Navegando por Autor "Silva, Francisca de Paula Santos da"
Agora exibindo 1 - 20 de 32
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA participação da Bahiatursa na rede turística do estado da Bahia (1968 - 2006)(Universidade do Estado da Bahia, 2012-08-09) Silva , Núbia Anunciação da; Silva, Francisca de Paula Santos da; Martins, Luciana Conceição de Almeida; Sá, Natalia Coimbra deO objetivo desta pesquisa é analisar a participação da Bahiatursa na rede turística do Estado da Bahia, no período de 1968 a 2006, cujo escopo é construir conhecimentos sobre as políticas públicas para o turismo e a gestão da Bahiatursa, visando identificar as ações desta instituição que promoveram o desenvolvimento o turismo na Bahia. Os dados foram levantando em fontes primárias, em jornais como A Tarde, Diário de Notícias e Jornal da Bahia da época, e em relatórios da Bahiatursa. Por meio desta instituição, foram criadas diretrizes, planejamentos e promoções, fazendo com que a Bahia se tornasse conhecida nacional e internacionalmente.
- ItemAmpliação da Oferta de Vagas da EJA Integrada á Educação Profissional: Uma Proposta para o Proeja no IF Baiano(2018-10-22) Silva, Michele Sena da; Amorim, Antônio; Silva, Francisca de Paula Santos da;Esta pesquisa discute a ampliação da oferta de vagas do PROEJA no IF Baiano, um dos dois institutos federais no estado da Bahia. A instituição oferece cursos de Educação Profissional e Tecnológica na Educação Básica e na Educação Superior. Nesse contexto, a EJA possui uma oferta reduzida, havendo a necessidade do atendimento à Lei n° 5840/2006 que instituiu o PROEJA na Rede Federal e determinou que, no mínimo, 10% do total de vagas oferecidas por essas instituições fossem destinadas a esse programa. Então, questionamos: como o IF Baiano, instituição que oferta desde a Educação Básica à Superior, pode viabilizar a ampliação da oferta de vagas do PROEJA – Técnico para os seus campi? O nosso objetivo geral foi de dialogar sobre a viabilidade de ampliação da oferta de vagas do PROEJA – Técnico para todos os campi do IF Baiano. Os objetivos específicos buscaram discutir o PROEJA enquanto política de EJA que integra a Educação Profissional no IF Baiano; analisar as ações da gestão voltadas para a oferta de vagas do PROEJA no contexto do IF Baiano; e, propor uma sistemática para ampliação da oferta de vagas do programa na instituição. Para isso, realizamos uma pesquisa de natureza aplicada, cuja abordagem foi qualitativa, em que utilizamos como procedimento técnico o estudo de caso múltiplos nas unidades do IF Baiano de Catu, Governador Mangabeira, Guanambi, Serrinha e Reitoria. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos análise documental, entrevistas e notas de campo. Analisamos os Planos de Desenvolvimento Institucional (2009–2013) e (2015–2019), os Planos de Ação 2016 e 2017 e a minuta da Política de EJA. Dessa forma, dialogamos Moura e Henrique (2012), Kuenzer (2002), Ramos (2010), Machado (2011, 2016) e Vitorette (2014) para fundamentar as questões do PROEJA; Amorim (2007, 2012, 2017), Lück e colaboradores (2000), Libâneo, Oliveira e Toschi (2011) para embasar a gestão e a participação na instituição escolar; e Paiva (2006, 2007), Arroyo (2014), Pinto (1993), Gadotti (2009) e Gentili (2009) para discutir a EJA. Os resultados demonstram que há caminhos para viabilizar a expansão e a consolidação do PROEJA, mas isso depende de que a gestão compreenda a EJA como estratégica; que existe um leque de desafios cíclicos dentro dos campi, o que justificou a preferência da expansão do programa para unidades onde não há PROEJA; que a divulgação das metas institucionais precisa ter sua eficácia melhorada entre os servidores, buscando minimizar o desconhecimento e as informações truncadas; existe a necessidade de ampliar o diálogo e os meios de participação da comunidade, garantindo uma representação mais fidedigna de suas demandas nos órgãos colegiados; que as metas institucionais para a EJA estão ligadas à manutenção do curso já ofertado; que a ocupação de espaços formativos como o IF Baiano pelo público da EJA é um ato de resistência e luta para essas pessoas. Assim, concluímos que há a necessidade de criação de ambientes de formação e troca de experiências que favoreçam a participação, a integração e a interação entre os membros da comunidade. Palavras-chave: PROEJA. Gestão. Participação. Educação de Jovens e Adultos
- ItemBocapiu, Esteira e Gibão: os processos educativos construídos nas resistências de sujeitos-trabalhadores(as) na feira livre do Centro de Feira de Santana (BA)(2022-11-30) Costa, Sara Soares; Silva, Francisca de Paula Santos da; Teles, Alessandra Oliveira Teles; Oliveira, Edna Castro de Oliveira; Lima, José Raimundo Oliveira; Procopiuck, Mario; Drummond, Washington Luís Lima; Nunes, Eduardo José FernandesO cenário desta pesquisa é o município de Feira de Santana, na Bahia, que surge, segundo o imaginário popular, a partir de uma feira livre e de gado. A feira livre foi marcada por momentos de apogeu, glória e resistências, passando por um declínio fundamentado nos ideais Desenvolvimentistas e de Colonialidade. Atualmente, as resistências opõem-se ao Executivo Municipal e seu projeto unilateral e excludente de requalificação do Centro daquela cidade. Neste contexto, o objeto de pesquisa fixa-se nos processos educativos produzidos por trabalhadoras e trabalhadores que lutam contra as exclusões em favor da permanência de uma prática social ancestral. Destas resistências, emerge a pergunta central desta pesquisa: quais processos educativos podem ser produzidos por sujeitos-trabalhadores, em seus movimentos de resistência para permanecerem na feira livre do Centro de Feira de Santana? Tendo essa pergunta como direção, o objetivo principal traçado foi investigar os processos educativos produzidos por trabalhadores e trabalhadoras em suas resistências para permanecerem no Centro de Feira de Santana, com vistas a construir propostas colaborativas que fortaleçam estes movimentos. Para tanto, o percurso metodológico adotado fundamenta-se em propostas que permitem a participação efetiva dos atores sociais, tais como a pesquisa-ação e outras abordagens participativas, numa busca por conhecer e transformar a realidade. Inscrita numa abordagem qualitativa de pesquisa, esta pesquisa utilizou-se de coletas das informações que aconteceram mediante entrevistas, questionários, conversas, anotações de campo, que foram coletadas durante a participação orgânica no lócus da pesquisa, além de contar com a pesquisa documental e bibliográfica. Os fundamentos teóricos deste trabalho estão ancorados na Educação Popular e na Resistência, enquanto busca por direitos, tendo os estudos de Paulo Freire como eixo central para imersão numa educação experimentada fora dos muros da escola, permeada de