Navegando por Autor "Silva, José Humberto da"
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- ItemA economia popular e solidária como estratégia para o desenvolvimento local solidário(2014-09-30) Lima, José Raimundo Oliveira; Silva, Ronalda Barreto; Carvalho, Sonia Marise Salles; Nunes, Christiane Girard Ferreira; Velloso, Tatiana Ribeiro; Nunes, Eduardo José Fernandes; Silva, José Humberto daEsta tese tem como objetivo analisar os elementos que contribuem para que a Economia Popular e Solidária seja uma estratégia para o Desenvolvimento Local Solidário. Para tanto, visa a identificar os elementos que contribuem para que essa Economia se constitua em tal estratégia, assinalando quais os agentes ou iniciativas possibilitam este cenário e de que maneira o Programa Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) torna possível articular saberes e conhecimentos diversos à referida Economia. Além disso, examina de que maneira o Programa, enquanto universidade em diálogo com a comunidade, se posiciona como agente que contribui para possibilitar a mencionada forma de Desenvolvimento em Feira de SantanaBa. A Economia Popular e Solidária no Brasil tem-se mostrado capaz de abrigar tanto os trabalhadores alijados do processo produtivo mercadológico do modo de produção capitalista como aqueles que, por opção, preferem um movimento de reprodução da vida que satisfaça as necessidades fundamentais dos sujeitos, sem, contudo, fazer com que aspectos da racionalidade econômica tradicional – especialmente o lucro, a competitividade, o individualismo e o utilitarismo – sejam a dimensão dominante da vida do trabalhador. Assim, nesta pesquisa, articula-se de forma orgânica a Economia Popular e Solidária a um processo de desenvolvimento contra-hegemônico que tem se mostrado, através de iniciativas ou agentes de desenvolvimento, serem elementos fundamentais para o Desenvolvimento Local Solidário. O percurso metodológico aborda, inicialmente, uma discussão geral sobre os aspectos teóricos da economia tradicional e desenvolvimento econômico, analisando conceitos e categorias específicas relacionadas a este tema. Teoriza-se numa síntese ao encontro de conhecimentos-base de desdobramentos que abrangem a educação, o trabalho e os conflitos de classes. A abordagem metodológica, surge na medida em que se estabelecem os antagonismos e os contraditórios presentes nos diálogos, nos aspectos da historicidade, bem como na totalidade da unidade analítica para a síntese teórica que permeia a articulação e a sistematização dos conhecimentos pertinentes ao objeto de estudo, entrelaçando as pesquisas bibliográfica, documental e entrevistas, observando o período de 2008 a 2012. A indagação que permeia o processo de estudo consiste em querer saber de que maneira a Economia Popular e Solidária, constitui-se em uma estratégia para o Desenvolvimento Local Solidário no município de Feira de Santana-Ba? Como resultado das discussões encontra-se subsídios que permite afirmar que esta Economia se constitui numa estratégia para o Desenvolvimento Local Solidário, através de vários agentes, destacando as Incubadoras Universitárias, consideradas por seus pares, no processo de incubação como capaz de articular saberes e conhecimentos diversos e locais e, em especial, universidade, políticas públicas, ciência e tecnologia social articulados com e em benefício dos setores populares.
