Navegando por Autor "Silva, Josabete Ribeiro da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO uso de estratégias de leitura e compreensão como prática social(2015-10) Silva, Josabete Ribeiro da; Santos, Márcia Regina Mendes; Freire, Crizeide Miranda; Silva, Maria Iraídes daA formação de leitores autônomos é cada vez mais urgente. Sabe-se que a leitura é um processo importante para a aquisição do conhecimento, e que a escola como agenciadora da aprendizagem deve proporcionar aos alunos capacidades de utilizar procedimentos e habilidades para facilitar o ato da leitura e compreensão. Considerando que o aluno mobiliza conhecimentos e estratégias para ler e compreender um gênero textual, a escola tem o papel de adequar o seu ensino, de formular e praticar estratégias de leitura que possibilitem criar hábitos da leitura como uma prática social. É importante destacar que na escola as estratégias e atividades devem ser selecionadas para que os alunos aprendam não apenas a decodificação de palavras, mas um processo amplo e complexo de construção de significados. Isso exige do leitor uma gama de conhecimentos, dentre eles o linguístico, o conhecimento de mundo e o textual, os quais em conjunto e simultaneamente devem ser trabalhados com o objetivo de ampliar a capacidade leitora dos indivíduos. O ensino deve ser planejado de forma que as nas aulas de leitura, as estratégias sejam procedimentos utilizados para se chegar à compreensão global do texto, visto que tudo que o lemos são influenciados pela intenção da leitura. Na compreensão de um texto, o aluno utiliza estratégias que ocorrem antes, durante e após a leitura. E por isso, elas são ferramentas necessárias para o desenvolvimento do leitor. Dessa forma, o presente estudo, tem por finalidade, ressaltar a importância das estratégias de leitura na compreensão de gêneros textuais diverso, através de um estudo sistemático, tendo utilizado como método a pesquisa qualitativa para a observação e análise das aulas de leitura e compreensão, bem como a investigação do uso de estratégias de leitura pelos alunos, através de questionário. Tal estudo foi feito em uma turma do nono ano do ensino fundamental da Escola Luís Alberto de Carvalho na cidade de Jacobina-BA, o que ficou constatado que a compreensão leitora é fundamental para a inserção do indivíduo no mundo letrado, o que demanda aulas planejadas com objetivos específicos para o alcance da eficácia na leitura. Destarte para que as estratégias de leitura sejam eficazes na compreensão de um texto, há a necessidade de que estas sejam tratadas como procedimentos de ensino e ensinadas aos alunos como procedimentos para alcançar a compreensão da leitura.