Navegando por Autor "Silva, Itaciara de Oliveira do Carmo da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemContribuição interdisciplinar na educação de surdos na EJA: possibilidades e desafios no município de São Francisco do Conde(2021-12-17) Silva, Itaciara de Oliveira do Carmo da; Correia, Patrícia Carla da Hora; Bordas, Miguel Angel Garcia; Vitorino, César CostaEsta investigação analisa aspectos da educação de surdos e proporciona reflexões a respeito da formação de profissionais para a educação de surdos. A questão norteadora é: Como os profissionais da EJA na Escola Vera Maria Ferreira de Santana inclui o estudante surdo? O objetivo geral foi compreender como os professores de diferentes áreas do conhecimento podem contribuir de forma significativa com o ensino e aprendizagem de surdos em turmas da EJA. A trajetória metodológica insere-se numa abordagem qualitativa do tipo estudo de caso único, pois investiga um determinado fenômeno, contemporâneo dentro de um contexto real de vida, tendo como instrumentos as observações, os questionários e a entrevista virtual. Esta pesquisa contou com a participação de 04 profissionais da educação inseridos na Educação de Jovens e Adultos na Escola Vera Maria Ferreira de Santana no município de São Francisco do Conde BA.A pesquisa tem como aporte teórico reflexões acerca da EJA, da educação de surdos e Formação de professores para a educação de surdos em concordância com as legislações vigentes que tratam a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Mesmo diante das dificuldades é possível perceber que os profissionais da educação buscam incluir o estudante surdo. Os resultados adquiridos apontam para a necessidade de uma formação coerente de profissionais da EJA para atuação na educação de surdos. Constituem-se em importante contribuição nas práticas desenvolvidas a partir da sala comum, espaço onde, mais constantemente acontecem as aprendizagens, através de estratégias pedagógicas coerentes, de valorização das suas experiências e conteúdos teóricos necessários. Assim, como produto final disponibilizamos no site do Programa de educação inclusiva – PROGEI um Guia de Orientações via infográficos para os profissionais da unidade de ensino e demais professores que trabalham com surdos fazendo com que esse produto tenha uma relevância social.
- ItemContribuição interdisciplinar na educação de surdos na EJA: possibilidades e desafios no município de São Francisco do Conde(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-17) Silva, Itaciara de Oliveira do Carmo da; Correia, Patrícia Carla da Hora; Bordas, Miguel Angel Garcia; Vitorino , César CostaEsta investigação analisa aspectos da educação de surdos e proporciona reflexões a respeito da formação de profissionais para a educação de surdos. A questão norteadora é: Como os profissionais da EJA na Escola Vera Maria Ferreira de Santana inclui o estudante surdo? O objetivo geral foi compreender como os professores de diferentes áreas do conhecimento podem contribuir de forma significativa com o ensino e aprendizagem de surdos em turmas da EJA. A trajetória metodológica insere-se numa abordagem qualitativa do tipo estudo de caso único, pois investiga um determinado fenômeno, contemporâneo dentro de um contexto real de vida, tendo como instrumentos as observações, os questionários e a entrevista virtual. Esta pesquisa contou com a participação de 04 profissionais da educação inseridos na Educação de Jovens e Adultos na Escola Vera Maria Ferreira de Santana no município de São Francisco do Conde BA.A pesquisa tem como aporte teórico reflexões acerca da EJA, da educação de surdos e Formação de professores para a educação de surdos em concordância com as legislações vigentes que tratam a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Mesmo diante das dificuldades é possível perceber que os profissionais da educação buscam incluir o estudante surdo. Os resultados adquiridos apontam para a necessidade de uma formação coerente de profissionais da EJA para atuação na educação de surdos. Constituem-se em importante contribuição nas práticas desenvolvidas a partir da sala comum, espaço onde, mais constantemente acontecem as aprendizagens, através de estratégias pedagógicas coerentes, de valorização das suas experiências e conteúdos teóricos necessários. Assim, como produto final disponibilizamos no site do Programa de educação inclusiva – PROGEI um Guia de Orientações via infográficos para os profissionais da unidade de ensino e demais professores que trabalham com surdos fazendo com que esse produto tenha uma relevância social.