- ItemA educação no contexto do trabalhador de limpeza urbana de Salvador: um estudo do programa de educação do trabalhador do SESI/BA – curso EJA(2019-07-03) Santos Filho, Hildebrando Pereira; Pereira, Antônio; Paulo, Fernanda dos Santos; Pereira, Ana Lucia Nunes; Silva, José Humberto daEsta dissertação realiza uma análise sobre o Programa de Educação do Trabalhador do SESI/BA, uma parceria entre o SESI/BA e as empresas pertencentes ao sistema FIEB, nesse trabalho analisamos a aplicação do programa nas empresas do segmento de Limpeza Urbana de Salvador. A partir desse programa ampliou-se a oferta da modalidade de Educação de Jovens e Adultos para os empregados dentro dos espaços da empresa ou em locais onde atua, surgindo o interesse em investigar quais as implicações desse programa para a formação integral e profissional do trabalhador de limpeza urbana egresso, professores e gestores que atuaram no projeto. Sendo assim, definimos como objetivo geral deste estudo compreender de que maneira o programa de Educação de Jovens e Adultos do SESI/BA, contribuiu para a formação educativa e social dos trabalhadores da limpeza urbana de Salvador, explicitando a partir da organização pedagógica, da concepção educativa e da percepção dos trabalhadores/alunos egressos, dos docentes e gestores quais foram os resultados do programa que justifiquem a continuidade do mesmo para esse segmento de trabalhadores. Para a fundamentação teórica sobre a educação de Jovens e Adultos, Programa de Educação do Trabalhador SESI/BA, e sobre o Trabalhador e o segmento de Limpeza Urbana, dialogamos com os autores para fundamentar a pesquisa. Escolhemos a abordagem qualitativa, como estratégia metodológica o estudo de caso e como processo de instrumentalização técnica de investigação elegemos: a análise documental e a entrevista semiestruturada com a finalidade de se aproximar das informações relativas à execução do programa e a análise de conteúdo e definição de indicadores para compreender em quais bases educativas foi constituído o programa. Como resultados foram constatados que, o Programa foi de grande importância para a formação dos trabalhadores de Limpeza Urbana de Salvador, o estabelecimento da parceria entre as empresas de limpeza e o SESI/BA garantiu o direito à educação desses trabalhadores; fortaleceu a identidade do trabalhador de limpeza urbana com respeito às particularidades de sua atividade profissional e vida pessoal; a formação humana e a qualificação profissional foram compreendidas como melhoria das condições de vida pelo trabalho. Ainda como resultado da pesquisa foi elaborado um projeto com proposições de melhoria para a Educação de Jovens e Adultos para as empresas de Limpeza Urbana de Salvador.
- ItemA oferta da educação para adolescentes e jovens em privação de liberdade nas CASEs da Bahia: um direito humano fundamental(2019-06-06) Moscovits, Aline Batista; Silva, José Humberto da; Faria, Edite Maria da Silva de; Costa, Patrícia Lessa Santos; Julião, Elionaldo; Jesus, Evandro Luís Santos deEste Projeto Dissertativo tem como tema analisar as condições para oferta da educação para adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas (MSEs) em condição de Internação, a luz do ordenamento jurídico brasileiro e internacional. Identificada a Educação de Jovens e Adultos (EJA) como modalidade de ensino elegida junto as Comunidades de Atendimento Socioeducativo (CASEs), são considerados os aspectos jurídicos e sociais para a garantia do direito humano fundamental a educação, como preconiza a Constituição Federal Brasileira. Com a finalidade de desenvolver a discussão acerca dessa temática, buscou-se apresentar a contextualização jurídico-normativa que norteia a garantia de direitos, para viabiliza, em seguida, o diagnóstico das condições de aplicabilidade da oferta da educação a esta parcela da população juvenil. Em seguida, fora apresentada a estrutura da Socioeducação na Bahia, dando destaque a oferta da educação para os/as adolescentes e jovens privados/as de liberdade, em condição de Internação nas CASEs, no Estado. Nesse sentido, a partir da análise da Resolução n.º 003/2016, editada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), por meio da sua Câmara de Educação Básica (CEB) e dos documentos que subsidiaram a sua elaboração, foram analisadas as condições da oferta da educação a estes sujeitos, os Planos de Educação (Nacional, Estadual e Municipais), além das resoluções editadas na Bahia acerca deste tema. Foram objetos de analise, também, a Resolução n.º 053/2018 editada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE-BA), e a Resolução n.º 001/2018, pelo Conselho Municipal de Educação de Salvador (CME). Ante a não identificação de normas editadas pelos CMEs das Cidades Camaçari e Feira de Santana, a pesquisa de campo fora direcionada para esses municípios, a fim de avaliar as condições da oferta da educação e possibilitar a sugestão da edição das resoluções locais, objetivando subsidiar as diretrizes de atuação das unidades escolares em funcionamento nas CASEs instaladas nestes municípios. Para tanto o Caminho Metodológico empreendido para o desenvolvimento desta pesquisa, que tem a sua natureza de aplicada, tem como abordagem a investigação qualitativa e como procedimento técnico a pesquisa de campo. Os instrumentos para coleta de informações foi a entrevista semiestruturada, destinada a docentes educação básica junto as escolas das redes municipais e estadual instaladas junto as CASEs baianas. A discussão está alicerçada nos autores/as que tratam sobre a temática, como: Costa (2006), Dayrrel (2007), Freire (2004), Gadotti (2012), Martins (2016), Pereira (1992), Rossato (2016), Silva (2012), Tavares (2001). Ao final, serão apresentados os resultados obtidos a partir da conclusão da pesquisa de campo, que está na 3.ª Fase da Investigação, sendo realizada nas Cidades de Camaçari e Feira de Santana, e o produto sugerido, que serão propostas para a edição de resoluções locais para complementar a resolução nacional e a estadual já editadas, além do encaminhamento de expediente ao Ministério Público Estadual (MP-BA) para conhecimento das situações identificadas.
