Navegando por Autor "Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante"
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- ItemO artear de si e do outro: lugares de memória como prática colaborativa de educação(2021) Sá, Edicarla correia de; Pinho, Maria José Souza; Laranjeira, Lia Dias; Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante; Carneiro, Rita de Cássia OliveriaA presente pesquisa tem por objeto o Museu Quilombola da Comunidade de Cazumba, que está localizada na zona rural do município de Senhor do Bonfim-BA. Temos por objetivo geral: analisar como um museu construído pela comunidade quilombola de Cazumba, um lugar de memória, pode servir como instrumento colaborativo de educação. O percurso foi motivado em buscar subsídios documentais para fundamentar a caracterização do locus de pesquisa; historicizar como se deu a implantação deste museu quilombola na comunidade de Cazumba, em Senhor do Bonfim-BA; perceber as relações que são estabelecidas na comunidade para analisar atividades educativas colaborativas ligadas ao museu quilombola; construir espaço de divulgação do lugar de memória, o museu, suas histórias tomando novos espaços. Os devires da pesquisa em educação sempre são imprevisíveis, nos trouxeram categorias que inicialmente não foram traçadas como palavras-chaves de estudo, cujas quais, reciprocidade e ancestralidade, que nos levaram a utilizar o recurso da fotografia para construção do museu virtual – desdobramento da pesquisa/produto. Pudemos perceber como a filosofia ancestral transpassa os saberes da comunidade, raízes fundantes para a concretização de práticas colaborativas em educação, de pedagogias como práticas para a liberdade. Caminhamos guiados pelos olhares paradigmáticos Interpretativistas. Um estudo de caso que empresta para nós a experiência da Análise documental e assim aprofundar nossos conhecimentos sobre a memória e vida da comunidade de Cazumba. A atividade utilizada para construção dos dados foi a Árvore dos Sonhos, um recurso freiriano adaptado para a educação, utilizado comumente para ações extensionistas em atividades socioambientais. Buscamos a Análise de conteúdo para aprofundarmos sobre as produções construídas colaborativamente nas atividades realizadas. Este relatório em formato de dissertação, completa-se em sete capítulos, desde a introdução às considerações finais, como principais autores utilizamos: Nora (1993), Munanga (2002), Freire (1967, 1987, 1981, 1996), bell hooks, (2017), Yin (2015), Sauborin (1999), Berth (2019), entre outros.
- ItemCoordenação pedagógica e os anos finais do Ensino Fundamental: contribuições e desafios para a formação continuada de professores na rede municipal de Bonito/BA(2016-07-25) Rodrigues, Adenir Carvalho; Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante; Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho; Zen, Giovana CristinaO trabalho busca analisar como a coordenação pedagógica por meio da formação continuada dos professores das séries finais pode contribuir para melhoria das práticas pedagógicas dos docentes de Português e Matemática. O caminho metodológico da investigação traz o tipo de estudo qualitativo, como método de abordagem o fenomenológico, tipo de pesquisa, o Estudo de Caso. Para a coleta de informações, usamos as técnicas da observação indireta com uso da pesquisa bibliográfica e documental, a observação direta intensiva, com o uso da observação e da entrevista, e a observação direta extensiva, com o uso do questionário. A análise e interpretação das informações baseando-se na Análise de Conteúdo de Bardin e Franco. Para as reflexões acerca da formação continuada e da coordenação pedagógica, nos referenciamos em autores como: Altet, Canário, Cavaco, Charlier, Esteve, Franco, Libâneo, Nóvoa, Orsolon, Perrenoud, Placco, Sacristán etc. Entendemos que o município avançou muito, mas precisa continuar avançando em outras frentes. Apesar de termos um processo articulado de formação continuada em termos de estrutura e organização da equipe técnica, dos Planos de Formações e suas concepções, acreditamos que o município precisa instituir de forma dialogada com a participação de todos os professores e professoras de todos os níveis, com a equipe técnica pedagógica, com o Conselho Municipal de Educação e com o Sindicato da categoria, uma política de formação continuada em forma de documento que traga em suas concepções os desejos e anseios de todos os envolvidos.