cultura popular e de processos que podem colaborar para formação de cidadãos emancipados, autônomos e críticos, capazes de empreender esforços para dizerem a sua própria palavra, assumindo uma Comunicação Popular, constituída a partir dos sujeitos em situação de exclusão e em luta por seus direitos. Os resultados apontam a existência de movimentos de resistência efetivada por trabalhadores e trabalhadoras em luta para permanecerem num determinado lócus, a área central de uma cidade, trazendo de forma subjacente, a manutenção de parte da história, cultura, identidade e memória deste município, evidenciando a luta e organização de feirantes, ambulantes, camelôs e apoiadores(as) contra a exclusão. Assim, a conclusão indica que os movimentos de resistência investigados se configuram como processos educativos que contêm outros processos igualmente educativos, constituídos a partir da luta por direitos, contribuindo para pensar as opressões impostas àquelas pessoas, marcadas por estruturas de racismo, exclusão e desigualdades. Além disso, a pesquisa evidencia processos educativos voltados para o protagonismo feminino negro; a organização de trabalhadores(as) de diversas categorias em solidariedade e ação conjunta; a conscientização; a politização; a produção e a difusão de conteúdos construídos pelos excluídos, no exercício do direito (re)conquistado de dizerem as suas próprias palavras, percepções da realidade e versões dos fatos; e a apresentação de valores e saberes significativos para os movimentos de resistência, seus sujeitos e para sociedade em geral.
- ItemCartilha (in)formativa sobre Turismo de Base Comunitária “O ABC do TBC”(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Filho, Alberto Viana de Campos; Silva, Francisca de Paula Santos da; Chaves, Ises Maria Ferreira; Araújo, Maria do Carmo; Tapie, Revecca CazenaveEsta Cartilha tem como finalidade a sensibilização, mobilização e (in)formação sobre o turismo de base comunitária no espaço urbano. Ela é parte das ações do projeto intitulado Turismo de Base Comunitária na Região do Cabula e Entorno, aprovado pelo Edital 021/2010 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), e vinculado à Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Este projeto vem sendo desenvolvido nos bairros de Arenoso, Arraial do Retiro, Beiru/ Tancredo Neves, Cabula, Engomadeira, Estrada das Barreiras, Mata Escura, Narandiba- -Doron, Pernambués, Resgate, Saboeiro, São Gonçalo, Saramandaia e Sussuarana, por meio de encontros com e nas comunidades. O propósito principal deste é a mobilização das comunidades para a criação de Roteiros Turísticos Urbanos Alternativos, Responsáveis, Sustentáveis e Solidários (RTUARSS) em cada bairro, culminando na criação de uma Cooperativa de Receptivos Populares Especializada nestes roteiros. Para a realização das ações, nas comunidades destes bairros, contamos com uma equipe multidisciplinar que contempla as áreas de educação, saúde, meio ambiente, história, cultura, lazer, urbanismo, turismo, comunicação, economia solidária, tecnologia social, tecnologia da informação e outras. A área delimitada pelo projeto vem sendo inserida, de forma pontual, nos roteiros turísticos convencionais comercializados desde a década de 1950 por operadoras de turismo. Estas incluem apenas alguns restaurantes e terreiros de candomblé desta localidade e sua população é alijada das benesses promovidas pela atividade turística que vem sendo desenvolvida, predominantemente, na área litorânea da cidade, contemplando assim o turismo de sol e praia. Tendo em vista a diversidade cultural e ambiental existentes nessas comunidades urbanas, entendemos que ações com este fim favorecerão a diversificação da oferta turística de Salvador, e o desenvolvimento social e econômico daquelas localidades, não só por meio do turismo, mas da produção associada, cooperativismo e outras atividades que fortalecem as relações entre as pessoas e as comunidades. Outro aspecto a destacarmos é que o valor histórico-cultural da área em estudo ainda é pouco conhecido e ensinado nas escolas. A partir dessas considerações, entendemos que a proposta de turismo de base comunitária abre espaço para diálogo sobre os aspectos do cotidiano das comunidades, e caminhos de interação entre as comunidades e a universidade.
- ItemDesign cognitivo socioconstrutivista para a produção do conhecimento na educação de jovens e adultos a distância(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-16) Freitas, Gisele Márica de Oliviera; Silva, Francisca de Paula Santos da; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Barreto, Maria Raidalva Nery; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Mendes, António Manuel QuintasEsta pesquisa teve como objetivo desenvolver e aplicar um design cognitivo socioconstrutivista para a produção do conhecimento, via TV Web Educativa, para estudantes da educação de jovens e adultos da Escola Sesi Reitor Miguel Calmon. O objetivo geral desta pesquisa foi promover uma modelagem tecnológica educacional fundamentada nos princípios socioconstrutivistas que contribua para formar os sujeitos da EJA do Antigo Quilombo Cabula. Para a pergunta qual modelagem tecnológica educacional poderá contribuir para formar jovens e adultos do Antigo Quilombo Cabula para o mundo do trabalho? Apresentou-se a solução tecnológica da TV Web educativa. Como resultados, na dimensão da modelagem a proposta articula teoria, contexto e prática dos sujeitos implicados e contribui para o entendimento da importância do contexto dos estudantes da Escola Sesi Reitor Miguel Calmon para a promoção de práticas pedagógicas de sentido, na dimensão científica a pesquisa promove e dissemina a produção acadêmica sobre design cognitivo socioconstrutivista para a produção do conhecimento por meio de uma solução tecnológica, mais especificamente uma TV Web educativa, além de apresentar uma pesquisa de cunho histórico sobre os Quilombos Urbanos. Na dimensão perspectivas abertas, o caráter iterativo da pesquisa-aplicação possibilita o desenvolvimento de futuros ciclos de aplicação, sendo assim novos temas podem emergir em diálogo com o contexto e os sujeitos da pesquisa. Como método de pesquisa, adotou-se a pesquisa aplicação e as contribuições do socioconstrutivismo para a produção do conhecimento. No referencial teórico, adotou-se Arroyo (2006), Carreira (2014), Di Pierro (2001), Freire (2002; 2016; 2021), Haddad (2000) para a articulação conceitual no campo da educação de jovens e adultos, Gonçalves (2020) para modelagem da TV Web, para as discussões sobre o socioconstrutivismo utilizou-se Matta (2002; 2011; 2014) e Vigotsky (2004; 2007) como suporte teórico para a metodologia pesquisa aplicação utilizou-se Bannan (2018), Gravemeijer (2018), Matta ( 2011), Plomp (2018), Santiago (2018) e Santos (2018).