- ItemPesquisa interventiva pedagógica :Itinerário formativo da comissão de implantação do Proeja no IF Baiano de Senhor do Bomfim(Universidade do Estado da Bahia, 2022-05-26) Santos, Jocemara Nascimento dos; Silva, José Humberto da; Fernandes, Andrea da Paixão; Costa, Patrícia Lessa Santos; Santos, Antonio PereiraO presente estudo tem como objetivo analisar os aspectos da implantação do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja no Instituto Federal Baiano e a partir desta análise, desenvolver e aplicar uma pesquisa interventiva pedagógica, através de uma formação direcionada a servidores do campus Senhor do Bonfim que compõem a comissão de implantação do referido programa no campus. Esta pesquisa contou com dois momentos: um de investigação e um de intervenção. No momento de investigação, levantaram-se dados práticos, como o de que o Ifbaiano possui 14 campi no estado da Bahia e durante o estudo aqui apresentado foram identificados campi que já ofertavam o programa e o campus Senhor do Bonfim que estava em vias de implementação do mesmo. Esta pesquisa se delineia como uma pesquisa aplicada e foi desenvolvida através de abordagem qualitativa com objetivo descritivo e exploratório, onde foi possível por meio da análise da implementação do programa, construir uma pesquisa interventiva de formação direcionada a servidores que atuassem na implantação do programa, levando em consideração a experiência já registrada em outros campi sobre os aspectos positivos e outros que necessitavam ser revistos para a eficiência do Proeja, a partir de onde se delineia o segundo momento de intervenção. A pesquisa se desenvolveu em cinco etapas: 1) Revisão das categorias teóricas (Educação profissional; Ensino Médio Integrado; Educação de Jovens e Adultos); 2) Análise da base de dados; 3) Análise Documental; 4) Grupo de discussão, realizado com servidores de 04 campi: (Santa Inês, Governador Mangabeira, Serrinha e Guanambi) que já ofertaram o programa; 5) Formação com os servidores do campus Senhor do Bonfim. Proposta Interventiva; O material de análise se constitui através de pesquisa bibliográfica, documental, estudo de caso e entrevista. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de um Núcleo direcionado ao Proeja, nos Institutos e Reitoria, que fomentem a implantação, manutenção e continuidade do programa. Política educacional tão importante para o público jovem e adulto. Ademais, a formação ofertada à Comissão de implantação do programa no Campus Senhor do Bonfim, serviu para amadurecer as discussões sobre o programa e dar aos membros da equipe uma visão mais apurada sobre os aspectos positivos e negativos que atravessam a permanência do Proeja no instituto. O resultado da pesquisa interventiva realizada dá ênfase a um produto que pode ser utilizado em qualquer outro campus que esteja em fase de implementação do Proeja.