- ItemCultura escolar e ensino de história: usos das memórias na Escola Municipal João Belo Jacobina-BA(2017-08-03) Vieira, Daniela Nunes Silva; Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante; Oliveira, Valter Gomes Santos de; Ferreira, Carlos Augusto LimaEste Trabalho Final de Conclusão de Curso – TFCC apresenta os resultados da nossa pesquisa que teve como objetivo investigar a cultura escolar e o ensino de história através dos usos da memória, possibilitando conhecer o fazer cotidiano dos professores e alunos da Escola Municipal João Belo, do Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano. Características do ambiente, normas institucionais e espaço escolar foram percebidos como elementos da cultura escolar, permitindo uma melhor compreensão da cultura do ensino de história na referida unidade escolar. Através da análise de fontes orais, escritas e iconográficas, bem como de rodas de conversa,observamos como a memória tem sido usada na referida escola que está localizada no município de Jacobina-BA. Esse estudo que ora apresentamos se configura como um estudo de caso voltado para questões intrínsecas e particulares de uma determinada escola e seu cotidiano. O jeito particular com que os sujeitos pesquisados fazem uso de suas memórias dentro do espaço escolar, em específico nas aulas de história. Entendemos a memória, tanto individual quanto coletiva, enquanto elemento que contribui para a construção da identidade institucional, pessoal e local. Os sujeitos da pesquisa foram os professores e alunos da Escola Municipal João Belo. Realizamos uma pesquisa qualitativa, de tipo exploratório, que teve como categorias de análise a cultura escolar, a memória e o ensino de história. Utilizamos como referências teóricas básicas: Nora (1993), Certeau(1982,1994), Pollack (1992), Halbwachs(2004), Hall (2006), Fenelon (1987), Fonseca (2003, 2009), Guimarães (2003), Silva (2007), Zamboni (1993), Julia (1995) e Forquim (1989). Nos resultados da pesquisa empírica verificamos uma cultura de solidariedade na escola e que se reflete em ações dentro da instituição. Por sua vez, na análise do espaço e do cotidiano escolar percebemos que a escola apresenta um espaço de convivência limitado, dificultando o lazer e os momentos coletivos, o que impacta diretamente na qualidade da educação. Observamos, também, que o ensino de história dá pouca prioridade à história local, com uma maior ênfase a um ensino voltado para o nacionalismo, o que contribui para uma ausência de contextualização do ensino de História para os discentes da instituição. Nossa ação interventiva, que consta neste Trabalho Final de Conclusão de Curso – TFCC, foi a construção coletiva de um projeto de centro de memória para a Escola João Belo, que deverá colaborar para uma melhor qualidade do ensino de história e ser um lugar de memória, onde se possa estabelecer uma relação de identidade e de pertencimento para os docentes e para os discentes.
- ItemO Currículo escolar e a prática profissional docente como elementos de construção das identidades dos discentes na escola municipal professor Carlos Gomes da Silva(2018) Santos, Márcia Pereira ; Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante; Gomes, Március de Almeida; Teixeira, Rodrigo CorrêaÉ no campo de atuação do currículo escolar que surge a possibilidade da reconstrução e construção de conhecimentos e, ao mesmo tempo, é onde se configuram relações de poder, permeadas por contradições e conflitos de interesses O profissional educador precisará rever os seus conceitos teórico\práticos que norteiam a sua prática pedagógica, tendo consciência dos limites de sua formação, seja ela inicial ou continuada. O importante é situar seu trabalho no contexto democrático e emancipatório dos educandos. Dessas inquietações e reflexões, surgiu o problema, objeto da nossa pesquisa: o currículo escolar interfere na construção das identidades dos discentes na escola? Para obter as respostas à questão norteadora, pesquisamos uma Escola da Educação Básica, no Município de Jacobina-Bahia, no Bairro da Bananeira (Comunidade Quilombola, reconhecida recentemente), lócus de nossa investigação. Foi interessante compreender a dinâmica dos elementos culturais e os mecanismos utilizados para garantir a representatividade dos diversos segmentos envolvidos dentro deste contexto social e cultural. Portanto, o objetivo geral é compreender a importância do currículo escolar na construção das identidades dos discentes, buscando possibilidades de