Navegando por Autor "Silva, Edileide Maria Antonino da"
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- ItemAmo em ti mais do que a ti: transferência de amor ao saber entre professor e aluno(2017-09-15) Silva, Edileide Maria Antonino da ; Farias, Maria de Lourdes Soares Ornellas ; Kupfer, Maria Cristina Machado; Diniz, Margareth; Almeida, Alba Riva Brito de; Sales, Mary Valda SouzaEste estudo, nomeado Amo em ti mais do que a ti: transferência de amor ao saber entre professor e aluno, teve como objetivo investigar a ocorrência do fenômeno da transferência na escola e suas implicações no exercício do professor. A pesquisa parte da proposição de que, quando há transferência entre professor e aluno, o professor investe em seu savoir-faire docente e fomenta o desejo de saber do aluno. A pesquisa foi realizada em uma unidade escolar de Ensino Fundamental II da rede pública de Salvador, tendo como sujeitos sete (07) professores daquela instituição. Pelo aspecto subjetivo do objeto desta investigação, escolheu-se realizar uma pesquisa qualitativa com uma aproximação ao método de orientação clínica, cuja fundamentação se apoia nos construtos da educação e da psicanálise. A sequência de estudos compõe-se por cinco (05) passes, que abordam de início os conceitos teóricos da psicanálise para, em seguida, articulá-los com o universo da educação, da escola e dos afetos que ali se tecem cotidianamente. Para fundamentar os estudos iniciais foram utilizadas as obras de Freud (2006) e Lacan (1960-1961, 1964), além de estudos de autores contemporâneos que se debruçam sobre esta corrente, particularmente sobre o seu enlaçamento com a educação. Tratou-se, em um passe específico, da educação orientada pela psicanálise, em defesa de uma escola que escute mais e conheça o sujeito dividido apresentado pela psicanálise. Nos passes que trataram da metodologia e da pesquisa de campo, o apoio teórico constituiu-se das obras de Almeida (2011), Diniz (2011), Ornellas (2011) e Pereira (2016), com textos que subsidiaram a discussão e a utilização do Método Clínico, da Escuta e da Pesquisa de Orientação Clínica. Os dispositivos foram a Observação/escuta, a Conversação e a Entrevista de Orientação Clínica, por se ajustarem melhor à proposta de aproximação com o Método Clínico, sobre o qual se debruça M. Diniz e guia esta pesquisa. A análise dos dispositivos revelou o professor afetado pelo estilo do aluno, pelo envolvimento que ultrapassa os muros da escola e pelo desejo (ou falta dele). O entrelaçamento do que foi revelado nos dispositivos mostra que os significantes que ali emergiram esboçam a implicação pedagógica do professor afetado pela transferência, imerso na tríade amar, aprender/ensinar, sobreviver. Nesta perspectiva, a tese defendida expressa que os afetos ambivalentes entre professor e aluno são motores para o fazer pedagógico do professor, ou seja, a transferência de amor ao saber é um fenômeno que afeta professor e aluno: o professor no estilo (que obtura a falta do outro) de ensinar e, o aluno, no desejo de aprender pela via do agalma (objeto que faz desejar), no sentido de implicá-los na busca pelo saber e conhecimento.