- ItemPesquisa interventiva pedagógica itinerário formativo da comissão de implantação do PROEJA no Ifbaiano de Senhor Do Bomfim(2022-05-26) Santos, Jocemara Nascimento dos; Silva, José Humberto da; Fernandes, Andrea da Paixão; Costa, Patricia Lessa Santos; Santos, Antonio PereiraO presente estudo tem como objetivo analisar os aspectos da implantação do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja no Instituto Federal Baiano e a partir desta análise, desenvolver e aplicar uma pesquisa interventiva pedagógica, através de uma formação direcionada a servidores do campus Senhor do Bonfim que compõem a comissão de implantação do referido programa no campus. Esta pesquisa contou com dois momentos: um de investigação e um de intervenção. No momento de investigação, levantaram-se dados práticos, como o de que o Ifbaiano possui 14 campi no estado da Bahia e durante o estudo aqui apresentado foram identificados campi que já ofertavam o programa e o campus Senhor do Bonfim que estava em vias de implementação do mesmo. Esta pesquisa se delineia como uma pesquisa aplicada e foi desenvolvida através de abordagem qualitativa com objetivo descritivo e exploratório, onde foi possível por meio da análise da implementação do programa, construir uma pesquisa interventiva de formação direcionada a servidores que atuassem na implantação do programa, levando em consideração a experiência já registrada em outros campi sobre os aspectos positivos e outros que necessitavam ser revistos para a eficiência do Proeja, a partir de onde se delineia o segundo momento de intervenção. A pesquisa se desenvolveu em cinco etapas: 1) Revisão das categorias teóricas (Educação profissional; Ensino Médio Integrado; Educação de Jovens e Adultos); 2) Análise da base de dados; 3) Análise Documental; 4) Grupo de discussão, realizado com servidores de 04 campi: (Santa Inês, Governador Mangabeira, Serrinha e Guanambi) que já ofertaram o programa; 5) Formação com os servidores do campus Senhor do Bonfim. Proposta Interventiva; O material de análise se constitui através de pesquisa bibliográfica, documental, estudo de caso e entrevista. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de um Núcleo direcionado ao Proeja, nos Institutos e Reitoria, que fomentem a implantação, manutenção e continuidade do programa. Política educacional tão importante para o público jovem e adulto. Ademais, a formação ofertada à Comissão de implantação do programa no Campus Senhor do Bonfim, serviu para amadurecer as discussões sobre o programa e dar aos membros da equipe uma visão mais apurada sobre os aspectos positivos e negativos que atravessam a permanência do Proeja no instituto. O resultado da pesquisa interventiva realizada dá ênfase a um produto que pode ser utilizado em qualquer outro campus que esteja em fase de implementação do Proeja.
- ItemTrajetórias formativas de jovens estudantes do PROEJA no CEEP PIO XII – Jaguaquara/BA(2020-12-16) Santos, Valdir dos; Silva, José Humberto da; Costa, Patricia Lessa Santos; Fernandes, Andrea da PaixãoO presente estudo tem como objetivo analisar as trajetórias educacionais da juventude trabalhadora que cursa a educação profissional, na modalidade PROEJA, no Centro Estadual de Educação Profissional em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII (CEEP Pio XII). No decorrer do estudo é traçado um perfil da juventude trabalhadora, que permitiu identificar os motivos que conduzem as trajetórias dos jovens aos cursos de Educação Profissional. A pesquisa colaborou também para que pudéssemos entender as contribuições dos cursos de educação profissional, em especial os que são ofertados pelo PROEJA, para as trajetórias de Formação e Trabalho da juventude. A pesquisa de abordagem qualitativa, delineada pela pesquisa exploratória, foi realizada com os discentes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, do Centro Estadual de Educação Profissional em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII, no município de Jaguaquara-BA. O material de análise foi constituído por pesquisas bibliográficas, documentais e aplicação de questionário. Na coleta da amostragem utilizamos a técnica “bola de neve”, para alcançarmos os estudantes através de seus pares. Na análise, triangulamos os achados da pesquisa com dados oficiais do IBGE e de teóricos como Mészáros (2005), Dayrell (2007), Silva (2012), Arroyo (2017), entre outros. Os resultados obtidos revelaram, dentre outros aspectos, que a juventude trabalhadora do PROEJA é constituída, na maioria, por sujeitos de baixo poder aquisitivo que começaram a trabalhar muito cedo. Esses jovens percebem os cursos técnicos como uma possibilidade para alcançarem seus objetivos profissionais, e o curso que estão realizando tem colaborado para sua formação profissional e cidadã. Dada a relevância desse estudo, apresentamos uma proposta para que os dados aqui analisados sejam compartilhados com os estudantes por meio de podcasts a serem exibidos pelos próprios estudantes em plataformas digitais e nas rádios escolares.