Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Ivoneide Cardeal da"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Do chão da escola à casa do professor: um estudo entre o currículo prescrito e o vivido para a prática pedagógica da EJA na escola municipal senador Júlio César Leite em Estância, Sergipe
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022-09-17) Silva, Ivoneide Cardeal da; Faria, Edite Maria da Silva de; Viñal Junior, José Veiga; Eugênio, Benedito Gonçalves
    O presente estudo é uma análise da temática as Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as práticas pedagógicas construídas na escola, no viés entre o que é prescrito e o que é vivido. O objetivo geral foi identificar as possibilidades de construção de uma formação continuada para educadores da EJA em Estância, Sergipe, na perspectiva de currículo vivido e identidade cultural estanciana. Os objetivos específicos são: apontar as construções curriculares para EJA no município de Estância, Sergipe após a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destacar práticas pedagógicas vivenciadas no chão da escola na perspectiva do currículo vivido e elencar elementos para a formação continuada de educadores da EJA para a Casa do Professor, um espaço coletivo de estudo. Esta pesquisa teve como lócus de estudo a Escola Municipal Senador Júlio César Leite, tendo por pesquisados os educadores que ensinam na EJA, no turno noturno. Trata-se de uma pesquisa aplicada. Para o desenvolvimento da investigação, optamos pela abordagem qualitativa a partir de uma pesquisa de campo e utilizamos como instrumentos de produção de dados e informações, a análise documental, um roteiro de entrevista com questionários semiestruturados e uma roda de conversa. Como produto final, propomos uma formação continuada para professores da EJA através de ciclos formativos, com temas geradores partindo das proposições indicadas pelos sujeitos pesquisados, e para consolidar o ciclo propomos a produção coletiva de um almanaque intitulado: “A EJA na Capital Brasileira do Barco de Fogo”
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Do chão da escola á casa do professor: um estudo entre o currículo prescrito e o vivido para a prática pedagógica da EJA na Escola Municipal Senador Júlio César Leite em Estância Sergipe
    (2022-09-16) Silva, Ivoneide Cardeal da; Faria, Edite Maria da Silva de; Viñal Junior, José Veiga ; Eugênio, Benedito Gonçalves
    O presente estudo é uma análise da temática as Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as práticas pedagógicas construídas na escola, no viés entre o que é prescrito e o que é vivido. O objetivo geral foi identificar as possibilidades de construção de uma formação continuada para educadores da EJA em Estância, Sergipe, na perspectiva de currículo vivido e identidade cultural estanciana. Os objetivos específicos são: apontar as construções curriculares para EJA no município de Estância, Sergipe após a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destacar práticas pedagógicas vivenciadas no chão da escola na perspectiva do currículo vivido e elencar elementos para a formação continuada de educadores da EJA para a Casa do Professor, um espaço coletivo de estudo. Esta pesquisa teve como lócus de estudo a Escola Municipal Senador Júlio César Leite, tendo por pesquisados os educadores que ensinam na EJA, no turno noturno. Trata-se de uma pesquisa aplicada. Para o desenvolvimento da investigação, optamos pela abordagem qualitativa a partir de uma pesquisa de campo e utilizamos como instrumentos de produção de dados e informações, a análise documental, um roteiro de entrevista com questionários semiestruturados e uma roda de conversa. Como produto final, propomos uma formação continuada para professores da EJA através de ciclos formativos, com temas geradores partindo das proposições indicadas pelos sujeitos pesquisados, e para consolidar o ciclo propomos a produção coletiva de um almanaque intitulado: “A EJA na Capital Brasileira do Barco de Fogo”.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais