Navegando por Autor "Silva, Crismilla dos Santos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO brincar e o se movimentar na educação (física) Infantil: um estudo de campo.(2017-12-15) Souza, Raissa Heliodorio de Carvalho; Nova, Jessica Vitorino da Silva Terra; Maturino, Elmo; Silva, Crismilla dos SantosA expressão brincar e se-movimentar refere-se às atividades com as quais as crianças realmente se envolvem nos primeiros anos de vida. Através do brincar a criança dialoga com o mundo e consigo mesma, esta é muito mais do que uma simples atividade, ela é fundamental na vida da criança tendo que ser respeitada e permitida, deve ser priorizado nas aulas da Educação Infantil, principalmente quando se relaciona a aula de Educação Física para esse seguimento, pois através do brincar a criança é capaz de desenvolver suas habilidades de forma integral. O objetivo deste estudo é investigar a relação do brincar e do se movimentar entre as práticas de ensino-aprendizagem na educação (física) infantil do Centro Municipal de Educação Infantil Adonel Morreira Freitas em Jacobina-BA. A metodologia empregada é a qualitativa do tipo descritiva, caracterizada como um estudo de campo, a coleta de dados foi realizada através observações livres com anotações em diário de campo. Também foi aplicado um questionário com algumas professoras da escola. De acordo com os dados coletados nesta pesquisa é possível concluir que o brincar e se-movimentar é importante para vida da criança, e que os professores estão cientes dessa importância no ambiente escolar. Desta maneira as crianças aprendem, expressa seus sentimentos, desenvolve a fantasia e a imaginação, refletindo diretamente no processo de socialização.
- Item"Esportes de aventura" e "esportes radicais" nas Revistas Brasileiras de Educação Física no período de 1985 a 2015: uma análise bibliométrica(2017) Silva, Crismilla dos Santos; Nova, Jéssica Vitorino da Silva Terra; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Ramos, Michael Daian PachecoA presente pesquisa procurou analisar de forma quantitativa e qualitativa os indicadores da produção cientifica publicada em periódicos nacionais da Educação Física sobre as temáticas ―Esportes de Aventura‖ e ―Esportes Radicais‖ nas últimas décadas. Para a realização desta pesquisa foi elencada a seguinte problemática: Quais são as principais características das publicações cientificas que tratam sobre a temática ―Esportes de Aventura‖ e ―Esportes Radicais‖ e como estes temas vem sendo discutidos nos periódicos nacionais da Educação Física no período de 1986 a 2015? A metodologia adotada foi técnica quantitativa e estatística de medição dos índices de produção e disseminação do conhecimento cientifico (Bibliometria). Os dados analisados quantitativas descritiva da pesquisa foram possíveis chegar a algumas reflexões e uma das reflexões aponta que existe pequena quantidade de artigos publicados entre 1986 a 2015 sendo que no total foram treze (13) artigos e as analises qualitativos aponta que poucos artigos estão vinculados a proposta pedagógica e mais ligados aos aspectos psicológicos relacionados à prática dos esportes. Percebemos que as características das publicações foram diferentes tanto a abordagem quanto a metodologia adotada, onde um dos principais fatores pode ser a falta de interesse pedagógico na inserção destes esportes na escola.