Navegando por Autor "Silva, Josias Benevides da"
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- ItemInovação social, empreendedorismo e interdisciplinaridade: socialização dos estudos produzidos(Universidade do Estado Da Bahia, ) Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Silva, Josias Benevides da; Souza, José Gileá deA inovação social, o empreendedorismo e a interdisciplinaridade são conceitos fundamentais e altamente relevantes nos dias de hoje por várias razões. Vivemos em um mundo com desafios sociais e ambientais cada vez mais complexos, como pobreza, desigualdade, mudanças climáticas, saúde global e muito mais. A inovação social permite abordar esses problemas de maneira criativa e eficaz, desenvolvendo soluções que tenham um impacto positivo na sociedade. O empreendedorismo desempenha um papel crucial na economia global. Com a automação e as mudanças tecnológicas, a criação de novos negócios e a capacidade de adaptação são essenciais para a geração de empregos e o crescimento econômico. Empreendedores muitas vezes identificam lacunas no mercado e desenvolvem produtos e serviços inovadores. Abordagem Multidisciplinar para Desafios Complexos dos problemas contemporâneos muitas vezes não podem ser resolvidos apenas por meio de uma única disciplina. A interdisciplinaridade envolve a colaboração entre diferentes áreas de conhecimento para abordar questões complexas de maneira holística. Isso é especialmente importante para a resolução de problemas sociais, que muitas vezes são multifacetados e limitam uma variedade de perspectivas. Em resumo, a inovação social, o empreendedorismo e a interdisciplinaridade são cruciais nos dias de hoje devido à necessidade de abordar problemas sociais complexos, à rápida evolução tecnológica, às limitações de recursos, à responsabilidade corporativa, à colaboração interdisciplinar, às expectativas dos consumidores e à busca pelo desenvolvimento sustentável. Eles desempenham um papel fundamental na criação de soluções criativas e sustentáveis para os desafios do nosso tempo. Esse livro traz uma perspectiva de socialização dos estudos produzidos de trabalhos orientados por professores a alunos cursantes das disciplinas especial inovação social e empreendedorismo do mestrado do Programa intervenção educativa e social do Departamento de Educação, Campus XI- Serrinha – Uneb, que buscam através da pesquisa a compreensão de conceitos fundamentais em nossa sociedade: inovação social, empreendedorismo e interdisciplinaridade.
- ItemO processo de eleições lives e diretas para a escolha de gestores escolares no município de Guanambi: uma análise sobre a participação(2011) Silva, Josias Benevides da; Novaes, Ivan Luiz; Freitas, Katia Siqueira de; Mutim, Avelar Luiz BastosA Gestão Democrática e Participativa da escola, num sentido amplo, pressupõe o envolvimento direto de toda a comunidade escolar e local, na vida cotidiana da instituição de ensino, no sentido de promover a qualidade necessária ao processo educacional de todos os envolvidos no processo. Para tanto, é necessário que haja espaços e tempos apropriados para a participação efetiva desses sujeitos, a exemplo das eleições livres e diretas para a escolha do gestor da escola, assembleia geral envolvendo toda a comunidade escolar e representação da comunidade local onde a escola está inserida, Colegiado Escolar, Grêmio Estudantil, Associação de Pais e Mestres e outros eventos, conforme o calendário letivo. Assim, o principal objetivo deste estudo foi fazer uma análise da participação dos componentes da comunidade escolar (alunos, pais, professores e funcionários) no processo de eleições livres e diretas para a escolha de gestores escolares no município de Guanambi. Dessa forma, utilizamos como procedimentos metodológicos a pesquisa documental e bibliográfica, tomando a análise estatística como princípio, seguida de intervenções qualitativas para a compreensão das categorias pré-estabelecidas a saber: o número de escolas participantes do processo; o número de eleitores pelo número de votantes; a renovação do cargo de diretor nas escolas e o número de chapas representantes em cada pleito eleitoral. Finalmente, observamos que, a partir dessas categorias e à luz da teoria, o grau e nível de participação da comunidade escolar na rede municipal de ensino de Guanambi, ainda se encontram numa etapa muito inicial, requerendo uma série de mudanças, conforme sugerida na proposta ao final desta dissertação, no sentido de aprimorar a democracia, a autonomia e participação na gestão da escola pública do município estudado, embora o processo das eleições, ao longo dos 14 anos, se constitui num passo importante para essa finalidade.