Navegando por Autor "Silva, Jairo Aparecido Vieira da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemJogos de empresa: um estudo de caso comparativo do desafio Sebrae na UNEB-DEDC-Campus XII, nos anos de 2008 e 2012(2013-07-25) Silva, Alberto Ferreira; Silva, Jairo Aparecido Vieira da; Bittencourt, Euclides Santos; Leite, Carlos Fernando Faria; Costa, Marcelo NevesO presente trabalho tem o objetivo de disseminar as contribuições do Desafio SEBRAE para os discentes participantes das edições de 2008 e 2012 da Uneb Campus XII. O estudo foi definido a partir do posicionamento estratégico, que é uma das atribuições do administrador, analisado através das percepções dos jogadores nos referidos anos. Para tais fins foi realizado um corte transversal considerando os participantes no ano de 2008 e 2012. A amostra escolhida para investigação foram os participantes da primeira e ultima edição do jogo na instituição, com o intuito de comparar as percepções estratégicas. Para consolidar o estudo foi adotado o método descritivo com o auxilio da pesquisa de campo, uma vez que, existia carência de dados (informações) devido à dispersão do público alvo (discentes) de 2008, que já tinham sido graduados, no entanto recorremos à estratégia de aplicação de questionário fechado, semi-estruturado, por meio de mala-direta, estes foram aplicados aos participantes de 2008 e 2012 que corroboraram as expectativas da pesquisa. O Desafio SEBRAE representa uma grande possibilidade para os discentes aplicarem de modo pragmático as técnicas de estratégias táticas e operacionais. Os resultados indicam a importância desse evento para os discentes amadurecerem no dia a dia de uma empresa, seja de pequeno ou grande porte. Em quatro anos de participação do Desafio SEBRAE os discentes do bacharelado em administração da UNEB DEDC Campus XII vêm aproveitando e desenvolvendo habilidades e competências que fortalecem a relação teoria e prática, ficando evidenciado na pesquisa que as técnicas aplicadas no Desafio SEBRAE serão utilizadas fora da academia, consolidando o instrumento Jogos de Empresa como uma excelente ferramenta didática.