construção de uma proposta curricular colaborativa e contextualizada com a comunidade escolar e local, tendo como objetivos específicos: identificar que tipo de estrutura curricular existe na escola Municipal Professor Carlos Gomes da Silva e sua aplicabilidade na prática pedagógica; analisar a formação dos professores (inicial/continuada) sobre currículo escolar, buscando subsídios para superação da distância que existe entre teoria/prática; indicar como os professores desenvolvem as ações propostas pelo currículo escolar e se encontram dificuldades ao executarem seus trabalhos pedagógicos dentro das salas de aula; apontar de que maneira as identidades dos discentes são percebidas e valorizadas; e propor um Plano de construção de uma proposta curricular contextualizada com a participação da comunidade escolar e local. Para tanto, fizemos a opção por uma abordagem qualitativa, por entender que ela apresenta características viáveis e possíveis nos estudos em espaços escolares, numa proposta de pesquisa ação colaborativa, numa relação dialética entre sujeito e objeto. Denominamos que este trabalho foi um território de múltiplos desafios, a começar pelo primeiro contato, através de um diagnóstico, no intuito de criar vínculos de confiança com as colaboradoras. Utilizamos entrevistas semiestruturadas, questionários abertos e para a sistematização, a organização e a análise dos resultados dos dados investigados, optamos pela análise de conteúdo. Como produto final de intervenção, elaboramos um Plano de Construção de uma Proposta Curricular, o qual será executado através de oficinas formativas, desenvolvidas por etapas, abrangendo a uma proposta curricular contextualizada com a comunidade escolar e local. Consideramos que seja inovador e de especial importância para contribuirmos na inserção das minorias sociais, provocando espaços de debates e reflexões que venham proporcionar a emancipação e a inserção das identidades, tão silenciadas e esquecidas no currículo tradicional existente e excludente.
- ItemDa escola no quilombo à escola do quilombo: a prática pedagógica como elemento substancial para fortalecer sentidos de pertencimentos identitários(2017-12-15) Brasileiro, Danielma da Silva Bezerra; Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante; Miranda, Carmélia Aparecida Silva; Conceição, Joanice SantosEsta dissertação intitulada: “Da Escola no Quilombo à Escola do Quilombo: a prática pedagógica como elemento substancial para fortalecer sentidos de pertencimentos identitários”, se propõe a discutir sobre as práticas pedagógicas docentes da Educação Escolar Quilombola e como estas estão em interface com a realidade sociocultural dos alunos do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal Quintina Marculina dos Santos, localizada na Comunidade Quilombola de Raposa, na zona rural de Caldeirão Grande/Bahia. Por ser a primeira comunidade certificada pela Fundação Cultural Palmares no município, escolheu-se conhecer como são realizadas as práticas pedagógicas docentes dentro de uma escola quilombola. Desse modo, foi trazida para a discussão a definição de quilombo e a história do grupo, a fim de compreender o processo de construção sociopolítico e cultural no seu espaço de luta/vivência, o qual tem como protagonistas as mulheres quilombolas. A pesquisa atentou-se também para a necessidade de se conhecer a trajetória das Políticas Públicas Educacionais referente à questão étnico-racial tendo como base a Lei 10.639/2003 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, analisando de que forma as práticas pedagógicas docentes tem contribuído ou inibido o fortalecimento das identidades. E com esse enfoque, o estudo aqui apresentado é fruto de uma pesquisa qualitativa caracterizada pelo Estudo de Caso Etnográfico - fundamentado na fenomenologia - tendo como público-alvo: professores, direção escolar e coordenador(a) pedagógico(a) dessa instituição, os quais responderam a questionários, entrevistas e participaram de um grupo focal que, trouxe como dimensão prática de intervenção a construção de um Plano de Ação chamado: “Olhares dos Professores sobre a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica”, cujo objetivo é atender e valorizar as especificidades da cultura local, sob a perspectiva das práticas pedagógicas e suas implicações nas relações étnico-raciais. Como desdobramento da pesquisa, propõem-se acompanhar a execução e avaliação do Plano de Ação a ser desenvolvido pelos professores em parceria com a comunidade.