- ItemDifusão de conhecimento e mobilização social para adoção da política pública do programa de educação ambiental e mobilização social em saneamento da Bahia(2015-04-07) Neves, Rubem Castro; Rocha, José Cláudio; Ribeiro, Núbia Moura; Freitas, Kátia Siqueira de; Rocha, Júlio César de Sá da; Silva, Francisca de Paula Santos daEsta pesquisa foi realizada entre os anos de 2013 e 2014 com base em intervenções feitas durante o ano de 2010. Está relacionada com a difusão de conhecimento e mobilização social para adoção da política pública do Programa de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento no Estado da Bahia (PEAMSS Bahia). Foi estudado, a partir das intervenções feitas por este programa, como a difusão de conhecimentos e a mobilização social podem influenciar a adoção da política pública de educação ambiental no âmbito do PEAMSS Bahia. Para isso foram identificados os elementos envolvidos na assimilação e difusão de conhecimento, na mobilização social e na mudança de atitudes da população envolvida. A pesquisa descreve como a população, através da difusão de conhecimento e da mobilização social, reagiu frente à adoção dessa política, com vistas a propor medidas que possam contribuir com novas intervenções. A tese está embasada principalmente nas teorias de difusão de inovação, de mobilização social e da educação ambiental crítica. A pesquisa se constituiu em um Estudo de Caso. Os instrumentos de coleta foram variados, envolvendo grupo focal, aplicação de questionário com a escala Likert, observação direta e análise de documentos. A análise principal dos dados foi a partir da construção da explanação com triangulação dos dados. Os resultados dessa investigação associados às teorias pertinentes indicaram que a difusão e o uso do conhecimento ocorreram de uma forma bastante pessoal e em um círculo muito fechado em que as mudanças de atitudes estão mais relacionadas com o indivíduo que o coletivo. A ausência do poder público local foi registrada como algo negativo para o sucesso das intervenções realizadas. A mobilização social não se efetivou de forma plena, apesar de um bom projeto de comunicação. Isto dificultou a adoção da nova ideia em nível coletivo, porém, em nível individual, essa adoção foi considerada satisfatória. No que diz respeito aos aspectos relacionados às premissas de uma política pública, os resultados observados apontaram para uma fidelidade a essa política. Os resultados apontaram também para a necessidade de continuidade dos trabalhos de intervenção por mais algum tempo. Com base nesses resultados, foi constatado que a difusão de conhecimentos e a mobilização social contribuem para a adoção da política pública de educação ambiental proposta pelo PEAMSS Bahia, e podem influenciar essa adoção de diversas maneiras. Nesse contexto, ficou evidente a importância da valorização do sujeito através do empoderamento pelo conhecimento, ressaltando o desenvolvimento de valores e habilidades e, ao mesmo tempo, reafirmando sua condição humana de ator do processo na autogestão e controle social.
- ItemA educação de jovens e adultos nos planos municipais de educação: avanços e desafios da gestão participativa no extremo oeste da Bahia(2018-12-20) Carvalho, Romênia Barbosa de; Amorim, Antônio; Silva, Francisca de Paula Santos da; Costa, Patrícia Lessa Santos; Queiroz, Kelli Consuelo Almeida de LimaA Dissertação apresenta uma reflexão teórica e metodológica acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos Planos Municipais de Educação (PME), em relação à gestão participativa no extremo Oeste da Bahia, assim, problematiza: em que condições a elaboração e implementação do PME referente as políticas públicas da EJA e o trabalho da gestão participativa estão sendo concretizados na Região Oeste da Bahia? A partir da situação problema desenvolveram-se estudos nas Secretarias de Educação dos municípios em torno dos planos de educação na modalidade da EJA no que tange à análise de metas, participação da comunidade, monitoramento e avaliação do processo. Buscou-se como objetivo geral Analisar a educação de jovens e adultos no desenvolvimento dos Planos Municipais de Educação em relação aos desafios e avanços da gestão participativa dos municípios do Extremo Oeste da Bahia. A partir deste, foram traçados os objetivos específicos, a saber: investigar as políticas públicas de valorização da modalidade da EJA nos Planos Municipais de Educação; identificar a gestão participativa nos Planos Municipais de Educação a partir dos ciclos formativos de diálogos com Secretários Municipais de Educação; analisar os impactos sociais, culturais, educacionais e políticos no desenvolvimento e qualidade educacional na modalidade EJA com base na efetivação dos PMEs nos municípios da Região Oeste. O aporte metodológico traçado neste percurso foi uma pesquisa aplicada, a partir da intervenção das formações continuadas para os gestores das Secretarias Municipais de Educação. A abordagem adotada foi qualiquantitativa com auxílio da pesquisa de campo enquanto procedimento estratégico. Utilizou-se como técnicas de coleta de dados a entrevista semiestruturada e o grupo focal. Foram consultados vinte e três Secretários de Educação e doze membros do grupo colaborativo do Plano Municipal de Educação. Os fundamentos estão pautados nas proposições de Freire (2011; 2005; 2000; 1996; 1987), Gadotti (2016; 2011; 2003), Amorim (2017; 2012; 2007; 2001), Saviani (2014; 2010; 2009b; 2008; 1999; 1996), Bordignon (2008; 2007), Dourado (2011; 2010; 2009; 2008; 2007; 2006), Luck (2000; 2002; 2009; 2011). Com base na pesquisa foram obtidos os seguintes resultados: os secretários e coordenadores do grupo colaborativo afirmaram que 80% dos municípios têm cumprido a meta 08 nos PMEs na oferta de matrícula e permanência, enquanto 20% têm atingido as metas 09, alfabetização de adultos e meta 10, ensino médio profissional; evidenciaram nos posicionamentos dos Secretários e dos coordenadores dos PMEs os avanços na EJA pós PME, como aumento de matrícula e o fortalecimento do processo de alfabetização de adultos nos municípios. Apresenta-se nos PMEs um modelo de gestão burocrático, enfatizado pelos coordenadores, enquanto os secretários afirmaram o modelo da gestão participativa, por contar com a participação de todos. Conclui-se que os sistemas de educação nos municípios precisam investir em políticas públicas de direito para garantir o fortalecimento dos alunos da EJA.
