Navegando por Autor "Silva, Darto Vicente da"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA educação ambiental no ensino fundamental: conceitos essenciais a serem trabalhados para garantir a formação ecológica(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-03) Pereira, Laurenice de Jesus; Souza, Marivan Lisboa de; Silva, Darto Vicente da; Pereira, Neiva dos Santos; Mendes, João RobertoA presente pesquisa teve como objetivo a investigação dos conceitos essenciais da educação ambiental para garantir a formação ecológica no ensino fundamental. Para tanto, discutimos o processo de aprendizagem e de ensino e, posteriormente, investigamos o papel da escola e do professor no processo de ensino e aprendizagem, buscamos também identificar os conceitos essenciais a serem trabalhados para garantir a formação ecológica e compreender como a ecopedagogia pode auxiliar na transmissão dos conceitos essenciais para promoção da consciência ecológica no ensino fundamental. Utilizamos nesta pesquisa a abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa foi a bibliográfica. Os principais teóricos trabalhados foram: Reinach (2013), Savater (1998), Libâneo (2006), Saviani (2015), Tardif (2014) e Gadotti (2000). Como resultados da pesquisa, identificamos os seguintes conceitos essenciais: o conceito de degradação ambiental com suas causas e efeitos, o de planeta terra, o de sustentabilidade, o de poluição dos rios, o ser humano e a saúde, o de preservação ambiental e o de resíduos sólidos. Dentre esses conceitos, formulamos a definição de resíduos sólidos, tomando-a como exemplo de como se deve trabalhar para garantir a formação ecológica dos alunos.
- ItemA inclusão e acessibilidade de crianças com transtorno espectro autista nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de São Desidério – BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-10) Soares, Isabella Monteiro; Souza, Joseana de Jesus; Melo, Sandra Cristina Lousada de; Silva, Darto Vicente da; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de AlmeidaEste Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo apresentar a análise da inclusão e acessibilidade de alunos com Transtorno do Espectro Autista, nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola localizada no município de São Desidério-BA. Para tanto, investigamos por meio da pesquisa de campo, de base qualitativa o processo de inclusão e acessibilidade a partir do diálogo estabelecido pelas discussões referenciadas pela Declaração Salamanca (1994), Constituição Federal (1988), Campbell e Oliver (2003), Reis (2010), Santana (2012), LBI (2015), Mantoan (2015), Mazzota (2012), Canja e Apodoca (2008), entre outros. Os resultados da pesquisa apontam que a inclusão não deve ser apenas um ideal, mas uma prática cotidiana que reflita o respeito à diversidade e a dignidade humana. A inclusão e acessibilidade de pessoas com TEA demandam um esforço coletivo e contínuo que não se limita à inserção física no ambiente escolar, mas envolve a participação ativa e significativa das crianças em todas as atividades escolares.
- ItemA utilização das TICs como facilitador do trabalho do coordenador pedagógico(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-13) Gonçalo, Elis Raisa Silva; Bernardino, Geisiana; Pereira, Lourivaldo Barreto; Silva, Neiva dos Santos da; Silva, Darto Vicente daA presente pesquisa objetivou investigar o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) como facilitador no trabalho do coordenador pedagógico. Para a realização desta obra primeiramente buscamos conceituar o uso das TICs no contexto escolar, assim como o papel do coordenador nesse contexto educacional, subsequentemente discutimos as TICs como ferramenta de trabalho do coordenador, além de como pode ser utilizada na sala de aula. Para fundamentar nossa pesquisa nos baseamos nas contribuições de Moran (2013), Levy (1999), Ferreira (2012), Franco (2008), Pinto (2013), Marcand (2013) e Clementi (2003). Optamos pela abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa bibliográfica, podemos apontar os seguintes resultados da pesquisa: A utilização das TICs podem ser bem sucedidas no contexto educacional. No entanto é importante notar que o sucesso da implementação dessas tecnologias depende de vários fatores, incluindo a disponibilidade de recursos, a formação dos professores e a receptividade dos alunos. Em conclusão, o uso das TICs na educação tem o potencial de enriquecer, mas também apresenta desafios. A profissionalização da equipe e o uso eficaz dos recursos são fundamentais para aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pelas tecnologias.
