Navegando por Autor "Silva, Darto Vicente da"
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- ItemA educação ambiental no ensino fundamental: conceitos essenciais a serem trabalhados para garantir a formação ecológica(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-03) Pereira, Laurenice de Jesus; Souza, Marivan Lisboa de; Silva, Darto Vicente da; Pereira, Neiva dos Santos; Mendes, João RobertoA presente pesquisa teve como objetivo a investigação dos conceitos essenciais da educação ambiental para garantir a formação ecológica no ensino fundamental. Para tanto, discutimos o processo de aprendizagem e de ensino e, posteriormente, investigamos o papel da escola e do professor no processo de ensino e aprendizagem, buscamos também identificar os conceitos essenciais a serem trabalhados para garantir a formação ecológica e compreender como a ecopedagogia pode auxiliar na transmissão dos conceitos essenciais para promoção da consciência ecológica no ensino fundamental. Utilizamos nesta pesquisa a abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa foi a bibliográfica. Os principais teóricos trabalhados foram: Reinach (2013), Savater (1998), Libâneo (2006), Saviani (2015), Tardif (2014) e Gadotti (2000). Como resultados da pesquisa, identificamos os seguintes conceitos essenciais: o conceito de degradação ambiental com suas causas e efeitos, o de planeta terra, o de sustentabilidade, o de poluição dos rios, o ser humano e a saúde, o de preservação ambiental e o de resíduos sólidos. Dentre esses conceitos, formulamos a definição de resíduos sólidos, tomando-a como exemplo de como se deve trabalhar para garantir a formação ecológica dos alunos.
- ItemA inclusão e acessibilidade de crianças com transtorno espectro autista nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de São Desidério – BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-10) Soares, Isabella Monteiro; Souza, Joseana de Jesus; Melo, Sandra Cristina Lousada de; Silva, Darto Vicente da; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de AlmeidaEste Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo apresentar a análise da inclusão e acessibilidade de alunos com Transtorno do Espectro Autista, nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola localizada no município de São Desidério-BA. Para tanto, investigamos por meio da pesquisa de campo, de base qualitativa o processo de inclusão e acessibilidade a partir do diálogo estabelecido pelas discussões referenciadas pela Declaração Salamanca (1994), Constituição Federal (1988), Campbell e Oliver (2003), Reis (2010), Santana (2012), LBI (2015), Mantoan (2015), Mazzota (2012), Canja e Apodoca (2008), entre outros. Os resultados da pesquisa apontam que a inclusão não deve ser apenas um ideal, mas uma prática cotidiana que reflita o respeito à diversidade e a dignidade humana. A inclusão e acessibilidade de pessoas com TEA demandam um esforço coletivo e contínuo que não se limita à inserção física no ambiente escolar, mas envolve a participação ativa e significativa das crianças em todas as atividades escolares.
- ItemO Método Montessori (MM) e o desenvolvimento da autonomia de crianças na educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-05) Santos, Jaqueline Pires dos; Jesus, Jaqueline Longuinho de; Furtado, Rosa Maria Silva; Silva, Darto Vicente da; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de AlmeidaMaria Tecla Artemísia Montessori foi uma educadora, médica e pedagoga que contribui para educação com o Método Montessoriano, sendo esse, revolucionário para a construção da autonomia em crianças do ensino infantil. Segundo a obra de Maria Montessori, intitulada "A Descoberta da Criança" (2017), o método revolucionou a educação com um novo jeito de ver o ensino, sendo o professor um observador, facilitando para que a criança aprenda sozinha, manipulando materiais em um ambiente preparado. A presente pesquisa aborda o tema “o Método Montessori (MM) no desenvolvimento da autonomia de crianças na educação infantil”, buscando respostas para o seguinte problema de pesquisa: o que revelam estudos monográficos sobre as contribuições do Método Montessoriano no desenvolvimento da autonomia das crianças da educação infantil? A partir dessa pergunta, o objetivo geral buscou analisar o Estado do Conhecimento sobre Método Montessoriano, enquanto temática nos trabalhos de conclusão de curso em universidades brasileiras, especialmente quanto ao enfoque e abordagem sobre as contribuições no desenvolvimento da autonomia das crianças de educação infantil. Para encaminhar a pesquisa, adotou-se a abordagem qualitativa, com método de investigação centrado no estado do conhecimento, pela técnica de investigação bibliográfica, exploratória e descritiva, orientada pelos estudos sobre o estado do conhecimento de Morosini (2021). De modo que o estado do conhecimento revelou que o método não deixou de ser atual e vem contribuindo para o desenvolvimento da autonomia de crianças na educação infantil, baseados nos princípios de liberdade e independência defendidos por Maria Montessori.
- ItemO relacionamento entre professor e aluno no processo de ensino e de aprendizagem via contrato pedagógico(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-12) Oliveira, Ana Clara Carvalho Borges de; Silva, Daiane Vieira da; Silva, Darto Vicente da; Pereira, Neiva dos Santos; Tavares, Christiane Andrade Regis; Coité, Simone Leal SouzaO presente trabalho centrou-se na análise sobre como acontece o relacionamento entre professor e aluno no processo de ensino e de aprendizagem, visto que esses dois processos são intrínsecos à função escolar de socialização do saber científico. Para tanto, identificamos as características presentes no relacionamento entre professor e aluno, sendo que a principal delas é ser pautado em um contrato pedagógico e/ou didático. Em seguida, fizemos uma análise dos perfis docentes - permissivo, autoritário e autoridade -, evidenciando a relação existente entre poder e saber; por fim, fizemos uma discussão a respeito da essência do processo de ensino e de aprendizagem. Os principais autores que fundamentaram nossa pesquisa foram: Arendt (2003), Foucault (2014) e (1979), Francisco (1979), Libâneo (2013), Pereira (2009) e Savater (1988). Optamos pela abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa foi a bibliográfica. Os resultados desse estudo mostraram que o contrato pedagógico e/ou didático viabiliza o ensino e a aprendizagem com qualidade, os quais, por sua vez, só podem acontecer quando o professor exerce seu poder, advindo do saber, e quando assume a autoridade docente que lhe compete.