Navegando por Autor "Silva, Elis Rejane Santana da"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEmpatia na Educação infantil: O que dizem as professoras?(2023-12-14) Melo, Daniella Brandão; Souza, Clara Maria Miranda de; Silva, Elis Rejane Santana da; Silva, Antoneide Santos AlmeidaEste artigo tem como objetivo discutir a importância da empatia na educação infantil, a partir da visão de educadoras. A empatia é um aspecto fundamental no desenvolvimento socioemocional das crianças, pois permite que elas compreendam e se interessem pelos sentimentos dos outros. O estudo inicia-se com uma revisão da literatura, abordando conceitos, teorias e pesquisas que comprovam os benefícios da empatia na educação infantil. Com base nessas informações, foi desenvolvida uma investigação, aplicada a um grupo de cinco educadoras da educação infantil, de uma escola, a fim de compreender a visão e a prática dessas profissionais em relação à empatia. Os resultados da pesquisa revelam que a maioria das educadoras consideram a empatia como um aspecto importante na educação infantil. No entanto, a análise das respostas também mostrou que nem sempre a empatia é uma prática efetiva nas salas de aula. Isso pode ser atribuído a diversos fatores, como a falta de formação adequada dos profissionais ou a falta de recursos e materiais que promovam a empatia. A partir dos resultados obtidos, o artigo também discute algumas estratégias que podem ser adotadas para incentivar a empatia na educação infantil. Uma delas é a promoção de atividades que estimulem a compreensão e a identificação de emoções, como dramatizações e leitura de histórias. Além disso, é fundamental que os educadores trabalhem na construção de um ambiente acolhedor e de respeito mútuo, em que as crianças se sintam confortáveis para expressar suas emoções e se colocarem no lugar do outro. Em suma, este artigo mostra a relevância da empatia na educação infantil sendo essencial que educadores e gestores compreendam a importância desse aspecto no desenvolvimento das crianças e promovam práticas que estimulem a empatia no ambiente escolar. Através de uma abordagem qualitativa com revisão bibliográfica de cunho descritivo foi definido o objeto de estudo, no caso a empatia em sala de aula na Educação Infantil, com estudo histórico que expõe o que é a empatia e como ela pode interferir nas relações interpessoais e na aprendizagem em sala de aula. Identificando os estudos sobre o assunto, relacionando pesquisas, além de livros, artigos e publicações que abordam o tema. Sintetizando até se chegar ao consenso de como a empatia está presente na sala de aula e como interfere no processo de desenvolvimento da criança.
- ItemMatemática divertida: os jogos como facilitadores no ensino da matemática na educação infantil(2022-12-19) Silva, Cláudia Pereira da; Souza, Janete Pereira de; Souza, Simone Araújo de; Silva, Elis Rejane Santana da; Silva, Francisco de Assis; Almeida, Antoneide SantosEste artigo traz o relato de experiência, onde se trabalha com a metodologia Pedagogia de Projetos com o tema Matemática Divertida: Os jogos como facilitadores no ensino da Matemática na Educação Infantil, aplicado no CMEI José Almeida da Silva na cidade de Petrolina - PE, onde as autoras, durante o curso de Pedagogia verificaram as dificuldades que muitos professores enfrentam ao trabalharem com a disciplina de Matemática, pois, existe um estereótipo de que a matemática é uma disciplina difícil e assim muitos alunos/as criam uma barreira em aprender, principalmente na Educação Infantil. O projeto tem como objetivo principal repensar a prática pedagógica utilizando os jogos matemáticos, onde esses foram confeccionados, reutilizando materiais recicláveis de baixo custo, e ao aplicá-lo trazer o lúdico para a sala de aula, pois, muitos professores não trabalham a ludicidade, sendo que essa prática pedagógica quando utilizada com o objetivo de trazer aprendizagem e diversão para o discente, amplia o conhecimento e as habilidades da criança. A Educomunicação faz parte da elaboração do projeto, pois, esse recurso faz uma ligação entre a educação e a comunicação, para isso foi criado um canal no YouTube e a construção de um E-book, cuja finalidade foi divulgar os vídeos e como confeccionar os jogos matemáticos. A construção teórica se baseou nos teóricos Vygotsky e Jonh Dewey, e a estrutura metodológica fundamentou-se na pesquisa qualitativa e na Pedagogia de Projetos.