- ItemDireitos humanos e educação antirracista em espaço de educação não formal: interrelações(2021-12-06) Oliveira, Jane Clezia Batista de Sá; Salvadori, Juliana Cristina; Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante; Lima, Jamille da Silva; Sabino, Pedro Augusto Lopes; Oliveira, Ilzver de MatosO presente trabalho de pesquisa tece relação entre duas áreas das Ciências Humanas, o Direito e a Educação, pela perspectiva da educação como direito fundamental, direito humano, e pela perspectiva da educação antirracista, compreendendo a educação como espaço de conquista de outros direitos humanos. Desse modo, considerando que o processo educacional não se limita a espaços escolares, e que outros espaços educativos compartilham o compromisso social e ético de produzir experiências que valorizam práticas solidárias, as quais atendem diferentes necessidades humanas, a educação antirracista funciona como um processo em que se constrói o conhecimento necessário para a transformação da realidade, no contexto da diversidade. Nesse diapasão, visando responder “como os espaços não formal, podem, por meio de práticas educativas embasadas nos princípios de direitos humanos, fomentar a educação antirracista?” bem como ampliar o debate acerca dos diretos humanos nesses espaços, o presente trabalho tem como objetivo geral compreender o papel de espaço de educação não formal na construção de práticas educativas voltadas para a educação antirracista. No tocante ao desenho metodológico, a abordagem é qualitativa, ancorada no paradigma decolonial, tendo como método a pesquisa investigação – ação –participante (com base no conceito de Fals Borda), se utilizando do dispositivo de pesquisa, intervenção e análise, o círculo virtual temático, inspirado nos Círculos de Cultura de Paulo Freire, no qual o diálogo horizontalizado é fundamental pois fundado na tensão dialética entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento popular. Como dispositivo de construção de dados também teremos a análise documental. Como resultado da pesquisa construímos o presente Relatório de Pesquisa, no qual intervenções e contribuições do campo, as vivências, experiências e denúncias das participantes referentes a situações de racismo serviram de fortalecimento para fomentar o debate acerca de direitos humanos e educação antirracista. Ademais, a formação da pesquisadora e dos participantes da pesquisa restou evidenciado ao longo das intervenções no campo. A análise demonstrou a existência de racismo estrutural no lócus da pesquisa, bem como a necessidade diária de “aprender a desaprender, e aprender a reaprender”, como exercício diário e constante na luta pela educação antirracista. Com a pesquisa, construímos, a partir das experiências, registro e memória que informam estratégias, programas e pedagogias a serem compartilhados com outros atores sociais, chamando-os a sua responsabilidade social sobre as práticas de educação em direitos humanos e educação antirracista.
- ItemEscolarização de surdos: estudo de caso em uma escola municipal de Irecê-BA(2019) Souza, Iza Rocha; Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante; Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Ribeiro, Solange LucasO presente trabalho trata de um estudo que investigou o processo de escolarização de estudantes surdos matriculados em uma escola pública da Rede Municipal de Educação na cidade de Irecê - BA. Teve por objetivo compreender o processo de escolarização de estudantes surdos, identificando suas fragilidades e potencialidades, considerando as condições de acesso, permanência e ensino, no intuito de construir uma Proposta Pedagógica Interventiva Colaborativa com discentes surdos e os docentes participantes da pesquisa que venha a contribuir com a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem dos surdos nessa escola da rede pública municipal. Esta proposta tomou forma de um Curso de formação em Libras e Escolarização de Surdos para estudantes, professores e demais servidores da Escola. A pesquisa teve cunho qualitativo e adotou o método do estudo de caso, sendo utilizados como dispositivos entrevistas, observação e documentos para produção de informações e análises. Tais procedimentos metodológicos, alinhados às intenções da pesquisa e aos referenciais teóricos deste trabalho dissertativo, trouxe conhecimentos sistematizados acerca da Política Municipal de Educação Inclusiva, no contexto da Rede Municipal de Educação de Irecê - BA, tendo como referência a sua Política Nacional. Desse modo, este estudo denota como a educação de surdos se materializa na escola, tendo em vista o direito ao acesso e à permanência que tem sido garantido reiteradamente nos diversos aportes legais. Foi evidenciada algumas fragilidades, como a dificuldade de comunicação com esses estudantes, a falta de um plano de adaptação curricular, a falta de conhecimento das políticas educacionais inclusiva para surdos, mas também as potencialidades da Escola, que têm garantido o acesso e permanência de estudantes com surdez, assim como o direito ao intérprete em sala de aula.
