Navegando por Autor "Silva, Genilson Ferreira"
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- ItemDa invisibilidade ao uso pedagógico: uma proposta para a utilização dos arquivos escolares no ensino de história(Universidade do Estado da Bahia, 2024-09-30) Barbosa, Ellen Santos; Miguel, Antonieta; Correia, Luciana Oliveira; Silva, Genilson Ferreira; Matos, Fernanda de OliveiraEsse trabalho investigativo foi desenvolvido no formato Multipaper ((Mutti; Klüber, 2018), onde a partir de três artigos, tive por objetivo discutir o uso das fontes históricas presentes nos arquivos escolares com um olhar didático pedagógico atrelado a construção do conhecimento histórico. Nesse sentido, a questão-problema desse trabalho investigativo procurou entender: de que maneira os arquivos escolares podem contribuir para a construção do conhecimento histórico em sala de aula? Para responder tal interrogação, partir do princípio de que o estudante deve se sentir parte da história. A aprendizagem histórica se torna significativa quando o ensino da ciência de referência possibilita que ele tenha conhecimento necessário para que, de modo científico, possa desenvolver a formação do conhecimento histórico (Schmidt, 2020). Diante dessas questões, propus uma metodologia alicerçada na historiografia e no campo da História da Educação (Ragazzani,2001), utilizando a análise da pesquisa bibliográfica e documental (Pimentel, 2001), capaz de discutir o ensino de história de uma ótica pouco abordada, através dos documentos encontrados nos arquivos escolares. Como arcabouço teórico, utilizo autores que discutem conceitos na área historiográfica da educação como Ragazzani (2001) e autores que abordam sobre Cultura Escolar (Julia, 2001), Ensino de História (Schmidt, 2022), Formação de professores (Dias, 2003), Aprendizagem histórica e Formação do Pensamento Histórico, como Barca (2005), Rüsen (2015), Schmidt (2020), entre outros autores. Esse trabalho se torna importante para a comunidade acadêmica na medida em que contribui de forma significativa para a formação do professor, pois impulsiona o Ensino da História a se estabelecer como local de construção de conhecimento, agindo de forma didática e a partir da realidade dos estudantes. Assim, será possível novas descobertas a respeito da História da Educação e também da comunidade em que se insere.
- ItemGinásio Dom Justino Russolillo, em Palmas de Monte Alto (1965 - 1980): memória e história(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-20) Pereira , Leucy da Silva; Silva, Genilson Ferreira; Veiga, Cynthia Greive; Miguel, AntonietaEsta pesquisa tem como objeto de estudo a história do Ginásio Dom Justino Russolillo, instituição de ensino privado criada, no final do ano de 1964, no município de Palmas de Monte Alto-BA. Busca contribuir com a conservação da memória institucional escolar, requisito importante para a reflexão sobre as práticas educativas do passado e do presente. A instituição funcionou entre os anos de 1965 e 1980, quando ofertou o Curso Ginasial e o Curso Normal de 2º Grau com a formação em magistério. A propósito disso, atentamo-nos aos debates que determinaram o processo de criação do Ginásio, à origem social dos alunos e ao que a cultura escolar, representada pelas fontes, nos permite conhecer sobre: ensino e aprendizagens, a relação entre escola e seus atores, escola e comunidade, e a conjuntura social, política e econômica que a envolvia. O presente estudo orienta-se pela metodologia da Nova História Cultural, que contempla as práticas sociais e culturais de realidades específicas, em conexões com o contexto da época. Apoiados nesse parâmetro historiográfico, interpretamos as fontes documentais em papel pertencentes ao arquivo do ginásio, fontes verbais e a estrutura física da escola, para conhecermos também as relações de poder e a relação entre educação pública e educação privada de ensino. Nesse sentido, analisamos a arquitetura do primeiro prédio, emprestado pela prefeitura para o funcionamento provisório do ginásio, no período de 1965 a 1970, bem como a arquitetura do Colégio Dom Justino Russolillo que funcionou em prédio próprio a partir de 1970. Além disso, discutimos as práticas educativas, a formação de professores, as tendências de ensino, os eventos festivos e a relação entre as memórias da Instituição e os seus respectivos espaços, tanto interno como externo. Entendemos que o Dom Justino Russolillo demarca o início da educação secundária no município, por isso é importante a preservação da sua memória para melhor conhecer a história da educação local e discutir aspectos da história da educação brasileira. Embora tenha assumido um importante papel, ao ofertar esse modelo educativo à comunidade de Palmas de Monte Alto, nem por isso pode ser concebido como um colégio que atendeu as demandas do município quanto a essa etapa de ensino, pois não era para todos, mas restrito às famílias que podiam pagar pelo estudo ou que recebiam bolsas da administração municipal ou do próprio ginásio. Nesse ensejo, refletimos sobre a negação das condições básicas de cidadania pelo poder público, sobretudo devido à falta de acesso ao ensino público secundário. A despeito disso, reconhecemos o interesse da sociedade monte-altense, a partir do movimento de crianças, jovens, adolescentes e adultos, no campo e na cidade, pela busca da educação escolar, inclusive em colégios públicos de cidades vizinhas.