e exploratória pois tratase de caracterizar a atuação do capital internacional na produção do espaço urbano, trazendo, como objeto deste estudo de caso, a área urbana isolada de Praia do Forte. Quanto à abordagem, esta é uma pesquisa qualitativa, uma vez que são discutidos e expostos aspectos de natureza subjetiva e interpretativa; a discussão dos conceitos trazidos no referencial teórico deste projeto se faz presente em todo seu decorrer, as ações dos agentes produtores do espaço são avaliadas de forma discursiva, exigindo um elevado grau de criticismo. Através dos processos metodológicos expostos foi possível exemplificar os meios pelos quais o capital internacional agiu na produção do espaço urbano em Praia do Forte através da interação com os demais agentes sociais produtores do espaço. A ação do capital internacional em Praia do Forte se deu por intermédio de megaempresas e megaentidades que vislumbraram a localidade como um potencial reprodutor de seus capitais, investindo e reinvestindo capital na forma de dinheiro a fim de lucrar com a imagem criado do local que, historicamente e através da atuação do Estado, dos proprietários fundiários e dos promotores imobiliários, ganhou aspectos atratores para o setor turístico e imobiliário, transformando-se em um pólo receptor de capital internacionalizado.
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