Navegando por Autor "Silva, Dayana Karla Barbosa da"
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- ItemAnálise de erros realizados por estudantes do curso de licenciatura em letras com Espanhol(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-08) Conceição, Caroline dos Santos; Silva, Dayana Karla Barbosa da; Mariano, Luciana Vieira; Paim, Maria Avani NascimentoO presente estudo teve como objetivo geral, desenvolver e analisar os principais erros cometidos por estudantes do curso de Licenciatura em Letras com Espanhol em seu processo de produção escrita. A metodologia empregada trata-se de uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo de caráter qualitativa/quantitativa. Esta pesquisa fundamentou-se na análise dos principais erros cometidos pelos discentes de Língua Espanhola (LE), no seu processo de produção escrita. Utilizamos o questionário estruturado, seguido da produção de um texto escrito em língua espanhola com o tema único, “O impacto da pandemia COVID-19 na sua vida’’, onde pudemos analisar e classificar os erros cometidos por esses aprendizes, verificando até que ponto a influência da língua materna (LM), pode interferir no ensino e aprendizado em uma língua estrangeira. Para tanto se fez necessário a discussão de fatores relacionados à aquisição/aprendizagem de uma língua estrangeira, a interlíngua e análise de erros. O local de investigação foi a Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas - Campus V do Colegiado de Letras- Língua Espanhola e Literaturas. Os sujeitos da pesquisa foram as graduandas do 8º semestre do curso de Espanhol que estavam no nível avançado da língua Espanhola.
- ItemAs possíveis influências da língua galega no Léxico Soteropolitano(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-13) Barbosa, Iasmim Ellen Santos; Mariano, Luciana Vieira; Silva, Dayana Karla Barbosa da; Ricardo, Nayla Rodrighero Lima PedrosoO tema dessa pesquisa é relacionado à linguística e às variações da língua, e a motivação desse estudo surge do meu interesse em estudar essas variações no uso cotidiano da língua em Salvador. Surge assim a pergunta desse trabalho: Como o galego está incorporado ao vocabulário soteropolitano? Dessa forma o objetivo geral dessa pesquisa consiste em analisar como o galego está incorporado a esse vocabulário e seus objetivos específicos consistiram em discutir a história da língua galega, partindo do processo histórico do surgimento das línguas românicas, e observar como as palavras do galego estão incorporadas ao vocabulário das pessoas que vivem em Salvador. A metodologia aplicada para a realização desse estudo foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Esse trabalho se justifica pela importância de conhecermos o processo de formação de nossa língua. Os resultados preliminares desse estudo demonstraram que o galego está incorporado em diferentes expressões utilizadas no cotidiano dos soteropolitanos.
- ItemContribuições da fonética e fonologia na aprendizagem da pronúncia da língua espanhola(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-09) Sodré, Queila dos Santos; Brandão, Thaísa Alves; Silva, Dayana Karla Barbosa da; Paim, Maria Avani NascimentoO interesse por desenvolver esta pesquisa surgiu através da curiosidade de entender o motivo das dificuldades dos aprendizes brasileiros na pronúncia da língua espanhola, e por notar que mesmo em níveis mais avançados nas Licenciaturas de Letras-Espanhol as dificuldades permanecem. Dessa forma surge a pergunta dessa pesquisa: Em que medida a aprendizagem do componente fônico contribui na pronúncia da língua espanhola? Portanto, foi estabelecido como objetivo geral evidenciar a contribuição do componente fônico para aprendizagem da pronunciação da língua espanhola para estudantes brasileiros, assim, foram determinados os seguintes objetivos específicos: 1. Apresentar as bases teóricas responsáveis por explicar a aprendizagem fônica 2. Evidenciar as dificuldades de percepção e produção dos sons vocálicos de E/LE por brasileiros e 3. Verificar como pesquisas recentes se utilizaram da fonética e ou fonologia, para resolver dificuldades de pronúncia de brasileiros aprendendo espanhol. Para conseguir alcançar tais objetivos foi escolhida a pesquisa bibliográfica de natureza exploratória como proposta metodológica. Através do estudo realizado foi concluído que a aprendizagem do componente fônico quando feita de modo assertivo contribui muito na pronúncia da língua espanhola, uma vez que permite que o aprendiz tenha conhecimentos suficientes que o possibilite perceber características da LE que são diferentes da LM. O que é essencial na aprendizagem da língua espanhola por brasileiros por conta da interfonologia existente entre o PB e o espanhol.
- ItemA formação inicial docente na extensão universitária: narrativas (auto)biográficas de estudantes de licenciatura em letras com espanhol(2020-09-14) Silva, Dayana Karla Barbosa da; Dantas, Tânia Regina; Guerra, Denise Moura de Jesus; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoA presente investigação, de caráter qualitativo, trouxe como tema a formação inicial de professores e o seu objeto se concentrou na formação inicial de professores de língua espanhola, na extensão universitária. Teve como objetivo geral compreender o processo inicial de formação docente de graduandos da Licenciatura em Letras com Espanhol, da UEFS, através de uma investigação que possuiu como colaboradoras ex e atuais bolsistas do programa de extensão Núcleo PALLE (Programa de Aprimoramento em Línguas e Literaturas Estrangeiras), lócus da pesquisa, e que faz parte das atividades extensionistas da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), situada no interior da Bahia. Apresentei como questão suleadora: De que maneira as experiências formativas na extensão universitária contribuem para o processo de formação inicial de professores de língua espanhola? A fundamentação teórica ancorou-se em autores como: Nóvoa (1995, 1992, 2014), Dantas (2008, 2012) que tratam da formação de professores e do método (auto)biográfico, assim como Dominicé (2014) e Ferrarotti (2014) e no que tange a formação de professores de espanhol aparecem Almeida Filho (2005), Mendes (2008), Paraquett (2009) e para tratar a extensão universitária FORPROEX (2012), Cunha (2013). A metodologia descreveu a estratégia e dispositivo de pesquisa por meio das narrativas (auto)biográficas: as entrevistas narrativas. No que diz respeito aos resultados, os seus desdobramentos permitiram a compreensão de como se deu o processo formativo inicial de graduandos em língua espanhola, no Núcleo PALLE, através dos itinerários formativos antes e/ou depois do ingresso nos seguintes Programas: Mobilidade acadêmica, Universidade Para Todos (UPT), Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do componente curricular Estágio Supervisionado. Sobre as práticas pedagógicas e atividades acadêmicas mencionadas pelas colaboradoras elas ressaltaram: reuniões pedagógicas, plano de aula, produção de material didático, plano de trabalho, organização de eventos do Programa e apresentação de trabalhos em eventos. Por fim, esta pesquisa pretendeu ressaltar o potencial e as contribuições que a extensão universitária pode propiciar à formação inicial de professores de língua espanhola, além de provocar reflexões e inquietações tanto nos sujeitos investigados, como na pesquisadora e naqueles que se debruçam na investigação desse campo.