Navegando por Autor "Silva, Lidiane Oliveira"
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- ItemO texto literário para o desenvolvimento de narrativas orais de crianças com cegueira(Universidade do Estado da Bahia, ) Silva, Lidiane Oliveira; Oliveira, Évila Ferreira de; Chagas, Maria de Fatima Santos Barros das; Ghignatti, Rosana Carvalho da SilvaA arte, quando associada à educação, pode propiciar o desenvolvimento de práticas educativas voltadas para o processo de inclusão, por considerar que uma obra de arte já é, em si, conhecimento. Nesta direção, entendemos que é possível lançar mão das artes como subsídio para a educação integral do indivíduo, respeitá-lo como cidadão, com direitos e deveres iguais. É com essa perspectiva que estamos propondo trabalhar a literatura como ferramenta na educação especial, como fonte de entretenimento e conhecimento, em prol de uma educação inclusiva. A inclusão social de pessoas com necessidades educacionais especiais, na atualidade, tem sido assunto que tem suscitado acirradas discussões em todas as esferas da sociedade. A Arte, não pode passar ao largo dessa questão. Austin Warren (1976), em capítulo dedicado à função da literatura, abre discussão com a afirmativa de que o objeto é, primordialmente, aquilo para que serve. Tal proposição leva a inferir que função e utilidade, neste caso, funcionam em situação da equivalência a ponto de ser possível conceituar determinado objeto a partir do seu teor de utilidade. É nesta altura que se levanta esta questão: para que serve a literatura? A esta associa-se o problema: como se pode lançar mão desta forma de expressão artística como coadjuvante na educação especial? O objetivo geral da pesquisa consiste em aplicar textos literários como recurso didático no desenvolvimento de narrativas orais de crianças com cegueira. A metodologia a ser utilizada é a ―eliciação‖ (que consiste de perguntas, demandadas pelo professor ao aluno, objetivando a obtenção de variedade de respostas), ensejando estimular a imaginação da criança e, assim, propiciar o enriquecimento do vocabulário a partir da audição de histórias e da sua recriação.