- ItemA geografia no ensino fundamental i: práticas docentes e os desafios para ensinar a ler o mundo(2016-07-27) Ferreira, Carlos Lima; Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante; Castro, Janio Roque Barros de; Soares, Ilma Maria Fernandes; Santos, Luciene SouzaO ato de ensinar exige constantes reflexões acerca dos métodos e práticas pedagógicas empregados pelos educadores e, sobretudo, os seus desdobramentos na vida escolar e social. Sob essa ótica, essa dissertação tem como objetivo refletir a respeito das práticas e concepções dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o ensino de Geografia, a fim de compreender as realidades e a consequente formação de consciências cidadãs, visto que é nesse segmento escolar onde se constroem as bases para uma instrução significativa. A pesquisa baseia-se nas análises das atividades desenvolvidas por professores e os relativos rendimentos apresentados pelos alunos em unidades escolares, localizadas no distrito de Inhatá, município de Amélia Rodrigues - Bahia. Fundamentados nos princípios da pesquisa participante, elegeu-se uma análise qualitativa dos dados, interpretados a partir da realização de observações, da análise documental e do uso de questionários e entrevistas com docentes investigados. Após essa etapa, identificou-se que a formação continuada específica dos professores é um mecanismo indispensável para a construção de saberes que possibilitam a realização de uma práxis condizente com as concepções da Geografia. Diante disso, constatou-se a necessidade da promoção de encontros para o compartilhamento de ideias e a socialização de experiências, com a finalidade de planejar estratégias para a ressignificação didática do ensino. Nessa perspectiva, por meio de um processo colaborativo, foi pensada a oficina pedagógica temática – A Geografia sem Segredos: Teoria e Prática. O produto desses encontros formativos será a elaboração de Proposições Metodológicas para Trabalhar com Geografia no Ensino Fundamental I. Assim, essa qualificação profissional docente merece destaque, na medida em que visa instrumentalizar os professores para lidar com os princípios da análise espacial – principal objeto de estudo da Geografia –, contribuindo para que os educandos desenvolvam a capacidade de apreensão da realidade e compreendam as diversidades, a partir da percepção e interpretação dos fatos e fenômenos espaciais, nas suas diferentes escalas. Com isso, acredita-se que, pesquisando e discutindo questões inerentes ao sistema educativo, o professor pode ampliar a visão sobre os possíveis caminhos para a construção de uma educação de qualidade, capaz de contribuir para que o aluno evolua no modo de sentir, pensar e ler o mundo, refletindo positivamente na construção da sociedade.
- ItemA geografia no Ensino Fundamental I: práticas docentes e os desafios para ensinar a ler o mundo(2016-07-27) Ferreira, Carlos Lima; Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante; Castro, Janio Roque Barros de; Soares, Ilma Maria Fernandes; Santos, Luciene SouzaO ato de ensinar exige constantes reflexões acerca dos métodos e práticas pedagógicas empregados pelos educadores e, sobretudo, os seus desdobramentos na vida escolar e social. Sob essa ótica, essa dissertação tem como objetivo refletir a respeito das práticas e concepções dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o ensino de Geografia, a fim de compreender as realidades e a consequente formação de consciências cidadãs, visto que é nesse segmento escolar onde se constroem as bases para uma instrução significativa. A pesquisa baseia-se nas análises das atividades desenvolvidas por professores e os relativos rendimentos apresentados pelos alunos em unidades escolares, localizadas no distrito de Inhatá, município de Amélia Rodrigues - Bahia. Fundamentados nos princípios da pesquisa participante, elegeu-se uma análise qualitativa dos dados, interpretados a partir da realização de observações, da análise documental e do uso de questionários e entrevistas com docentes investigados. Após essa etapa, identificou-se que a formação continuada específica dos professores é um mecanismo indispensável para a construção de saberes que possibilitam a realização de uma práxis condizente com as concepções da Geografia. Diante disso, constatou-se a necessidade da promoção de encontros para o compartilhamento de ideias e a socialização de experiências, com a finalidade de planejar estratégias para a ressignificação didática do ensino. Nessa perspectiva, por meio de um processo colaborativo, foi pensada a oficina pedagógica temática – A Geografia sem Segredos: Teoria e Prática. O produto desses encontros formativos será a elaboração de Proposições Metodológicas para Trabalhar com Geografia no Ensino Fundamental I. Assim, essa qualificação profissional docente merece destaque, na medida em que visa instrumentalizar os professores para lidar com os princípios da análise espacial – principal objeto de estudo da Geografia –, contribuindo para que os educandos desenvolvam a capacidade de apreensão da realidade e compreendam as diversidades, a partir da percepção e interpretação dos fatos e fenômenos espaciais, nas suas diferentes escalas. Com isso, acredita-se que, pesquisando e discutindo questões inerentes ao sistema educativo, o professor pode ampliar a visão sobre os possíveis caminhos para a construção de uma educação de qualidade, capaz de contribuir para que o aluno evolua no modo de sentir, pensar e ler o mundo, refletindo positivamente na construção da sociedade.