- ItemEducação e Ecossocioempreendedorismo no Território do Antigo Quilombo Cabula(2019-10-25) Frazão, Maria de Fátima Aaraújo; Silva, Francisca de Paula Santos da; Sampaio, Carlos Alberto Cioce; Lima, Antonio Almerico Biondi; Rodrigues, Lívia da Silva Modesto; Rocha, José Claudio; Nunes, Eduardo José FernandesEsta tese apresenta aspectos socioeconômicos, culturais e ambientais e modos de agir e produzir de iniciativas socio produtivas do Antigo Quilombo Cabula que buscam percursos alternativos e concepção de desenvolvimento mais inclusivo na realidade concreta da vida em comunidades periféricas que se configuram irradiadoras da ecossocioeconomia e do empreendedorismo social, resultando em ecossocioempreendimentos. Antigo Quilombo Cabula é um espaço urbano contemporâneo formado por dezessete bairros situados no entorno da Universidade do Estado da Bahia cujos legados e tradições de matriz africana e indígena afloram nas manifestações artísticas e culturais produzidas pelas iniciativas individuais e coletivas, convivendo com escassas oportunidades de geração de renda e emprego, bem como dificuldades para dar visibilidade aos seus empreendimentos. Identificada a ausência de mapeamento destas iniciativas populares socio produtivas que se aproximam das concepções teóricas elencadas, tem-se como objetivo analisar as iniciativas socio produtivas como potencializadoras do ecossocioempreendedorismo no contexto do Antigo Quilombo Cabula. Por meio de pesquisa descritiva-analítica, com abordagem qualitativa e exploratória, a investigação configura-se em estudo de quatro casos nos bairros Barreiras e Mata Escura, integrantes do Antigo Quilombo Cabula e apresenta o perfil e as características, as potencialidades e limitações, as práticas inerentes ao contexto sócio histórico e implicações no desenvolvimento territorial sustentável; construído com a colaboração dos partícipes da pesquisa em atendimento às demandas identificadas, um guia orientador com informações sobre projetos de fomento, captação de financiamento e participação em editais para potencializar a organização e visibilização de ecossocioempreendedores que atuam em atividades artísticas e culturais. Como critérios de escolha das iniciativas socio produtivas investigadas, destaco a atuação nas áreas de cultura, arte e educação, a participação nas atividades do Projeto de Turismo de Base Comunitária do Cabula e entorno (TBC Cabula) e a disponibilidade em participar da pesquisa. Os resultados demonstram que as iniciativas socio produtivas pesquisadas possuem atributos de ecossocioempreendedorismo, fortalecem e promovem articulação com outros empreendimentos e/ou iniciativas, atuam na transformação da comunidade local com mediação educativa, como protagonistas do desenvolvimento territorial sustentável, norteadas pelo empoderamento, participação, identidade cultural, ação e organização política e articulação institucional, princípios fundantes do ecossocioempreendedorismo. Constatou-se que existe uma dinâmica produtiva nas ações expressas nas identidades e nas práticas sociais, culturais, políticas e religiosas, surgidas no mundo da vida dos ecossocioempreendedores na forma de ecos do contexto sócio histórico que gerou os liames e vínculos dessa localidade e, estão enlaçados em modos de organização e de produção peculiares, tecidos na trama da identidade cultural presentes nos saberes e fazeres instituídos, como possíveis elos de conexão entre esses pontos de conhecimento.
- ItemEducação e participação popular: processo educativo socioambiental no antigo quilombo cabula(2017-05-03) Queiroz, Iala Serra; Silva, Francisca de Paula Santos da; Matos, Zanna Maria Rodrigues de; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Andrade, Elizario SouzaO presente trabalho tem como objetivo analisar o exercício da participação popular dos grupos e movimentos sociais do Antigo Quilombo Cabula, buscando observar a dimensão educadora deste exercício dentro dos grupos sociais comunitários, de modo que esses espaços sejam um canal de diálogo e mobilização para a resolução de conflitos socioambientais. Para tanto, buscou-se responder o questionamento de como se configuram os processos de participação popular, nos grupos e movimentos sociais, do Antigo Quilombo Cabula enquanto espaços comunitários, e, em que medida eles são educadores e se mobilizam colaborativamente para o agir socioambiental. Sendo assim, a pesquisa teve como base epistemológica a dialogicidade na compreensão da dialética materialista freireana, qualitativa na classificação de pesquisa-participante, que envolveu diálogos e vivências nas comunidades participantes, observações, questionários, entrevistas, análises de documentos, rodas de diálogos e visitas técnicas, onde foram mapeadas iniciativas de grupos e movimentos sociais que atuam na área socioambiental; além dos conselhos comunitários do Antigo Quilombo Cabula; identificou-se a dimensão educativa desses espaços; identificou-se junto com os grupos e os movimentos sociais os conflitos socioambientais existentes na localidade do Antigo Quilombo Cabula; verificou como as políticas públicas ambientais estão sendo aplicadas ou não nesta localidade, bem como contribuiu no fortalecimento de um espaço educador que contemple reflexões sobre a temática socioambiental. Com a análise dos dados e com as vivências e diálogos, conclui-se que é diverso o número de grupos e movimentos sociais que atuam nesta localidade, com o mesmo propósito, porém desarticulados entre si e com dificuldade de atuarem em rede, além disso verificou-se que as políticas públicas ambientais não se materializam de forma efetiva, tendo como exemplo principal o descaso com o Horto Florestal do Cabula. No entanto, é legítimo o esforço feito pelos grupos sociais em estar discutindo em suas pautas de lutas, os conflitos socioambientais de forma conjunta, com a contribuição do projeto de Turismo de Base Comunitária, cujo principal objetivo é aproximar as comunidades do Antigo Quilombo Cabula, dando-lhes condições alternativas para gerir o local na busca de uma melhor qualidade de vida.