- ItemBem me quer, mal me quer: sofrimento psíquico do professor-sujeito na escola contemporânea(2013-09-24) Silva, Edileide Maria Antonino da; Farias, Maria de Lourdes Soares Ornellas ; Batista, Douglas Emiliano; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoEsta escritura nomeada Bem me quer, mal me quer: sofrimento psíquic o do professor sujeito na escola contemporânea brota de um campo farto por onde circulam professor, aluno e os prazeres e desprazeres de um mundo que gira cada dia mais rápido: a escola. Nesta escrita se discute o que é o exercício docente na contemporaneidade e qual é o lugar do professor numa era em que facilmente se associa a docência à doença, mal-estar e sofrimento. O bem me quer, mal me quer emerge no instante em que o desejo do professor se mobiliza e se transforma em (re)ação às incertezas que se instala no espaço escolar. A pesquisa faz uma escuta ao professor numa investida que busca perceber os afetos prazerosos e desprazerosos do seu ofício, na tentativa de entender os principais elementos que fazem o professor permanecer na prática docente mesmo diante dos aspectos sinalizadores de mal-estar na escola, especialmente as que compõem a Rede Municipal de Ensino de Salvador. A escrita introdutória revela a pesquisadora e faz um apanhado geral de outros pesquisadores sobre temas relacionados, desveland o a importância da letra freudiana-lacaniana para este estudo e faz um contraponto com o texto de Bauman sobre o mal-estar na pós-modernidade, em um passeio pelos conceitos contemporâneos sobre a civilização, modernidade e pósmodernidade, discutindo também a crise de autoridade dentro e fora da escola. O texto busca perceber qual é o lugar do professor na sociedade contemporânea, diante de um sofrimento psíquico que o atinge e que, por vezes, faz confundir docência com doença. Traço a rota metodológica da pesquisa, desde a apresentação do lócus e sujeitos, até os instrumentos de colheita de dados para, então, fazer uma análise dos achados da pesquisa, saindo da garatuja para um possível desenho que revela um professor de afetos ambivalentes, pendulante entr e o bem me quer e o mal me quer. Em um ensaio (in)concluso desta escrita, vê -se restar o bem me quer e o mal me quer, afetos ambivalentes presentes nesta pesquisa que abre portas para novas rotas investigativas, atingindo um ponto que não é final; afinal, tal qual a leitora da carta do quadro de Goya, é na letra que se deposita a espera, já que é da falta que nasce o desejo.
- ItemA escola não-toda: estilo que opera o encontro do desejo de ensinar e aprender(2021-07-26) Costa, Áquila Thalita Sampaio; Farias, Maria de Lourdes Soares Ornellas ; Silva, Edileide Maria Antonino da; Merletti, Cristina Keiko Inafuku de; Farias, Larissa Soares OrnellasA presente pesquisa – A escola não-toda: estilo que opera o encontro do desejo de ensinar e aprender – tem como objetivo de estudo: analisar a possibilidade de uma escola nãotoda que fomente o estilo do professor levando em conta o encontro com o desejo de ensinar e aprender. O estudo parte da escuta sobre uma questão que não perpassa à educação: consentir à falta. Ao realizar essa escuta, uma questão se revela: em qual estilo pode operar uma escola não-toda que possibilite espaço para o desejo de ensinar e aprender? Os objetivos da pesquisa foram trabalhados a partir da colaboração dos teóricos: Agambem (2009), Birman (1994), Charlot (2006), Dunker (2016, 2020), Foucault (2014), Freud (1976, 1925, 1932, 1980), Kupfer (2006, 2013, 2010), Lacan (1970-71, 1964, 1969-70, 1972-73, 1981), Lajonquière (1999), Marcos (2014), Miller (2006), Mrech (2001), Ornellas (2017a), Ornellas (2018b), Pereira (2016), Quinet (2000), Soler (2005), Voltolini (2011), Vorcaro (2018). O percurso metodológico está sob o viés do método clínico de análise, por se tratar de um estudo que trabalha a dimensão subjetiva e legitima o conceito psicanalítico de sujeito do inconsciente. Para delimitar a construção teórico-metodológica concernente a esta investigação, investiu-se na aproximação da psicanálise e da educação através da pesquisa de natureza qualitativa. Os dispositivos utilizados foram a entrevista semiestruturada e o desenho, com três professores sujeitos de uma escola da rede pública de ensino do distrito de Maria Quitéria – BA. As narrativas foram transcritas e analisadas a partir da escuta clínica psicanalítica lacaniana, que guiam essa pesquisa, por viabilizar a escuta do entre, dos enunciados, das enunciações, dos ditos, não-ditos e lapsos dos três sujeitos pesquisados. Alguns significantes capturados no discurso desses participantes orientam o caminho singular para a assunção de um estilo que fomente a escola não-toda, dentre eles destaco: interação, conflito, construção, atravessamentos, falta, invenção e ruptura que balizam neste escrito os achados da escola não-toda, a qual não comporta o que pode ser homogêneo e coletivo.