Navegando por Autor "Silva, Joyce"
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- ItemEspaço (in)formativo digital de libras: diálogos com profissionais de uma escola pública municipalizada em Serrinha - BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-09-25) Silva, Joyce; Soares, Marcia Torres Neri; Soares, Marcia; Amorim, Ivonete Barreto de; Almeida, Wolney GomesA acessibilidade comunicacional de estudantes surdos é tema relevante no campo educacional, haja vista o cenário político e histórico de obliteração de direitos deste grupo e a necessidade de avanços na consecução de práticas inclusivas. Assim, esta dissertação versa sobre a importância da comunicação efetiva dos profissionais da educação com estudantes surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para tanto, apresenta como objetivo geral analisar os efeitos da implementação de uma ação formativa básica em Libras, com suporte digital, na perspectiva de ampliação da acessibilidade comunicacional entre profissionais da educação e estudantes surdos e como objetivos específicos: desenvolver uma ação formativa em Libras, voltada para profissionais da educação de uma escola pública municipalizada em Serrinha-Ba; produzir e disponibilizar um ambiente digital com sinalário funcional e temático, com base nas demandas identificadas pelos participantes da pesquisa; avaliar as percepções dos profissionais da escola sobre a utilidade, aplicabilidade e acessibilidade do produto digital na comunicação cotidiana com estudantes surdos e sistematizar uma proposta metodológica replicável de formação em Libras para contextos escolares inclusivos. De caráter interdisciplinar, o estudo segue o aporte teórico no campo da educação de surdos (Quadros, 2006, 2007; Lacerda, 1998, 2003; Skliar, 1998; 2015; Strobel, 2004, 2008), da formação profissional (Imbernón, 2010; Freire, 2002) e da acessibilidade comunicacional (Moran, 2010; Santos; Romani; Sobrinho, 2025). A metodologia segue a abordagem qualitativa da pesquisa-ação (Thiollent, 1986). Para análise de dados, baseia-se em Bardin (2016). Essa pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), sob o parecer 7.435.095, e contou com a colaboração de onze (11) profissionais da escola e teve como produto a criação de um espaço (in)formativo em Libras em forma de sinalário. Gratuito e de fácil acesso, essa ferramenta dirige-se a profissionais da educação como suporte possível para comunicação básica com discentes surdos de suas instituições. Os resultados apontam que é importante investir em um ambiente bilíngue acessível para além do acesso do estudante surdo, visando a permanência e o sucesso em seu processo de formação. Também é possível identificar uma expressiva adesão dos colaboradores da pesquisa representada por suas expectativas e disponibilidade para participação. A análise dos dados oportunizou identificar quatro categorias emergentes compartilhadas em forma de eixos, a saber: I. o princípio colaborativo como indispensável à elaboração e realização de projetos interventivos para/na reparação de contextos históricos de negação das diferenças; II. a Libras como conteúdo de interesse para profissionais da educação na formação em serviço; IIII. a possibilidade formativa e de ampliação do sinalário para a pesquisadora tendo em vista as especificidades linguísticas requeridas pelos colaboradores; IV. a influência da formação e do local de atuação do profissional na designação do tipo de sinal requerido. O estudo propõe uma discussão relevante e atual dado o histórico de privação de direitos dessa comunidade, bem como apresenta uma oportunidade para ampliação de pesquisas a serem desenvolvidas com profissionais da educação.