- ItemEducação para o turismo de base comunitária no antigo quilombo Cabula: processo de formação de estudantes do ensino médio usando o jogo RPG digital como ferramenta pedagógica(2017-09-29) Alves, Katiane; Silva, Francisca de Paula Santos da; Romão, Eliana Sampaio; Maltez, Thyrso Sacramento; Lima, Josefa Santana; Factum, Ana Beatriz SimonEsta pesquisa constrói conhecimento sobre educação para o Turismo de Base Comunitária - TBC, noAntigo Quilombo Cabula, aplicando o jogo Rolling Player Game - RPG Digital como ferramentapedagógica para estudantes de escolas públicas. Para aplicação dessa pesquisa, utilizou-seaabordagem metodológica Design-Based Research - DBR, desenvolvida e apropriada para pesquisaaplicada, pois favorece a contribuição coletiva de múltiplos sujeitos, e temcomo etapasdeinvestigação a aplicação e refinamento da solução visando desenvolver soluções práticas. Paraisso, construiu-se conhecimento sobre Antigo Quilombo Cabula, a partir do contexto das comunidadesdelimitadas nessa localidade, por meio de observação participante, diálogos informais, entrevistasemiestruturada e estudos científicos sobre o tema. O jogo foi aplicado numcolégio estadual emSalvador, tendo como público, estudantes do 1º ano, do ensino médio, com idade entre 16e 18anos. As etapas cumpridas contemplaram a primeira aventura do processo de formação sobre a histórialocal.O resultado mostrou que essa proposta simulada por meio do jogo RPG promoveu conhecimentoecolaboração entre os participantes, portanto, capaz de educar estudantes para o TBC.
- ItemEducação para o turismo de base comunitária no quilombo Cabula: formação para o mundo do trabalho(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-30) Alves, Katiane; Silva, Francisca de Paula Santos da; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Lima, José Raimundo Oliveira; Alexandre, Lilian Maria de Mesquita; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Ribeiro, Josete Bispo; Nunes, Eduardo José FernandesEsta pesquisa trata da construção de conhecimento acerca da educação para o Turismo de Base Comunitária (TBC), na localidade do Quilombo Cabula, para a formação de jovens e adultos dos ensinos médio e superior para o mundo do trabalho, numa perspectiva da economia solidária em diálogo com a ecossocioeconomia e economia dos setores populares.Houve como questão principal o problema de pesquisa: “Que educação para o turismo de base comunitária favorece a inserção de jovens e adultos do Quilombo Cabula no mundo do trabalho?”. Nesse sentido, o objetivo geral traçado foi construir e aplicar uma proposta de educação para o turismo de base comunitária visando à inserção de jovens e adultos, residentes do Quilombo Cabula, no mundo do trabalho. Para tal, definiu-se como objetivos específicos: a] Conhecer o contexto do Quilombo Cabula; b] Descrever princípios da economia solidária, da ecossocioeconomia, do trabalho e da educação popular a serem aplicados ao Turismo de Base Comunitária; c] Caracterizar o Turismo de Base Comunitária no Quilombo Cabula; d] Desenvolver modelagem de uma educação para o Turismo de Base Comunitária; e, por fim, e] Analisar o processo de aplicação da educação para o turismo de base comunitária e sua legitimidade para os jovens e adultos do Quilombo Cabula. Para aplicação, enquanto proposta educacional para o turismo de base comunitária para a inserção de jovens e adultos no mundo do trabalho, utiliza-se a Pesquisa-Aplicação ou Design-Based Research (DBR), desenvolvida e apropriada para pesquisa aplicada, pois favorece a contribuição coletiva de sujeitos e tem como etapas de investigação a aplicação e refinamento de uma solução, eminentemente, prática. A metodologia contou, também, com a pesquisa bibliográfica e documental. Tendo como referenciais teóricos: Martins (2017), Matta (2013), Souza (2018), Fernandes (2006) e Nicolin (2016), relacionados ao contexto do Quilombo Cabula. Em Maldonado (2009), Irving (2009) e Silva (2014) para fundamentarem o Turismo de Base Comunitária. Buscou-se aporte em Brandão (1985, 1986, 2006) acerca da Educação Popular; Paulo Freire (1987, 2004, 2009) e outras referências sobre a concepção dialógica. Medeiros (2011), para tratar de empreendimentos solidários e cooperativismo; Singer (2002), Economia Solidária; Sampaio (2008, 2019), sobre a Ecossocioeconomia; Kraychete (2020), para diálogo com a Economia dos Setores Populares. Castells (2010), Harvey (2016), Marx (1970) e Santos (2013), sobre a concepção do Mundo do Trabalho. Apresentaram-se aspectos da contemporaneidade, objetivando verificar as demandas sociais de jovens moradores da localidade para elaboração da proposta de formação. Os resultados, tais como: a realização de um roteiro; os plantões do coletivo na gestão do BazArte, criado para angariar recursos para a operadora e Coletivo Cultarte; as reuniões para planejamento de ações da Operadora de Receptivo AQC (Antigo Quilombo Cabula) revelam que as rodas de conversas, com base no contexto do Quilombo Cabula, na economia solidária, na educação popular e na dialógica freiriana, bem como nos princípios do Turismo de Base Comunitária, atendem à demanda de uma educação para o Turismo de Base Comunitária no território de quilombo, respeitando as especificidades do processo educativo naquele contexto. Sendo possível afirmar que a educação para o Turismo de Base Comunitária, contextualizada, com base na educação popular, economia solidária, aplicada por meio das rodas de conversas, favorece a inserção de jovens e adultos no mundo do trabalho.
