Navegando por Autor "Silva, Geovani de Jesus"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA formação de professores de História no Território de Identidade da Costa do Descobrimento(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Amaral, Renata Teixeira Moraes; Silva, Geovani de Jesus; Silva, Célia Santana; Gama, Maria Sandra daNesse trabalho buscou-se compreender o processo de formação de professores de história e mapear as Instituições formadoras de professores/as de História no Território de Identidade da Costa do Descobrimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, organizada em duas etapas, na primeira, de pesquisa bibliográfica e documental, na qual produzi uma revisão de literatura sobre a temática. Na segunda etapa, realizamos pesquisa avançada no cadastro e-MEC buscando dados das instituições formadoras, e nos indicadores Educacionais do INEP localizando planilhas de Indicadores de Trajetória da Educação Superior onde analisamos os dados de cursos de licenciatura em História iniciaram no ano 2010 até o ano de 2015.
- ItemCatálogo de jornais: missões batistas brasileiras no continente africano (década de 1980)(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-21) Falcão, Jaíse Sousa Teles; Santos, Joceneide Cunha dos; Gama, Maria Sandra; Silva, Geovani de JesusEsta pesquisa tem como objetivo catalogar as notícias referentes às missões batistas ocorridas no continente africano através das publicações da Igreja Batista ligada a Convenção Batista brasileira, mediante as notícias do Jornal Batista no período da década de 1980. As Igrejas Batistas assim como as demais igrejas cristãs possuem como meta a conversão de indivíduos não cristãos por intermédio da evangelização e a partir dessa conversão o indivíduo passa a ser intitulado como “novo convertido” e se torna membro de uma determinada comunidade cristã onde irá se adaptar gradativamente até estar apto para começar a evangelizar. Alguns catálogos que auxiliaram o desenvolvimento da presente pesquisa foram o Catálogo de Jornais Catarinenses que dispõe de um acervo de notícias que correspondem ao ano de 1831 a 2019 disponível também em formato digital, bem como, o Catálogo dos Inventários Judiciais da Comarca de Porto da Folha (1801-1900), dentre outros que são de suma importância que nos ajuda a pensar sobre a importância do acesso a fontes históricas que auxiliam e facilitam o processo de pesquisa para o professor/pesquisador. Para elaborar o presente catálogo, foi necessário fazer uso da fonte e realizar o mapeamento das notícias que fazem referência ao continente africano e posteriormente ao mapeamento foi preciso fazer as transcrições de tais notícias para pôr fim catalogar de acordo a estrutura disposta no decorrer da presente pesquisa. Dentre os temas que é possível estudar nos jornais está a educação no continente africano, alguns projetos que envolviam o aprendizado do idioma foram inseridos para facilitar a comunicação e o desenvolvimento das missões. Dessa maneira o presente catálogo tem como principal objetivo apresentar algumas possibilidades de pesquisa para historiadores, pesquisadores e de fontes históricas para ensino de história para professores através do acervo de notícias que permite pesquisar e construir um ensino de história do continente africano, tendo em vista que nos anos 70, a Igreja Batista do Brasil passou a fazer missões no continente africano.
- ItemO ensino de História durante as aulas remotas e híbridas: uma análise a partir dos cadernos de apoio à aprendizagem das escolas públicas da Bahia entre os anos de 2020-2021(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Batista, Amanda Dias; Ortiz, Ivanice Teixeira Silva; Silva, Célia Santana; Silva, Geovani de JesusA pesquisa analisa o que foi proposto no Ensino Remoto e Híbrido do componente de História a partir dos Cadernos de Apoio à Aprendizagem, com o intuito de observar através do currículo as sequências didáticas e os conteúdos destes cadernos criados na Bahia entre os anos 2020 e 2021. Frente aos percalços do quadro social, em que houve a suspensão total das aulas no Brasil, devido à pandemia mundial de coronavírus (Covid-19), viu-se a possibilidade de implementar o ensino virtual de forma remota e híbrida ao criar ferramentas como o Caderno de Apoio para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, o qual aguçou as inquietações para a elaboração desse trabalho centrado em explorar este material didático disponibilizado pela Secretaria Estadual de Educação. A primeira proposta deste estudo se dedicou à coleta das fontes, que foram os cadernos de apoio dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, os vídeos pedagógicos, a LDB de nº 9.394/96, BNCC de 2017 e PNE nº 13.005/14 para a discussão sobre as legislações que regulamentaram a criação desse material. No segundo momento, deu-se atenção ao plano de capítulo para melhor distribuição do que se pretendia discutir através dos objetivos geral, específicos e estruturação bibliográfica. No terceiro momento, efetuou-se a escolha bibliográfica partindo dos conceitos centrais que permearam a pesquisa. Com isso fez-se necessário discutir como os conteúdos contidos nesses Cadernos de Apoio foram abordados, ou seja, se seguiam uma linha eurocêntrica dada pela história oficial, ou propunham uma visão decolonial. Para a análise estruturou-se um caminho a partir dos seguintes elementos: sujeitos históricos, especificamente, os indígenas e suas representações; proposições temáticas; conteúdos e conceitos propostos; sequência didática; referencial teórico e bibliográfico.
- ItemUm olhar sobre os discursos e representações sobre África e negros no cotidiano da sala de aula na Escola Modelo municipal Antônio Batista no decorrer da semana de consciência negra - Eunápolis, 2017(Universidade do Estado da Bahia, 2020) Lima, Caroline Santos; Santos, Joceneide Cunha dos; Silva, Célia Santana; Silva, Geovani de JesusA sala de aula é um espaço tanto de aprimoramento e descobertas de conhecimentos quanto de sociabilidades entre os estudantes e docentes. Por isso, a sala de aula é um ambiente de destaque neste trabalho, voltando-se para discussões e apresentações acerca da utilização da lei 10.639/2003, nas turmas dos oitavos anos na Escola Modelo Municipal Antônio Batista, situada no bairro Juca Rosa, zona periférica e urbana de Eunápolis. Para tanto, apresentamos sobre a cidade Eunápolis, o bairro Juca Rosa, a Rede municipal, a Escola Modelo Municipal Antônio Batista, os cenários ao redor da Escola, assim como apresentamos a docente principal observada na pesquisa Flor de Lótus, apresentamos sobre o PNLD de 2015, o livro didático adotado pela Escola da coleção “História dos dias de Hoje” da editora Leya, finalizando com análises sobre as respostas referentes a atividade aplicada nas quatro turmas de oitavos anos dos turnos matutino e vespertino: “Escrever um poema ou poesia em relação ao negro sobre o que está sendo estudado e até repensar sobre o que se pensa em relação ao negro e o que representa.” De modo a identificar quais são os discursos e representações sobre África, culturas africanas e afro-brasileiras nas respostas estudantis e no livro didático.