Navegando por Autor "Silva, Isabel Salviano da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação profissional no território de identidade irecê: uma análise do Centro Territorial (CETEP)(2016-04-20) Silva, Isabel Salviano da; Silva, Francisca de Paula Santos da; Lima, Antonio Almerico Biondi; Amorim, Antonio; Mutim, Avelar Luiz BastosEste trabalho tem como escopo principal o debate da relação: Educação Profissional e Território de Identidade, que pretendeu fazer análise da atuação do Centro Territorial de Educação Profissional CETEP no Território de Identidade. Para orientar a pesquisa partiu-se da seguinte questão de que maneira o CETEP-Irecê atua no Território de Identidade de forma a atender as especificidades do contexto onde está inserido, visto que a Educação Profissional da Bahia é pensada a partir das demandas socioeconômicas e ambientais dos Territórios de Identidade. Tendo como objetivo geral analisar a atuação do CETEP-Irecê no Território de Identidade, verificando como este atende às especificidades socioeconômicas e ambientais do contexto no qual está inserido. Os seguintes pontos foram pontuados como objetivos específicos: 1. Identificar e analisar a forma de atuação da gestão escolar desenvolvida no CETEP-Irecê; 2. Investigar a maneira que está sendo implantada a Proposta Curricular no CETEP-Irecê, orientado pelo Plano Estadual de Educação Profissional da Bahia; 3. Analisar a inserção dos egressos 2013 no mundo do trabalho, com ênfase nos cursos de Agropecuária, Enfermagem e Administração. Para atingir os objetivos propostos, foi utilizado o método de estudo de caso, para coleta de informações, fez-se pesquisa documental em documentos dados da instituição, visitas e observações, bem como questionários semiestruturados com parceiros, estudantes egressos dos cursos pesquisados, municípios, colegiado territorial, professores e equipe gestora. Diante da pesquisa realizada conclui-se que o CETEP-Irecê contribui significativamente com tais aspectos, oferecendo alguns cursos que atendem as características do território, não só os que foram aprofundados neste estudo. Mas a gestão do Centro precisa ser fortalecida de forma a aperfeiçoar sua atuação junto ao TI-Irecê e assim efetivar os objetivos educacionais, sociais, ambientais, econômicos e políticos da Educação Profissional da Bahia.