Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Cristiane Rosa Moreira"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O teatro como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de valores humanos
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-08) Silva, Cristiane Rosa Moreira; Fiorindo, Priscila Peixinho; Nascimento Neto, João Evangelista do; Wendell, Ney
    Considerando o cenário da falta de progresso na aprendizagem, agravada pelo isolamento social (2020-2022) decorrente da pandemia do coronavírus, além da pouca participação em eventos culturais e artísticos e a frequente baixa autoestima dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública, em Jacobina/Bahia, desenvolvemos uma proposta de intervenção pedagógica, que conduzisse os aprendizes à reflexão sobre valores e vícios humanos, através das artes – literatura e teatro, a fim de estimular a leitura, a escrita e a performance do corpo em cena. A presente dissertação proporcionou ao aluno vivências literárias dramatizadas, a partir de narrativa curta, reproduzida em equipes com ênfase nos valores humanos. O objetivo foi estimular a escrita narrativa a partir do conto O Príncipe Gentileza e dramatizar o novo enredo construído, desenvolvendo o pensamento crítico, a consciência artística, o refinamento da expressividade corporal e emocional dos alunos. Paralelamente, tais atividades contribuem para formação de sujeitos críticos, engajados socialmente na realização de projetos coletivos. O aporte teórico que sustenta a proposta está centrado, principalmente, nos seguintes autores Boal (1991), Fiorindo e Wendell (2014), Wendell (2011) que tratam a respeito do teatro; Coelho (1966) (2000) abordando o ensino de literatura; Ostrower (1990), Rogers (2009) que trazem a criatividade e o processo de criação; Kleiman (2002), Solé (1998) Koch e Elias (2008), (2012), Fiorindo (2015) que abordam a leitura e escrita; Torralba (2015), Antunes (2015) que trazem os valores humanos. Os resultados evidenciam que o teatro e a literatura desempenharam um papel significativo no aprimoramento das habilidades interpessoais e no desenvolvimento pessoal dos alunos. Acreditamos que essas experiências prepararam o terreno para o crescimento do caráter e promoveram a incorporação de valores humanos.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais