Navegando por Autor "Silva, Jamile de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDocência em língua inglesa: contribuições do estágio no processo de formação inicial(Universidade do Estado da Bahia, ) Silva, Jamile de Oliveira; Pereira, Áurea da Silva; Félix, José Carlos; Martins, Elcimar SimãoEsta dissertação investiga os processos de formação inicial de estudantes de Língua Inglesa, dando ênfase às experiências de estágio e sua relação com a formação teórica do curso. Busca-se compreender como a práxis pedagógica contribui na construção da identidade docente no período de Estágio Curricular Supervisionado dos docentes em formação vinculados ao curso de Letras, Língua Inglesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Campus II, explorando as contribuições do estágio para a formação do professor. Na fundamentação teórica, embasam os estudos de prática pedagógica crítica no ensino de Língua Inglesa, entre outros, autores como Pennycook (2006), Kumaravadivelu (2006) e Richards e Farrell (2011); no campo do currículo, Macedo (2006), Arroyo (2013); sobre aspectos culturais, Hall (2000), Eagleton (2005), Williams (2015) e Miranda (2018); em estágio como dispositivo de formação, Pimenta e Lima (2017) e Costa e Martins (2018). Entre as categorias conceituais, analisa-se o papel do estágio na construção da identidade docente e como as experiências vivenciadas no estágio dialogam com as teorias estudadas na Licenciatura. A coleta de dados ocorreu por meio do método da pesquisa (auto)biográfica de abordagem qualitativa, a partir de quatro entrevistas narrativas de graduandos do curso de Letras, Língua Inglesa e Literaturas. Nas narrativas (auto)biográficas, foi possível discutir o processo formativo no curso em questão a partir dos seguintes eixostemáticos: iniciação à docência, currículo, contribuições do estágio e construção da identidade docente. Entre os achados, observou-se que os sentidos e as experiências vivenciadas no processo de escolarização têm grande influência nas escolhas profissionais devido aos processos de coletividade e de aprendizagem, que permitem experienciar a sensação de pertença e acolhimento no espaço educacional. As narrativas (auto)biográficas permitiram que os futuros professores pudessem visualizar o contexto vivenciado em cada Estágio Curricular Supervisionado e percebessem algumas razões que levaram à autoformação, buscando complementos, tentando suprir ausências que sentiam nas práticas pedagógicas enquanto docentes em formação. Assim, destaca-se a importância de ampliar os estudos sob o olhar do professor regente e do estudante estagiário com o intuito de melhorar as reflexões em sala.
- ItemRelações de autoridade e autoritarismo no contexto escolar em Harry Potter e a ordem da fênix: uma análise sobre Dolores Umbridge(2022-11-08) Santos, Gleisa Bruna Pinto; Silva, Jamile de Oliveira; Araújo, Edna Suzart de; Bastos, Pérola CunhaTer autoridade é quando a pessoa “obedece” sem opressão, ser autoritário é abusar do seu poder coercitivo. O presente artigo propõe compreender como acontece as práticas pedagógicas adotadas por Dolores Umbridge no convívio-escolar em Hogwarts e suas práticas como professora no quesito autoridade e autoritarismo, com o intuito de investigar o contexto escolar em Harry Potter e a Ordem da fênix (2015); explorar as práticas pedagógicas da personagem e estabelecer reflexões teóricas sobre como ocorre esse processo de autoridade e autoritarismo nas cenas escolares. Para tanto, utiliza-se Freire (1987, 1996), Foucault (1999) e Novais (2004) como referencial teórico. Esta produção é uma pesquisa de análise literária e se debruça na metodologia bibliográfico-documental, de cunho analítico e descritivo.
- ItemA sequência didática no ensino de língua inglesa para educação infantil: o vídeo como recurso intercultural(2022-11-08) Lima, Rebeca de Sousa; Silva, Jamile de Oliveira; Araújo, Edna Suzart de; Bastos, Pérola CunhaAs mídias de comunicação se tornam cada vez mais necessárias para o cotidiano do ser humano. Devido às novas demandas exigidas por conta do surto do novo coronavírus (COVID-19), essas mídias assumem, então, função imprescindível para as sociedades, e servem de instrumento para a viabilização da educação. Dada a escassez de materiais e recursos voltados ao ensino de Língua Inglesa nos anos iniciais de uma criança, a pesquisa propõe o uso do recurso vídeo como auxiliar na introdução da língua inglesa para esses indivíduos. Devido à faixa etária dos grupos da educação infantil, as impossibilidades de ações presenciais por conta das leis de isolamento, a pesquisa não foi aplicada, tratando-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico-documental. Esse artigo, cuja abordagem é qualitativa, propõe refletir a relevância de sequências didáticas (SD) apoiados no uso de vídeo como recurso intercultural com possível eficácia para o ensino de Lingua Inglesa na educação infantil, para crianças de 03 a 05 anos de idade, em um contexto pandêmico. Para tanto, elaboramos uma SD, como objeto de análise desse estudo utilizando quatro vídeos como base, para o desenvolvimento de uma unidade temática na Educação Infantil, utilizando-se de pressupostos teóricos que discutem as Metodologias de Ensino (XAVIER, 2009; BROWN, 1994; KUMARAVADIVELU, 1994), a Sequência Didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY 2013; ANACLETO; CAMARGO, 2018; ZABALA, 1998), e por meio dos documentos regentes à Educação Infantil no Brasil: (RCNEI, 1998; BNCC, 2017).