- ItemPedagogia educomunicativa: uma perspectiva neurocientífica nos projetos de educomunicação(UNEB, 2024-07-07) Oliveira, Dayane Laurentino de; Teles, Edilane Carvalho; Soares, José Flavio; Silva, Elis Rejane Santana daO presente trabalho tem como finalidade compreender as evidências neurocientíficas que sustentam o potencial dos projetos educomunicativos que foram realizados em escolas de Juazeiro-Ba, para aprimorar o processo de ensino aprendizagem no fundamental e médio. A fundamentação teórica da pesquisa foi baseada nos temas das áreas de Educomunicação e Neurociência. A partir das experiências e da proposta vivenciadas no campo Estágio Curricular Supervisionado II e III, da Universidade do Estado da Bahia–DCH/Campus III e no projeto de extensão no Colégio Estadual Rui Barbosa, compreender como acontecem as aprendizagens com a pedagogia educomunicativa, referente a aprendizagem significativa e engajadora, com o uso de diferentes mídias e tecnologias, visando o desenvolvimento integral das/os alunas/os, que ocorre através da ativação das células nervosas no cérebro, destacando a relevância da memória, emoção e dos estímulos ambientais no complexo de aprender e construir conhecimentos. Na perspectiva metodológico, tratou-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e participante, pautada na hermenêutica filosófica, cujas análises centram nos discursos de três docentes, os quais orientaram as compreensões e reflexões acerca do potencial das proposições formativas/comunicativas.
- ItemPráticas pedagógicas pós-pandemia da Covid-19: implementando o uso didático das tecnologias(UNEB, 2024-07-17) Silva, Gabriele Mota; Oliveira, Mariana Carolina Santos de; Teles, Edilane Carvalho; Silva, Elis Rejane Santana da; Soares, José FlávioEste trabalho objetiva perceber as práticas pedagógicas pós-pandemia da Covid-19 refletindo sobre os meios que potencializam a prática docente por meio do uso das tecnologias de educação. A pesquisa foi desenvolvida numa perspectiva quanti-qualitativa com percurso metodológico participante, a partir de estudos, entrevistas e questionários de licenciandos e docentes. Os resultados obtidos mostram a necessidade da implementação de formações continuadas para o uso das tecnologias na educação, pois os dados evidenciam que na sociedade contemporânea uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) faz parte do contexto e realidade dos estudantes e, por isso, é necessário que os docentes e instituições adquiram conhecimento e informações sobre como manuseá-las, objetivando construir conhecimento crítico, criativo e contextualizado a vivencia das turmas. Além disso, mostrou que a crise pandêmica serviu para mostrar as potencialidades dos construtos tecnológicos associados a educação, evidenciando suas possiblidades no processo de ensino e garantindo uma aprendizagem significativa. Essas informações estão sistematizadas em um relatório em formato de site, visando a distribuição global desses dados.
- ItemRádio Comunitária De Curaçá/BA: perspectivas e mecanismos utilizados para a educação comunitária(2022-07-20) Franco, Larice Assis; Silva, Elis Rejane Santana da; Silva, Francisco de Assis; Silva, Elis Rejane Santana daO trabalho de conclusão do curso RÁDIO COMUNITÁRIA DE CURAÇÁ/BA: Perspectivas e mecanismos utilizados para a educação comunitária, teve como objetivo identificar a relação da educação e da comunicação no espaço da radiodifusão, desenvolvido no município de Curaçá/BA com a rádio comunitária Curaçá FM e ouvintes da localidade. Tendo como referencial teórico o estudo da formação de uma rádio comunitária e como entrelaça na sociedade, interlaçando com as educações sociais, comunitária e populares, compreendendo assim o papel desta junção no âmbito da educomunicação. A Rádio Comunitária por muitas vezes é vista apenas como um meio de comunicação, porém ela interpassa esse valor, como uma maneira de ajudar comunidade ao mesmo tempo de educar. Tendo como produto pedagógico o podcast, ele trará as narrativas dos locutores e ouvintes, descrevendo sua trajetória e como eles entende a educação popular e comunitária. Concluise que o uso deste meio tecnológico, proporciona para a comunidade uma voz que jamais poderá ser calada, dando a cada ouvinte o seu espaço na sociedade, respondendo que existe educação nas rádios comunitárias.