Navegando por Autor "Silva, Josenilde Ferreira de Sousa"
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- ItemNível de conhecimento sobre sexualidade dos alunos do oitavo e nono ano do ensino fundamental II da Escola Rural Gilcina Carvalho município de Campo Formoso-BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Silva, Josenilde Ferreira de Sousa; Bastos, Adson dos Santos; Santana, Cristiana de Cerqueira Silva; Cruz, Ozelito SouzaA sexualidade é parte integrante do ser humano, é própria do individuo, está relacionada ao gênero, a identidade sexual, ao amor, ao envolvimento emocional, a reprodução, e porque não dizer a própria vida. Ela é experimentada e expressada de várias maneiras através de sentimentos, atitudes, pensamentos, valores, direitos, respeito, desejos, práticas, fantasias, crenças, papéis e relacionamentos. Está relacionada ao envolvimento do nosso corpo, a capacidade de reproduzir, de sentir prazer, aos costumes, as escolhas, a cultura, aos nossos relacionamentos afetivos entre outros. Tratando-se de um termo amplamente abrangente que engloba inúmeros fatores e dificilmente se encaixa em uma definição única e absoluta, a sexualidade nos remete a um universo onde tudo é relativo, pessoal e muitas vezes paradoxal. Pode-se dizer que é o traço mais íntimo do ser humano e como tal, se manifesta diferentemente em cada indivíduo de acordo com a realidade e as experiências vivenciadas. Apresentaremos, neste trabalho, uma análise do nível de conhecimento que os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola Rural Gilcina Carvalho têm sobre a sexualidade de maneira geral e sobre a sua própria. Para isto, procederemos, inicialmente com um breve levantamento histórico, onde procuraremos evidenciar as definições de sexualidade ao longo dos principais períodos históricos, fazendo uma analise de como as sociedades, no decorrer dos tempos, trataram deste tema, suas concepções, crenças e as implicações para estas sociedades. Trataremos também, da disparidade entre as concepções de educação sexual entre o ambiente familiar e a escola. Procuraremos demonstrar os malefícios e benefícios desta relação complexa e dicotômica, enfatizando, desde as diferenças de linguagem e conceitos até o despreparo dos agentes de ambas as realidades ao tratar de tal tema. Neste aspecto, abordaremos a precocidade cada vez maior da vida sexual dos nossos jovens e as implicações para sua saúde física e psicológica, os perigos de uma vida sexual mal planejada, a indicação sexual feita de maneira inadequada, os prejuízos de uma gravidez na adolescência, a prática do aborto, as doenças sexualmente transmissíveis, a falta de dialogo na família e a influência da mídia sobre todos estes fatores. Por fim, procederemos aos aspectos metodológicos, enfatizando a localização e caracterização da área de estudo e do perfil dos pesquisados, bem como o tipo de pesquisa que pretendemos, a coleta e o tratamento dos dados, finalizando com a análise e discussão.