Navegando por Autor "Silva, Ivandilson Miranda"
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- Item“ La calle, La Plaza, La Palabra”: educação popular, contemporaneidade e experiência da Universidade das Madres de la Plaza de Mayo(2020-11-09) Silva, Ivandilson Miranda; Santos, Luciano Costa; Rebuá, Carlos Eduardo; Santos, Stella Rodrigues dos; Nascimento, Antônio Dias; Souza, Elizeu Clementino ; Silva, Tattiana Tessye Freitas daEsta tese estuda a Universidade das Madres de la Plaza de Mayo como prática de educação popular na contemporaneidade na América Latina. Nossa pesquisa se preocupou em entender a lógica político/epistêmica de organização dessa instituição. É importante destacar que, do ponto de vista do objetivo geral, buscou-se conhecer a experiência da Universidade das Madres de la Plaza de Mayo, que completa vinte anos em 2020, estabelecendo uma conexão de sentidos dessa práxis educativa com o conceito de educação popular na contemporaneidade. Por isso, a pergunta de partida da pesquisa é a seguinte: Em que sentido a Universidade das Madres de la Plaza de Mayo se constitui como uma iniciativa de educação popular na contemporaneidade? A pesquisa se utiliza do método fenomenológico e da entrevista narrativa como um dispositivo de produção e análise de dados para a pesquisa, produzida a partir das idas à Associação das Madres de Mayo, no mês de janeiro de 2019, em Buenos Aires, para conhecer a Associação e o trabalho realizado na Universidade Popular (hoje Instituto Universitário Nacional de Derechos Humanos Madres de Plaza de Mayo). A fenomenologia privilegia a descrição do sentido das coisas e não a explicação do fato. Aquilo que é percebido constitui um conjunto de intencionalidades significativas que possuímos das coisas, dos fenômenos. A Entrevista Narrativa se caracteriza por aprofundar aspectos específicos das histórias de vida do entrevistado, o qual remonta, a partir das suas memórias, aos acontecimentos fundamentais de sua história. A narrativa, sendo pensada como dispositivo de produção de dados/corpus para o método fenomenológico, nos direciona para a experiência, que será um conceito de grande importância para pensar a relação Fenomenologia e Entrevista Narrativa. A narração é uma experiência humana que se consolida através do relato, da lembrança que reconstrói um passado, uma particularidade. Faz-se necessário a discussão do conceito de experiência, pois não se compreende fenomenológica e narrativamente sem considerar a necessária relevância da experiência das pessoas. A experiência das universidades populares tem se constituído como possibilidade/realidade ante o processo do não (re) conhecimento e/ou legitimação do acesso da maioria da população pobre ao conhecimento científico/filosófico/social em suas dizibilidades contemporâneas. A expectativa com os resultados da pesquisa é que, a partir do cruzamento da experiência da Universidade Popular das Madres com as ideias de Paulo Freire e Enrique Dussel, possamos pensar/agir na perspectiva de uma educação libertadora que alimente possibilidades de se buscar um “outro mundo”.
- ItemPor uma educação enraizada: práxis pedagógica em filosofia numa escola do campo no interior do estado da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-07) Queiroz, Hamilton Barreto; Santos, Luciano Costa; Borghi, Giorgio; Silva Neto, João Paulino da; Santos, Stella Rodrigues dos; Nascimento, Antônio Dias; Silva, Ivandilson MirandaEste trabalho problematiza a relação entre educação popular do campo e a práxis filosófica enraizada no chão da escola de uma comunidade rural da Chapada Diamantina, estado da Bahia. Para tanto, parte da contextualização da experiência do autor como egresso de uma comunidade rural, que galgou uma formação acadêmica em filosofia, mas não abandonou a preocupação com um conteúdo educacional em diálogo com o contexto do estudante do interior e/ou das camadas populares. Com o objetivo de investigar se a filosofia ensinada aos estudantes do campo está enraizada no seu contexto sociocultural, este trabalho pretende problematizar como se dá a práxis pedagógica de filosofia em perspectiva “enraizada” para estudantes de uma comunidade rural. Para isso, além de lançar mão de uma pesquisa bibliográfica, aplicou-se uma metodologia baseada na pesquisa-ação e na etnografia, a partir da observação, da interação, de entrevistas, rodas de conversas, sondagens e outros instrumentos de investigação específicos à comunidade pesquisada e seus atores/atrizes envolvidos/as. Os resultados colhidos foram os mais diversos, desde a integração sócio cultural dos/as jovens das comunidades envolvidas, passando pelo envolvimento do pesquisador nas festas e rituais comunitários, até a percepção de que a escola pesquisada não se trata de uma escola do campo, mas de uma escola no campo. Toda essa rica “colheita” municiou a pesquisa rumo a um desfecho epistemológico em busca de resposta à pergunta-problema central da tese: Afinal, é possível uma educação “pé-no-chão”?