- ItemInclusão de alunos com deficiência no ensino médio: estudo de caso em Campo Formoso-Bahia(2017-01-20) Santos, Joice Naiane de Sousa Costa Santos; Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante; Salvadori, Juliana Cristina; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Miranda, Theresinha GuimarãesO trabalho aqui apresentado trata dos resultados de um estudo em educação numa perspectiva qualitativa, inserindo-se num paradigma interpretativo, que reconhece e valoriza as subjetividades. Com o objetivo de compreender o processo de inclusão dos alunos com deficiência no ensino médio da escola regular, e seu impacto na cultura escolar, utiliza o Estudo de Caso como método de pesquisa uma vez que a escola escolhida apresenta singularidades com relação à presença de alunos com deficiência, assim como é uma realidade particular em que se analisa a efetivação de políticas educacionais numa perspectiva inclusiva, a partir das representações sociais dos docentes. A escola em que se desenvolveu este estudo trata-se de uma instituição pública estadual localizada em Campo Formoso – Bahia, o Colégio Estadual Roberto Santos. Objetivou-se ainda contextualizar o processo de inclusão de alunos com deficiência no ensino médio da rede estadual em Campo Formoso-BA a partir da Política de Educação Especial na Perspectiva da Inclusão; identificar as representações sociais dos docentes sobre o processo de inclusão de alunos com deficiência no ensino médio; analisar como a rede estadual, particularmente o Colégio Estadual Roberto Santos tem, na perspectiva dos docentes, contemplado as demandas relacionadas à inclusão dos alunos com deficiência no ensino médio; e, por fim, desenvolver, de forma colaborativa com os participantes da pesquisa, um Plano de Formação Docente Continuada, que favoreça ao processo de inclusão de alunos com deficiência no Ensino Médio. Utilizou-se da revisão de literatura, entrevista semi-estruturada e observação participante para construção dos dados. Para análise dos dados construídos fez-se uso da análise de conteúdo proposta por Lawrence Bardin. Os resultados dessa pesquisa revelam que ainda não se tem nesta instituição uma cultura escolar inclusiva e que as representações sociais dos docentes sobre o processo de inclusão dos alunos com deficiência vão desde a compreensão desse processo como ausência do Estado, de formação profissional, de profissionais especializados, das famílias, até a apreensão desse processo numa perspectiva de normalidade, num movimento de comparação com os alunos que não têm deficiência, além disso, se percebe uma cultura escolar que invisibiliza os alunos com deficiência, uma inclusão que não se efetiva nas práticas, destacando-se a necessidade de outros autores e outras atuações para que a inclusão de fato e de direito se concretize. É perceptível ainda incompreensões das políticas para inclusão enquanto resultados de lutas pelo direito da pessoa com deficiência, como se este processo fosse proposição do Estado, que garante a vaga, porém não oferece subsídios materiais e humanos. A partir dos dados da pesquisa, em colaboração com os docentes, construiu-se um Plano de Formação Docente Continuada que se apresenta enquanto proposta de intervenção frente à realidade compreendida. A partir do desenvolvimento desta pesquisa, tem-se a pretensão de colaborar com o processo de inclusão de alunos com deficiência no ensino médio, contribuindo para que a escola pública, cada vez mais, seja um espaço de acolhimento da diversidade, em particular, dos alunos com deficiência.
- ItemPercepção de corpo dos alunos do ensino médio profissionalizante na cidade de Saúde: incursões no universo da corporeidade.(2011) Moreira, Milena Silva; Araújo, Francisco de Sales; Ferreira Filho, Vamberto Miranda; Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante; Sousa, Itamar Alves deO presente estudo tem por objetivo identificar a percepção de corpo de alunos do Ensino Médio profissionalizante, analisando as relações entre corpo, escola e currículo sob o olhar discente, a partir de um enfoque fenomenológico; articulando o conhecimento produzido pelos alunos ao referencial presente na área de Educação Física, no campo de pesquisas voltado à educação numa perspectiva fenomenológica.