- ItemO Método Montessori (MM) e o desenvolvimento da autonomia de crianças na educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-05) Santos, Jaqueline Pires dos; Jesus, Jaqueline Longuinho de; Furtado, Rosa Maria Silva; Silva, Darto Vicente da; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de AlmeidaMaria Tecla Artemísia Montessori foi uma educadora, médica e pedagoga que contribui para educação com o Método Montessoriano, sendo esse, revolucionário para a construção da autonomia em crianças do ensino infantil. Segundo a obra de Maria Montessori, intitulada "A Descoberta da Criança" (2017), o método revolucionou a educação com um novo jeito de ver o ensino, sendo o professor um observador, facilitando para que a criança aprenda sozinha, manipulando materiais em um ambiente preparado. A presente pesquisa aborda o tema “o Método Montessori (MM) no desenvolvimento da autonomia de crianças na educação infantil”, buscando respostas para o seguinte problema de pesquisa: o que revelam estudos monográficos sobre as contribuições do Método Montessoriano no desenvolvimento da autonomia das crianças da educação infantil? A partir dessa pergunta, o objetivo geral buscou analisar o Estado do Conhecimento sobre Método Montessoriano, enquanto temática nos trabalhos de conclusão de curso em universidades brasileiras, especialmente quanto ao enfoque e abordagem sobre as contribuições no desenvolvimento da autonomia das crianças de educação infantil. Para encaminhar a pesquisa, adotou-se a abordagem qualitativa, com método de investigação centrado no estado do conhecimento, pela técnica de investigação bibliográfica, exploratória e descritiva, orientada pelos estudos sobre o estado do conhecimento de Morosini (2021). De modo que o estado do conhecimento revelou que o método não deixou de ser atual e vem contribuindo para o desenvolvimento da autonomia de crianças na educação infantil, baseados nos princípios de liberdade e independência defendidos por Maria Montessori.
- ItemO relacionamento entre professor e aluno no processo de ensino e de aprendizagem via contrato pedagógico(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-12) Oliveira, Ana Clara Carvalho Borges de; Silva, Daiane Vieira da; Silva, Darto Vicente da; Pereira, Neiva dos Santos; Tavares, Christiane Andrade Regis; Coité, Simone Leal SouzaO presente trabalho centrou-se na análise sobre como acontece o relacionamento entre professor e aluno no processo de ensino e de aprendizagem, visto que esses dois processos são intrínsecos à função escolar de socialização do saber científico. Para tanto, identificamos as características presentes no relacionamento entre professor e aluno, sendo que a principal delas é ser pautado em um contrato pedagógico e/ou didático. Em seguida, fizemos uma análise dos perfis docentes - permissivo, autoritário e autoridade -, evidenciando a relação existente entre poder e saber; por fim, fizemos uma discussão a respeito da essência do processo de ensino e de aprendizagem. Os principais autores que fundamentaram nossa pesquisa foram: Arendt (2003), Foucault (2014) e (1979), Francisco (1979), Libâneo (2013), Pereira (2009) e Savater (1988). Optamos pela abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa foi a bibliográfica. Os resultados desse estudo mostraram que o contrato pedagógico e/ou didático viabiliza o ensino e a aprendizagem com qualidade, os quais, por sua vez, só podem acontecer quando o professor exerce seu poder, advindo do saber, e quando assume a autoridade docente que lhe compete.
- ItemO uso de dispositivos digitais como (des)potencializador do processo de ensino e da aprendizagem(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-15) Romeiro, Sandra Macedo, Santos, Valdiene de Lima; Santos, Valdiene de Lima; Silva, Darto Vicente da; Pereira, Neiva dos Santos, França, José Benício dos Anjos; França, José Benício dos AnjosA presente pesquisa objetivou investigar o uso de dispositivos digitais como (des)potencializador do processo de ensino e de aprendizagem. Para este fim, buscamos de antemão conceituar o processo de ensino e de aprendizagem, assim como o papel do professor e da instituição escolar nesses processos, subsequentemente, discutimos a educação formal e tecnologia na contemporaneidade. Para fundamentar nossa pesquisa nos baseamos nas contribuições de Reinach (2013), Savater (1998), Libâneo (1994), Saviani (2011) e Tardif (2014). Optamos pela abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa bibliográfica. Podemos apontar os seguintes resultados da pesquisa: o processo de ensino e de aprendizagem se dão via conceitos; o papel da escola é de socialização do saber sistematizado, sendo o professor responsável pela socialização; a aquisição dos conceitos ou conteúdos por parte dos alunos acontece de maneira ativa; por fim, identificamos dispositivos digitais que podem potencializar o processo de ensino e de aprendizagem, principalmente, quando o professor têm domínio do conceito ou do conteúdo que está trabalhando e acrescenta intencionalidade à sua prática pedagógica.