Navegando por Autor "Silva, Edileide Maria Antonino da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAmo em ti mais do que a ti: transferência de amor ao saber entre professor e aluno(2017-09-15) Silva, Edileide Maria Antonino da ; Ornellas, Maria de Lourdes Soares; Kupfer, Maria Cristina Machado; Diniz, Margareth; Almeida, Alba Riva Brito de; Sales, Mary Valda SouzaEste estudo, nomeado Amo em ti mais do que a ti: transferência de amor ao saber entre professor e aluno, teve como objetivo investigar a ocorrência do fenômeno da transferência na escola e suas implicações no exercício do professor. A pesquisa parte da proposição de que, quando há transferência entre professor e aluno, o professor investe em seu savoir-faire docente e fomenta o desejo de saber do aluno. A pesquisa foi realizada em uma unidade escolar de Ensino Fundamental II da rede pública de Salvador, tendo como sujeitos sete (07) professores daquela instituição. Pelo aspecto subjetivo do objeto desta investigação, escolheu-se realizar uma pesquisa qualitativa com uma aproximação ao método de orientação clínica, cuja fundamentação se apoia nos construtos da educação e da psicanálise. A sequência de estudos compõe-se por cinco (05) passes, que abordam de início os conceitos teóricos da psicanálise para, em seguida, articulá-los com o universo da educação, da escola e dos afetos que ali se tecem cotidianamente. Para fundamentar os estudos iniciais foram utilizadas as obras de Freud (2006) e Lacan (1960-1961, 1964), além de estudos de autores contemporâneos que se debruçam sobre esta corrente, particularmente sobre o seu enlaçamento com a educação. Tratou-se, em um passe específico, da educação orientada pela psicanálise, em defesa de uma escola que escute mais e conheça o sujeito dividido apresentado pela psicanálise. Nos passes que trataram da metodologia e da pesquisa de campo, o apoio teórico constituiu-se das obras de Almeida (2011), Diniz (2011), Ornellas (2011) e Pereira (2016), com textos que subsidiaram a discussão e a utilização do Método Clínico, da Escuta e da Pesquisa de Orientação Clínica. Os dispositivos foram a Observação/escuta, a Conversação e a Entrevista de Orientação Clínica, por se ajustarem melhor à proposta de aproximação com o Método Clínico, sobre o qual se debruça M. Diniz e guia esta pesquisa. A análise dos dispositivos revelou o professor afetado pelo estilo do aluno, pelo envolvimento que ultrapassa os muros da escola e pelo desejo (ou falta dele). O entrelaçamento do que foi revelado nos dispositivos mostra que os significantes que ali emergiram esboçam a implicação pedagógica do professor afetado pela transferência, imerso na tríade amar, aprender/ensinar, sobreviver. Nesta perspectiva, a tese defendida expressa que os afetos ambivalentes entre professor e aluno são motores para o fazer pedagógico do professor, ou seja, a transferência de amor ao saber é um fenômeno que afeta professor e aluno: o professor no estilo (que obtura a falta do outro) de ensinar e, o aluno, no desejo de aprender pela via do agalma (objeto que faz desejar), no sentido de implicá-los na busca pelo saber e conhecimento.
- ItemBem me quer, mal me quer: sofrimento psíquico do professor-sujeito na escola contemporânea(2013-09-24) Silva, Edileide Maria Antonino da; Ornellas, Maria de Lourdes Soares; Batista, Douglas Emiliano; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoEsta escritura nomeada Bem me quer, mal me quer: sofrimento psíquic o do professor sujeito na escola contemporânea brota de um campo farto por onde circulam professor, aluno e os prazeres e desprazeres de um mundo que gira cada dia mais rápido: a escola. Nesta escrita se discute o que é o exercício docente na contemporaneidade e qual é o lugar do professor numa era em que facilmente se associa a docência à doença, mal-estar e sofrimento. O bem me quer, mal me quer emerge no instante em que o desejo do professor se mobiliza e se transforma em (re)ação às incertezas que se instala no espaço escolar. A pesquisa faz uma escuta ao professor numa investida que busca perceber os afetos prazerosos e desprazerosos do seu ofício, na tentativa de entender os principais elementos que fazem o professor permanecer na prática docente mesmo diante dos aspectos sinalizadores de mal-estar na escola, especialmente as que compõem a Rede Municipal de Ensino de Salvador. A escrita introdutória revela a pesquisadora e faz um apanhado geral de outros pesquisadores sobre temas relacionados, desveland o a importância da letra freudiana-lacaniana para este estudo e faz um contraponto com o texto de Bauman sobre o mal-estar na pós-modernidade, em um passeio pelos conceitos contemporâneos sobre a civilização, modernidade e pósmodernidade, discutindo também a crise de autoridade dentro e fora da escola. O texto busca perceber qual é o lugar do professor na sociedade contemporânea, diante de um sofrimento psíquico que o atinge e que, por vezes, faz confundir docência com doença. Traço a rota metodológica da pesquisa, desde a apresentação do lócus e sujeitos, até os instrumentos de colheita de dados para, então, fazer uma análise dos achados da pesquisa, saindo da garatuja para um possível desenho que revela um professor de afetos ambivalentes, pendulante entr e o bem me quer e o mal me quer. Em um ensaio (in)concluso desta escrita, vê -se restar o bem me quer e o mal me quer, afetos ambivalentes presentes nesta pesquisa que abre portas para novas rotas investigativas, atingindo um ponto que não é final; afinal, tal qual a leitora da carta do quadro de Goya, é na letra que se deposita a espera, já que é da falta que nasce o desejo.