Navegando por Autor "Silva, José Beniezio Eduardo de Carvalho da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemResponsabilidade social decifra-me ou te consumo: um estudo sobre as familias de antas e palmito.(2012-12-20) Silva, José Beniezio Eduardo de Carvalho da; Bittencourt, Euclides Santos; Leite, Carlos Fernando; Oliveira, Sayonara Miranda; Pinheiro Junior, AdirO presente trabalho tem como objetivo principal avaliar a práxis dos projetos sociais propostos e/ou em execução pela empresa Bahia Mineração (Bamin) junto as comunidade de Antas e Palmito. Para materialização deste estudo realizamos aproximações com o método dialético com o objetivo de refletir, explicar e interpretar a realidade. Desenvolvendo neste sentido o estudo, interpretação e descrição das ações de responsabilidade social realizada pela Bamin, assim como as condicionantes colocadas pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA) para a mesma, com vista a proporcionar reparações às famílias atingidas diretamente; bem como a aplicação de entrevistas semi estruturada as famílias das comunidades com o objetivo de identificar a existência e situação das ações identificadas pela empresa como práticas de responsabilidade social. Tendo como instrumento para análise dos documentos pesquisados a análise de conteúdo, e a análise de discurso das entrevistas realizadas com as famílias. Pode constatar que a empresa desde o primeiro contato com as famílias não apresentou nenhuma atitude correspondente ao que deveria ser responsabilidade social, no sentido de agir com ética junto aos grupos sociais, com os quais as empresa relacionam. Destaca ainda, a insatisfação das famílias com os cursos propostos pela BAMIN os quais caracterizam apenas por ações de capacitação, mas sem uma perspectiva de envolvimento comunitário, assim como ausente de propostas de transformação e melhoria das condições de vida nas comunidades impactadas pelo empreendimento. Neste contexto, ficou evidente que a responsabilidade social pregada pela empresa, trata-se de uma estratégia empresarial, visando à melhoria da imagem pública da empresa; as ações responsabilidade social tem características de movimentações fragmentadas que não proporcionam superação e modificação das atuais condições de fragilidade social enfrentadas pelas famílias.