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Navegando por Autor "Silva, Deysiene Cruz"

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    Práticas socioeducativas através das relações intergeracionais nos espaços de formação da EJA: uma proposta de prevenção à violência contra pessoa idosa, na cidade de São Felipe – BA
    (2018-07-23) Silva, Deysiene Cruz; Correia, Patrícia Carla da Hora; Vitorino, César Costa; Bordas, Miguel Angel Garcia
    A pesquisa intitulada Práticas Socioeducativas através das Relações Intergeracionais nos espaços de formação da EJA: uma proposta de prevenção à violência contra pessoa idosa, na cidade de São Felipe – BA discute as práticas socioeducativas através das relações intergeracionais nos espaços de formação da EJA como propostas para o enfrentamento da situação de violência contra pessoa idosa na cidade de São Felipe – BA. Desta forma, a problemática desta pesquisa parte da seguinte pergunta “como as práticas socioeducativas através das relações intergeracionais ocorridas nos espaços de formação da EJA podem contribuir como propostas de prevenção e até redução da violência contra pessoa idosa no município de São Felipe – BA?”. Assim, a presente pesquisa, tem a pretensão, no plano geral, o objetivo de compreender como as práticas socioeducativas, através das relações intergeracionais nos espaços de formação da EJA, na cidade de São Felipe – BA, podem colaborar para prevenção da violência contra pessoa idosa; no plano específico, caracterizar as práticas socioeducativas e as relações intergeracionais nos espaços da EJA e suas contribuições para a prevenção da violência contra pessoa idosa e ainda sua transformação social; descrever as principais causas da violência praticadas em sua incidência contra as pessoas idosas no município de São Felipe – BA; e, por fim, analisar as relações intergeracionais entre os sujeitos da EJA, as troca de valores, de saberes, de experiências, de solidariedade envolvidas como meios de contribuição para a prevenção a situação de preconceitos e violência contra pessoa idosa. O suporte metodológico da pesquisa é a abordagem qualitativa, à luz da representação social. Quanto aos instrumentos, de coletas de dados, utilizou-se, no presente estudo, da observação, do Pré-teste/Pós-teste e de Encontros Formativos. Destarte, a pesquisa, no que tange aos resultados, pode constatar que as práticas socioeducativas, promovidas entre as diversas gerações de jovens, adultos e pessoas idosas, na EJA, promovem a interlocução com base na construção, (des)construções e (re)construções de saberes, de valores, de memórias, fortalece os vínculos entre as pessoas ali presente na relação intergeracional e tais experiências colaboram para a compreensão sobre a violência contra pessoa idosa e as formas de como cada sujeito envolvido, na relação intergeracional, pode contribuir para que a violência seja prevenida e até evitada. Ademais, tem-se, como produto final, desta pesquisa, o Manual Didático intitulado “Práticas Socioeducativas e Intergeracionais”.
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