- ItemEducação para o turismo de base comunitária: construindo caminhos para o desenvolvimento local do povoado alto, Tucano, Bahia(2020-03-25) Martins, Juliana Andrade do Carmo; Silva, Francisca de Paula Santos da; Sampaio, Carlos Alberto Cioce; Romão, Eliana Sampaio; Amorim, Antonio; Nunes, Eduardo José Fernandes; Neiva, Luiz Paulo AlmeidaEste estudo tem como objetivo construir uma proposta de educação adequada para o desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária no contexto do Povoado Alto em TucanoBahia, com o intuito de respondermos ao problema de pesquisa sobre qual a proposta de educação adequada para o desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária no Povoado Alto, em Tucano- Bahia. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizamos a metodologia Design Based Research (DBR), traduzida como Pesquisa Aplicação, a qual pode ser utilizada para o desenvolvimento de teorias, artefatos e práticas pedagógicas, visando seu uso em processos de ensino-aprendizagem, formal ou não formal. Escolhemos a abordagem da Pesquisa Aplicação ou DBR por apresentar métodos e características que dialogam com a concepção dialógica de educação de Paulo Freire que adotamos como base teórica e prática para esta pesquisa. Mediante o uso da abordagem metodológica e a partir das reflexões oriundas do estudo do contexto sócio-histórico do Povoado Alto, bem como das discussões sobre Turismo de Base Comunitária (TBC) e educação, optamos por desenvolver rodas de conversas temáticas como proposta de educação para o TBC com os jovens e adolescentes altenses. As rodas de conversas propiciaram um processo de educação para o Turismo de Base Comunitária enraizado na história e cultura local. Os resultados, como a criação de roteiros e recebimento de visitantes, criação de uma biblioteca comunitária e ecomuseu, realização de eventos como o pôr do Sol cultural, revelam que a roda de conversa ancorada nos conhecimentos do contexto sóciohistórico do Povoado, na educação dialógica e popular e nos princípios do TBC é uma proposta adequada para o processo de educação para o Turismo de Base Comunitária na comunidade altense.
- ItemEducação popular e turismo de base comunitária: processos de valorização do Patrimônio Histórico e Cultural da Mata Escura, Salvador- BA.(2018-03-29) Bôas, Caio Henrique da Silva Vilas; Silva, Francisca de Paula Santos da; Maltez, Thyrso Sacramento; Sá, Natalia Silva Coimbra de; Nunes, Eduardo José FernandesEste trabalho é resultado de uma trajetória de pesquisa que desde a graduação vem sendo desenvolvida na perspectiva de construção colaborativa de conhecimento, identificado na Educação Popular enquanto forma acessível e dialógica de educação, e possibilidade para o movimento de sensibilização e organização para o Turismo de Base Comunitária- TBC visto da necessidade de valorização da produção cultural e do patrimônio histórico das comunidades socialmente marginalizadas e economicamente periféricas. Estes esforços culminaram com a articulação de 5 mulheres que vivem e/ou trabalham na comunidade de Mata Escura para a implementação do TBC. A partir da trajetória e dos estudos realizados anteriormente, visto o potencial das comunidades para a implementação do TBC, parte-se da seguinte indagação: Como a Educação Popular pode contribuir para valorização do Patrimônio Histórico e Cultural no processo de organização para o Turismo de Base Comunitária na Mata Escura? Para a resolução desta situação problema objetiva-se elaborar uma metodologia participativa que valorize o Patrimônio Histórico e Cultural da Mata Escura para o Turismo de Base Comunitária. Neste sentido; identifica-se parceiros para a efetivação do TBC na Mata Escura dentre os diversos atores sociais e partícipes do arranjo produtivo local; faz-se levantamento participativo e colaborativo daquilo que seja eleito pela comunidade enquanto Patrimônio Histórico e Cultural na Mata Escura. É um trabalho que adota por método a Pesquisa Ação. Para a elaboração deste trabalho utilizou-se pesquisas bibliográficas, de campo, e aplicação de metodologia participativa por meio das rodas de conversa recorrendo-se a história oral e à memória popular para o mapeamento do Patrimônio Histórico e Cultural da comunidade, elaborou-se Roteiros Turísticos Alternativos Responsáveis sustentáveis e Solidários- RTUARSS, construiu-se caderneta de parceiros e elegeu-se o Patrimônio Histórico e Cultural da comunidade que integra os RTUARSS numa perspectiva participativa, colaborativa e solidária.
- ItemEducação profissional no território de identidade irecê: uma análise do Centro Territorial (CETEP)(2016-04-20) Silva, Isabel Salviano da; Silva, Francisca de Paula Santos da; Lima, Antonio Almerico Biondi; Amorim, Antonio; Mutim, Avelar Luiz BastosEste trabalho tem como escopo principal o debate da relação: Educação Profissional e Território de Identidade, que pretendeu fazer análise da atuação do Centro Territorial de Educação Profissional CETEP no Território de Identidade. Para orientar a pesquisa partiu-se da seguinte questão de que maneira o CETEP-Irecê atua no Território de Identidade de forma a atender as especificidades do contexto onde está inserido, visto que a Educação Profissional da Bahia é pensada a partir das demandas socioeconômicas e ambientais dos Territórios de Identidade. Tendo como objetivo geral analisar a atuação do CETEP-Irecê no Território de Identidade, verificando como este atende às especificidades socioeconômicas e ambientais do contexto no qual está inserido. Os seguintes pontos foram pontuados como objetivos específicos: 1. Identificar e analisar a forma de atuação da gestão escolar desenvolvida no CETEP-Irecê; 2. Investigar a maneira que está sendo implantada a Proposta Curricular no CETEP-Irecê, orientado pelo Plano Estadual de Educação Profissional da Bahia; 3. Analisar a inserção dos egressos 2013 no mundo do trabalho, com ênfase nos cursos de Agropecuária, Enfermagem e Administração. Para atingir os objetivos propostos, foi utilizado o método de estudo de caso, para coleta de informações, fez-se pesquisa documental em documentos dados da instituição, visitas e observações, bem como questionários semiestruturados com parceiros, estudantes egressos dos cursos pesquisados, municípios, colegiado territorial, professores e equipe gestora. Diante da pesquisa realizada conclui-se que o CETEP-Irecê contribui significativamente com tais aspectos, oferecendo alguns cursos que atendem as características do território, não só os que foram aprofundados neste estudo. Mas a gestão do Centro precisa ser fortalecida de forma a aperfeiçoar sua atuação junto ao TI-Irecê e assim efetivar os objetivos educacionais, sociais, ambientais, econômicos e políticos da Educação Profissional da Bahia.
