Navegando por Autor "Silva, Emilia Maria Salvador"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEmpreender através da segmentação de mercado: o caso da Felicity Viagens e Turismo(Universidade do Estado da Bahia, 2016-05-05) Nascimento, Isabela Valadares da Silva; Silva, Marina Leão Costa da; Bandeira, Ariadna da Silva; Pereira, Aliger dos Santos; Silva, Emilia Maria SalvadorA atividade turística pode ser segmentada tanto pela oferta quanto pela demanda, sendo esta a mais recente tendência no mercado. Dentro desta perspectiva, os empresários do trade turístico têm buscado se especializar em determinados grupos sociais, sendo esta uma forma de fidelizar o cliente e assim manter o seu negócio no mercado. Por este ângulo, esta pesquisa estudou a segmentação de mercado pela demanda no turismo, cujo objetivo específico foi analisar os elementos que possibilitaram a criação da Felicity Viagens e Turismo – uma agência de viagens voltada para o público batista. Para a coleta de informações, foi utilizada, por exemplo, a pesquisa bibliográfica e de campo, com a realização de entrevistas com representantes de órgãos institucionais – Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) e Sindicato das Empresas de Turismo (SINDETUR) -, representante da Igreja Batista, proprietários da agência de viagens em estudo, além de questionários aplicados com os clientes assíduos da mesma. Assim, a partir deste estudo foi evidenciada uma forma de empreendedorismo em um mercado saturado, bem como os elementos que possibilitaram a criação da Felicity Viagens e Turismo, além de explanar características de seus clientes.
- ItemFestival alternativo Palco do Rock e sua importância para o turismo de eventos de Salvador-Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2016-05-16) Santos, Carine Nascimento dos; Silva, Francisca de Paula Santos da; Silva, Emilia Maria Salvador; Gomes Sobrinho, LirandinaEste trabalho consiste em construir conhecimento sobre o evento alternativo artístico-cultural que ocorre desde 1994 em Salvador-Bahia, o Palco do Rock. A pergunta disparadora é: como este evento vem acontecendo em um contexto da Terra do axé? Isto pode significar um ato de resistência, tendo em vista que ele acontece há 22 anos. Assim sendo, tem-se como objetivo analisar o caso do evento Palco do Rock, identificando o seu potencial para o turismo de Salvador. Como objetivos específicos: verificar a organização e gestão do evento artístico-cultural; identificar o perfil do público do Palco do Rock, destacando o do turista; compreender a relação dos organizadores do evento e o apoio de órgãos públicos do Estado da Bahia, especificamente a SETUR, SALTUR e SECULT. Trata-se de pesquisa qualitativa de estudo de caso simples. E teve como resultado a confirmação de que o evento Palco do Rock, com muito esforço de seus gestores e organizadores, além da falta de suporte adequado dos órgãos do Estado, por atrair milhares de pessoas, pode ser considerado um evento de grande porte e com potencial, que sendo valorizado por ambas as partes pode ser apresentado como produto turístico.
- ItemReceptivo turístico no carnaval de Salvador: o projeto guias e monitores(Universidade do Estado da Bahia, 2016-05-25) Costa, Camila Pereira da; Lima, Vânia da Cruz Barradas; Silva, Emilia Maria Salvador; Pereira, Aliger dos Santos; Souza, Sofia Silva deO presente artigo teve por objetivo realizar um estudo do receptivo turístico do carnaval de Salvador através do Projeto Guias e Monitores no período de 2008 a 2016. A problemática da pesquisa consiste em questionar se O Projeto guias e Monitores é um fomentador do receptivo turístico de Salvador. O Projeto Guias e Monitores faz parte do receptivo turístico do Carnaval de Salvador e ele foi criado pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia com o intuito de recepcionar turistas / foliões dando informações referentes ao Carnaval de Salvador, os atrativos turísticos da cidade e informações em geral que auxiliem na estada do turista, tais informações são dadas dentro e fora do circuito, contando com locais de apoio como aeroportos, hotéis e porto marítimo. De acordo com a tipologia da pesquisa foi utilizado o enfoque qualitativo. Quanto ao objeto de estudo, pode-se classificar este trabalho como uma pesquisa exploratória. No que se refere às técnicas de pesquisa, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Para a coleta de dados, foram efetuadas duas entrevistas com agentes da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia – SETUR, além de questionários aplicados a um monitor do projeto, a guias de turismo e turistas / foliões. Das dez amostras da população que fizeram parte da pesquisa, ambas foram unânimes e homogêneas quanto à avaliação do projeto, o considerando benéfico para a imagem da cidade. Assim, a partir da coleta de dados foi possível identificar através da amostragem não probabilística por julgamento, que o Projeto Guias e Monitores contribui de forma positiva para a formação da imagem da capital baiana, sendo um potencial fomentador para o receptivo turístico.