Navegando por Autor "Silva, Jorge Augusto de Jesus"
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- ItemAno 374 da deglutição do Bispo Sardinha: a escrita da história nos poemas Pau-Brasil(2013-04-25) Silva, Jorge Augusto de JesusO presente trabalho discute as relações entre literatura e história a partir dos poemas do livro Pau-Brasil de Oswald de Andrade. Buscamos identificar como o poeta, em sua escrita da história do Brasil, rasura e desautoriza a homogeneidade e unidade das narrativas oficiais como discursos representativos da nação. Para isso, destacamos duas noções pelas quais os projetos de nação, romântico e realista/naturalista, faziam funcionar a ficção de uma identidade harmônica. São elas a origem e o progresso. A primeira operava a invenção de um começo mítico, que transformava a história numa explicação metafísica. A segunda caracteriza a história como linear e evolutiva, que condenava o diferente do europeu, ao atraso e a violência. Ambos são contrapostos a uma dialética antropofágica, que consiste na maneira peculiar com que Oswald de Andrade concebeu a historia como processo cujo desenvolvimento não nos leva ao futuro, mas a um passado, que não é mítico e sim material: o Matriarcado de pindorama. Em seguida, mostramos como, através da descontinuidade, da desconstrução e do descentramento das narrativas da história oficial, Oswald de Andrade desrecalca do enredo nacional, o período colonial, os nativos, a terra, para evidenciar uma representação plural da nação brasileira, que, em detrimento da homogeneidade fictícia dos projetos anteriores, põe a identidade da nação como significação obtida no jogo das diferenças. Para empreender as discussões propostas, dialogamos com as concepções de história de Michel Foucault (2008), Jaques Derrida (1971), e sua proposta de desconstrução, ainda, Nietzsche (2005), com suas considerações intempestivas sobre a história, entre outros autores
- ItemO ensino de literatura negro-brasileira: a produção da consciência étnico-racial em salas de ensino fundamental II em uma escola de Guanambi-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-04-29) Teixeira, Natália Gonçalves; Silva, Zoraide Portela; Carvalho, Eliana Márcia dos Santos; Silva, Jorge Augusto de JesusA presente pesquisa, intitulada “O ensino de literatura negro-brasileira: a produção da consciência étnico-racial em salas de Ensino Fundamental II em uma escola de Guanambi-BA” tem como objetivo investigar, pelo ensino da literatura negro-brasileira, se há a apropriação da consciência étnico-racial no estudante do Ensino Fundamental II. O estudo traz discussões importantes, sob a perspectiva da diferença, do ensino da literatura negro-brasileira e das questões étnico-raciais na escola. Além disso, a pesquisa levanta discussões teóricas sobre a Lei 10.639/2003, a partir da ótica da Decolonialidade, e analisa questionamentos levantados sobre a contribuição do ensino da literatura negro-brasileira e a construção da consciência étnico-racial. Ainda, o estudo empreendeu a construção de um material pedagógico que contribui para a compreensão da história do “outro” para a construção de um espaço escolar justo e democrático. Para tanto, a pesquisa partiu da seguinte inquietação: o ensino da literatura negro-brasileira atua no reconhecimento/desenvolvimento da consciência étnico-racial? O questionamento que subsidia a discussão parte da compreensão de que o ensino da literatura negro-brasileira é um espaço que viabiliza outras interpretações de sentido e contribui para a construção da consciência étnico-racial no espaço formal de educação e, também, em espaços outros. Dessa forma, este estudo possui características da pesquisa de campo, pois as ações desenvolvidas para a obtenção dos dados foram desenvolvidas na sala de aula. Inicialmente, foram realizadas oficinas de intervenção leitora a partir de trechos de narrativas literárias da literatura negro-brasileira. Depois da aplicação das oficinas literárias, como coleta para análise de dados, foi aplicado um questionário. Por fim, a pesquisa ainda possibilita a construção de um produto técnico educacional instrumentalizado no formato de guia pedagógico, a fim de contribuir com o ensino das relações étnico-raciais. Como subsídio normativo, foram utilizadas a Base Nacional Comum Curricular (2018) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004). Como subsídio teórico, foram utilizadas as concepções de Silva (2010) para discutir sobre a literatura negro-brasileira e introduzir a discussão sobre a questão étnico-racial na escola. Além disso, utilizou-se autores como Alves (2010; 2011), Candau (2008), Cosson (2012), Dalcastagnè (2012), Evaristo (2009; 2010), Dionísio (2013), Gomes (2007; 2008; 2011; 2017), Silva (2002; 2010), Soares (2001), Moreira e Candau (2003), Munanga (2005), dentre outros. Para amparar a discussão sobre a Decolonialidade e a Lei 10.639/2003, utilizou-se como suporte teórico as concepções de Candau e Oliveira (2010), Maldonado-Torres (2007), Walsh (2019), dentre outros importantes estudiosos do assunto. Diante das reflexões, espera-se que a pesquisa instrumentalize ações e encaminhamentos pedagógicos que potencializem a prática de ensino da literatura negro-brasileira, sobretudo, na construção da consciência étnico-racial.