- ItemA perspectiva lúdica da capoeira: significados e contribuições para a educação básica(2019) Costa, Salomão Cleomenes Lima; Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante; Gomes, Antenor Rita; Costa, Neuber Leite; Castro Jr, Luís VitorO presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa ancorada no paradigma qualitativo, a qual teve como objetivo identificar e analisar as possibilidades da manifestação da Capoeira, sob uma perspectiva lúdica no ensino fundamental I, do Colégio Municipal Gilberto Dias Miranda (CMGDM), em JacobinaBa. O estudo desenvolveu-se, inicialmente, por meio de uma revisão de literatura centrada nas categorias Capoeira e Ludicidade, e trouxe ainda como objetivos identificar as contribuições da capoeira no âmbito da cultura corporal da educação básica; analisar o conhecimento e as experiências dos professores, estagiários e alunos do CMGDM; e por fim construir coletivamente uma proposta de trabalho nas aulas de Educação Física, com evidência na Capoeira. Fundamentado em uma abordagem crítico-dialética e no método da pesquisa ação, com inspiração na sociopoética, por se tratar de um fenômeno investigado criticamente junto ao referido lócus e da transformação da sua realidade (a inserção da Capoeira sob uma perspectiva lúdica na rotina escolar), a pesquisa foi conduzida com a utilização dos dispositivos: observação participante, grupo focal, entrevistas semiestruturadas, além das oficinas de caráter exploratório e formativo, a fim de responder aos objetivos previstos. A despeito dos desafios encontrados no percurso investigativo, destacam-se como resultados no campo empírico, a identificação e a valorização da dimensão lúdica da Capoeira e a sua viabilidade no ensino básico, assim como a elaboração do produto da pesquisa pelo grupo pesquisador, composto pelos estagiários e professores: uma proposta de formação continuada direcionada à Capoeira sob a perspectiva da ludicidade. A partir de tais resultados e do desdobramento desta pesquisa, espera-se que ela contribua de forma relevante na formação do alunos no ensino básico, assim como na melhoria da qualidade das aulas de Educação Física.
- ItemSer do semiárido baiano: construções identitárias entre jovens rurais estudantes da Escola Família Agrícola de Jaboticaba – EFAJ, em Quixabeira–Bahia(2020) Rodrigues, Vanessa Ionara dos Santos; Oliveira, Valter Gomes Santos de; Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante; Moura, Milton AraújoA presente dissertação apresenta como temática central uma análise sobre os delineamentos que a educação contextualizada vem assumindo na contemporaneidade, no cenário de convivência com o semiárido baiano, especificamente na cidade de Quixabeira – Bahia, tomando a formação técnico-profissionalizante da EFAJ enquanto uma potencial ferramenta de manutenção de diversos âmbitos da realidade social. Partindo da seguinte questão: qual a contribuição da EFAJ, através da Educação Contextualizada, para a construção das identidades dos jovens da zona rural? Cumprimos o objetivo de compreender os desafios e o desenvolvimento deste modelo educacional, observando sua influência nas construções identitárias dos jovens que forma. A análise tem uma abordagem qualitativa, adotando o paradigma Eco-Sistêmico e a Metodologia de Desenvolvimento Eco-Sistêmico, tomando como perspectiva de construção e análise de dados a Entrevista Compreensiva, baseada em uma “escuta sensível” direcionada ao reconhecimento de unidades de sentido. Como instrumentos de construção de dados, além das pesquisas bibliográfica e documental, planejamos a aplicação do TALP e de questionários de identificação socioeconômica, a realização de entrevistas semiestruturadas e de círculos de cultura e os registros audiovisuais dos encontros periódicos com os sujeitos colaboradores da pesquisa. A proposta de intervenção contém encontros formativos para produção coletiva de materiais digitais informativos e de um documentário. Como resultados apontamos que a atuação da EFAJ relaciona-se com o Paradigma Eco-Sistêmico, influenciando direta e positivamente a identidade rural - dentre as múltiplas, processuais e fluidas identidades observadas - e a responsabilidade afetiva e social dos jovens que forma, além de contribuir com questões como a promoção da igualdade de gênero no campo e a sucessão familiar rural, a partir de uma educação que não prepara apenas para a lida sustentável e para a diversidade produtiva e a lucratividade no campo, mas para a vida em sociedade, ao exercitar a importância da busca pelo conhecimento enquanto caminho para o sucesso, a autonomia, a cooperação e a criticidade.