- ItemEducação, saúde e memória: narrativas e saberes das parteiras tradicionais no território do Cabula(2020-12-29) Galvão, Mary Lúcia Souto; Silva, Francisca de Paula Santos da; Ramos, Ticiana Osvald; Nunes, Isa Maria; Nicolin, Janice de Sena; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Souza, Elizeu Clementino deEste trabalho tem como objetivo principal analisar como o saber de Parteiras Tradicionais pode contribuir para a formação de enfermeiras, discutindo a importância da Educação em Saúde e das ações extensionistas nesse processo. A tese se vincula teoricamente à discussão sobre colonialidade do saber e seus efeitos no cuidado em saúde, sobretudo na construção do modelo de assistência ao parto hegemônico no Brasil, e teve como pressuposto as discussões que apontaram que a institucionalização e a medicalização do parto representada pelo desenvolvimento da biomedicina transformou o processo paturitivo em um procedimento médico, de consumo de tecnologias e intervenções, inscrevendo-o numa linha de produção masculina, desenvolvendo e reproduzindo assimetrias e desigualdades de gênero. Em termos metodológicos, o trabalho se pautou em pesquisa bibliográfica, análise documental (projetos pedagógicos, ementas dos componentes curriculares, projetos de extensão, programas e planos de saúde federais, estaduais e municipais), análise de dados socioeconômicos e indicadores epidemiológicos e em entrevistas-narrativas construídas com mulheres mais velhas do bairro do Cabula em Salvador para resgatar as memórias que elas guardam das Parteiras Tradicionais que atuaram naquele território. Considerando esse corpus, a tese sustenta que, através de mudanças na formação dos/as profissionais de saúde, é possível contribuir para a transformação do modelo de assistência à saúde e seus determinantes sociais. Concluí, assim, que o saber das Parteiras Tradicionais constitui um conhecimento valioso que deve ser reconhecido e valorizado na formação das profissionais de saúde.
- ItemEnlaces entre governança universitária e gênero: trajetórias de mulheres Reitoras nas Universidades Estaduais da Bahia(Universidade Federal da Bahia, 2018-12-13) Lima, Adriana dos Santos Marmori; Menezes, Ana Maria Ferreira; Castro , Yeda Antonia Pessoa de; Pimenta, Lídia Boaventura; Carvalho , Teresa; Silva, Francisca de Paula Santos da; Pimentel, Gabriela Souza Rêgo; Barbosa, Licia Maria de Lima; Messeder, Suely AldirGovernança universitária e relações de gênero são temas que se entrecruzaram para que tivéssemos uma compreensão sobre as especificidades da gestão desenvolvida por mulheres que assumiram a reitoria das Universidades Estaduais da Bahia. Investimos em matrizes teóricas sobre governança pública e gênero e trouxemos para o diálogo Paulo Freire e Marilena Chauí, com o intuito de refletirmos sobre a ideia de Universidade como um lócus de produção de conhecimento emancipatório, embora essa instituição ao longo de sua história tenha reproduzido em suas dimensões administrativas e acadêmicas, o androcentrismo, o classismo, o racismo e o colonialismo edificados na sociedade brasileira. Para além destes autores/as, trilhamos um debate sobre Estado e o planejamento da gestão das universidades públicas. Com as teorias de gênero, enfrentando a construção social da divisão sexual e seus desdobramentos na dimensão do trabalho, entrecruzamos essa temática com aquelas matrizes construídas sobre gestão universitária no interior das universidades públicas estaduais da Bahia. No caminho metodológico, nos debruçamos sobre os regimentos das universidades, seus planos de Desenvolvimento Institucionais e estatutos e entrevistamos as ex-reitoras destas UEBAs. Na análise do material, identificamos a faceta androcentrica dos documentos e assinalamos como a gestão das mulheres se recria e se reinventa na condição de resistência. Os achados revelam as trajetórias de vida pessoal e profissional bem como as especificidades da governança realizada por mulheres. As competências ressaltadas denunciam os procedimentos historicamente adotados por homens no desenvolvimento de funções de comando, e acrescidas àquelas que usualmente foram naturalizadas para essas, constitui um poder que as diferencia. Assumindo um lugar de resistência e de protagonistas na gestão, buscamos difundir o trabalho exitoso das mulheres no âmbito das universidades e reiterar a relevancia desses espaços de liderança. Finalmente, na defesa de um processo formativo interdisciplinar de governança universitária com e para mulheres, propõe-se o desenvolvimento de um projeto de extensão, tomando como base as discussões aqui postas, de forma dialógica, com mulheres que ocupam cargos de gestão, pesquisadoras sobre gênero e governança pública, para que esta tese possa ser usada na criação e na dinamização de espaços multirreferenciais de encontros e novas aprendizagens, capazes de denunciar as relações desiguais e preconceituosas de gênero, bem como de dominação que, infelizmente, ainda sustentam a governança de muitas universidades públicas do Brasil.
- ItemEubiose - Educação para paz e diversidade na contemporaneidade(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-04) Almeida, Márcio Nery de; Santos, Luciano Costa; Ferreira, Aurino Lima; Borghi, Giorgio; Santana, Carlos Eduardo Carvalho de; Silva, Francisca de Paula Santos daA complexidade característica da Contemporaneidade impacta diretamente os processos socioeducativos, instigando-nos a buscar formas de elaboração do saber que promovam a Paz e o respeito à Diversidade. Nesse contexto se inserem os ensinamentos do professor baiano Henrique José de Souza, fundador da Sociedade Brasileira de Eubiose, Colégio Iniciático que, há um século, vem formando gerações de brasileiros numa perspectiva espiritualista humanista voltada para construção da sociedade futura pautada num novo estado de consciência. A pesquisa, articulada em torno do sentido e relevância da Espiritualidade na construção dos processos formativos que respondam os complexos desafios da sociedade contemporânea, caracteriza a Eubiose como instituição promotora de processos socioeducativos não-escolares voltados para a formação de pessoas numa perspectiva da Cultura de Paz e de respeito à Diversidade na Contemporaneidade. O capítulo um da Tese discorre acerca da educação além do espaço escolar propriamente dito e dos processos formativos que se dão em outros espaços além daqueles tradicionalmente consagrados a ensino-aprendizagem. Partindo da abordagem metodológica de base etnográfica, associada a observação participante, contexto comportamental imersivo no qual a observação é utilizada como instrumento para coletar dados, o capítulo dois levanta a questão da posicionalidade do pesquisador envolvido no campo de pesquisa. No capítulo três, a Eubiose é descrita em seus aspectos históricos, filosóficos e iniciáticos, sendo apresentada como patrimônio cultural e marco civilizatório. No capítulo quatro, o campo é caracterizado numa perspectiva “desde dentro” abordando, em profundidade, aspectos que envolvem o processo seletivo e socioeducativo para admissão de novos membros. Por sua vez, o capítulo cinco aborda os eubiotas face aos desafios da Contemporaneidade, mediante seus posicionamentos diante de temas considerados sensíveis tais como: meio ambiente, veganismo, avanços da ciência, vacinas, racismo, preconceito, desigualdade social, direitos reprodutivos, união homoafetiva e diferentes modelos de família, além das contribuições da Eubiose no processo de formação de pessoas numa perspectiva de Paz e de respeito à Diversidade.
