Navegando por Autor "Silva, Jailson de Lima"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCIA de dança do SESC Petrolina: possibilidades de ensino/aprendizagem em uma perspectiva contextualizada(UNEB, 2019) Silva, Jailson de Lima; Vasconcelos, Flávia Maria de Brito Pedrosa; Borges, João José de Santana; Conrado, Amélia Vitória de SouzaA presente pesquisa tem como principal objetivo investigar as metodologias de ensino/aprendizagem que sustentam as práticas artístico/educativas da Cia de Dança do Sesc Petrolina-PE situadas como Arte/Educação no âmbito da educação não formal em uma perspectiva contextualizada a partir da Dança como expressão e práxis emancipadora. Para tal, conceitua e discute a educação não formal e o ensino de Dança, com enfoque nas metodologias de ensino/aprendizagem; contextualiza o espaço da Dança e as narrativas históricas com a realidade local; analisa a prática artístico/educativa no espetáculo Eu Vim da Ilha da Cia de Dança do Sesc Petrolina; e averigua se e como as metodologias de ensino/aprendizagem reforçam o sentimento de pertencimento dos intérpretes/criadores ao contexto local. Diversos autores e autoras serviram de embasamento teórico, como Laban (1978), Santos (2005), Vianna (2005), Pereira (2006), Dewey (2010), Marques (2010), Martins (2010), Reis (2010) e Gohn (2015) entre outros. Do ponto de vista da sua natureza, abordagem e objetivos, a pesquisa em questão é qualitativa e descritiva. Essa perspectiva de pesquisa se filia ao método do estudo de caso. Com isso, utiliza-se da metodologia da Autoetnografia, no intuito de construir um relato com a voz do pesquisador participante, uma vez que, essa relação faz parte do processo do problema em questão. Como estratégias metodológicas de estudos, utiliza-se instrumentos de pesquisa bibliográfica, documental e levantamento de dados com o uso de entrevistas semiestruturadas, observação participante e diário de campo. Assim, espera-se com os resultados obtidos compreender as metodologias de ensino/aprendizagem que sustentam as práticas artístico/educativas da Cia de Dança do Sesc Petrolina nos anos de 2011 a 2018 numa perspectiva de Educação Contextualizada.