- ItemFestival alternativo Palco do Rock e sua importância para o turismo de eventos de Salvador-Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2016-05-16) Santos, Carine Nascimento dos; Silva, Francisca de Paula Santos da; Silva, Emilia Maria Salvador; Gomes Sobrinho, LirandinaEste trabalho consiste em construir conhecimento sobre o evento alternativo artístico-cultural que ocorre desde 1994 em Salvador-Bahia, o Palco do Rock. A pergunta disparadora é: como este evento vem acontecendo em um contexto da Terra do axé? Isto pode significar um ato de resistência, tendo em vista que ele acontece há 22 anos. Assim sendo, tem-se como objetivo analisar o caso do evento Palco do Rock, identificando o seu potencial para o turismo de Salvador. Como objetivos específicos: verificar a organização e gestão do evento artístico-cultural; identificar o perfil do público do Palco do Rock, destacando o do turista; compreender a relação dos organizadores do evento e o apoio de órgãos públicos do Estado da Bahia, especificamente a SETUR, SALTUR e SECULT. Trata-se de pesquisa qualitativa de estudo de caso simples. E teve como resultado a confirmação de que o evento Palco do Rock, com muito esforço de seus gestores e organizadores, além da falta de suporte adequado dos órgãos do Estado, por atrair milhares de pessoas, pode ser considerado um evento de grande porte e com potencial, que sendo valorizado por ambas as partes pode ser apresentado como produto turístico.
- ItemA formação estética e crítica do professor de arte na EJA: implicações na prática pedagógica(2019-08-02) Silva, Nilzete Araújo; Dantas, Tânia Regina; Canda, Cilene Nascimento; Carvalho, Carla Meira Pires de; Silva, Francisca de Paula Santos daA presente pesquisa tem por temática: A formação estética e crítica do professor de Arte na EJA: implicações na prática pedagógica. Assim, seu objeto de pesquisa centrou-se no estudo da formação de professores de Artes Visuais da EJA. A problemática delimitou-se às seguintes questões: como ocorre o processo da formação docente no contexto da EJA da Rede municipal de Salvador, considerando a perspectiva estética e crítica e sua influência na prática pedagógica? Assim, o objetivo consistiu em compreender, por meio das entrevistas, quais os percursos e propostas formativas dos professores da Educação de Jovens e Adultos de quatro escolas da Rede Pública Municipal de Salvador, e de como estas podem contribuir para refletir a formação de professores da EJA. Os sujeitos que contribuíram à construção dessa pesquisa foram quatro professores de Artes Visuais, que atuam em turmas de EJA da rede municipal de municipal de Salvador - Bahia. O trabalho possui abordagem qualitativa, sendo adotada a pesquisa colaborativa, tendo em vista que a mesma constitui em um importante meio de investigação e formação. Como referencial teórico, dialogamos com Arroyo (2007), Barbosa (1997), (Dantas (2012, 2016), Fusari e Ferraz (2001) Freire (1989, 1996, 2015), Haddad (1987), Ludke e André (1986), Macedo (1996), Ostrower (1987) dentre outros. O dispositivo utilizado para a obtenção das informações que fundamentam este estudo foram as entrevistas, realizadas individualmente com os professores. Sendo que o processo de realização das entrevistas orientou-se a partir de temáticas geradoras da experiência (escolarização; entrada e trajetória formativa na profissão e na EJA; abordagens metodológicas utilizadas, outros tempos e espaços de formação). As análises das entrevistas foram direcionadas pela investigação das experiências dos professores, sinalizando contribuições para a formação de professores na EJA. Este estudo permitiu como resultado a construção coletiva de um produto, Proposição de um Projeto de Oficinas pratico-reflexivas para professores de Artes Visuais da Educação de Jovens e Adultos que atuam no município de Salvador, proposta de formação para os profissionais que atuam na EJA, com o intuído de articular direcionamentos que certamente contribuirá para a formação docente na especificidade dessa modalidade educativa. A presente pesquisa apresentou o potencial de investigação da pesquisa colaborativa e do dispositivo das entrevistas, no processo de reflexão das trajetórias de formação de professores da EJA, e como estas são significativas na articulação da formação de professores.
- ItemGestão da educação de jovens e adultos: uma proposta de acompanhamento dos resultados no Senac-Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2022-06-07) Santana, Lauredite Silva Trindade; Silva, Francisca de Paula Santos da; Souza, Lanara Guimarães de; Cunha, Maria CoutoEsta investigação trata sobre a Gestão da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o foco na importância do papel exercido pelos gestores educacionais na definição do seu lugar de educadores de jovens e adultos na instituição SENAC-Bahia, na perspectiva de saber se a gestão de algumas unidades do SENAC contribui para a efetividade da educação profissional de jovens e adultos no estado da Bahia. O objetivo principal é analisar os fatores da gestão educacional que podem contribuir para a efetividade da educação profissional de jovens e adultos no SENAC-Bahia. Os objetivos específicos são: identificar os elementos técnicos, administrativos e pedagógicos da gestão educacional presentes nos documentos norteadores institucionais do SENAC; analisar os fatores que podem interferir na gestão educacional, relacionando-os com os resultados alcançados por unidades do SENAC-Bahia; e construir um modelo de instrumento de acompanhamento da gestão educacional que contribua para a efetividade da educação desenvolvida. Nesta perspectiva, apoiada nos estudos de Gil (2019), Prodanov (2013) e Ibiapina (2009), elegemos a pesquisa aplicada como percurso metodológico através de uma abordagem qualitativa. Como dispositivo estratégico, utilizamos a pesquisa colaborativa, e, como técnicas de coleta de dados e informações, a análise documental, a aplicação de questionário e os encontros virtuais para a realização de entrevistas semiestruturadas e de sessões de diálogos. Com base em autores como Paiva (2019), Weinberg (2014), Lück (2017) e Dornelas (2019), reportados na pesquisa, os resultados que obtivemos indicam que fatores como infra-estrutura, recursos financeiros, equipe preparada e estimulada, e planejamento alinhado e articulado das ações interferem diretamente no desenvolvimento educacional e consequentemente resultam em uma aprendizagem mais significativa na EJA.