Navegando por Autor "Silva, Celso Kallarrari de Souza"
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- ItemDiscursos misóginos nas redes sociais: uma reflexão sobre as masculinidades à luz da análise do discurso materialista(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-12) Barbosa, Flávio de Campos; Carmo, Bougleux Bomjardim da Silva; Silva, Celso Kallarrari de Souza; Rodrigues, Anderson LinsConsiderando o quadro grave de violência contra as mulheres, por meio do feminicídio e crimes de misoginia que ocorrem diariamente no Brasil, seja de forma física, psicológica ou virtual, o presente trabalho analisa, enquanto gesto de leitura, os discursos realizados por homens em relação às mulheres nas redes sociais. A pesquisa tem como objetivo geral compreender como se estruturam os discursos proferidos por homens em páginas destinadas ao público masculino que abordam as relações de gênero. Como escopo teórico, a discussão sobre masculinidades se dá à luz do pensamento de Michel Foucault (1998, 2002), Pierre Bourdieu (2002), Jean Jacques Courtine (2013) e Luiz Paulo Moita Lopes (2001), bem como os conceitos de gênero conforme Joan Scott (1995) e Judith Butler (2018). A presente pesquisa vale-se da Análise do Discurso materialista, de tradição francesa pecheutiana, com os objetivos específicos de identificar elementos da materialidade linguística e multissemiótica que expressam misoginia e representações de masculinidade ou gênero, a partir da análise discursiva de conversas nas redes sociais; analisar a trama de como se dão as redes de significações e rearticulações das enunciações dos sujeitos sobre as relações de gênero e o que é “ser homem”; refletir sobre a constituição de posições-sujeito, marcas ideológicas, memórias do dizer e formações discursivas no posicionamento dos sujeitos nas postagens. Para tanto, no contexto da investigação, a montagem do arquivo e a composição do corpus se constroem com base nos dados publicizados e coletados com o uso da metodologia etnografia virtual (Hine, 2008), modalidade empregada na pesquisa de campo em ambientes virtuais. Neste trabalho, a montagem do arquivo foi realizada por meio de prints de publicações com os discursos proferidos por homens em páginas das redes sociais Instagram e 4Chan. A partir do gesto de leitura, a pesquisa observou que os elementos discursivos que sustentam os processos de representações das masculinidades, tendo como recorte a masculinidade entendida como hegemônica, identificada como hétero e cisgênero, estão articuladas com uma memória discursiva e uma formação discursiva machista e misógina, construída historicamente nas sociedades europeias e norte-americana, desde a antiguidade até a contemporaneidade. Analisou-se também que as redes de significações e as rearticulações das enunciações dos sujeitos apontam para homens que encaram, com receio, as conquistas das mulheres organizadas pelo movimento feminista. Constatou-se que a violência presente nos discursos aponta para uma tentativa de volta ao passado, em busca de manutenção da posição de privilégio e de dominação dos homens em relação às mulheres.
- ItemImagens do sujeito-professor de língua inglesa no documento curricular referencial da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024-11-25) Jesus, Danilo Laranjeira de; Silva, Celso Kallarrari de Souza; Costa, Décio Bessa da; Santos, Janaína de JesusEsta pesquisa tem como objetivo estudar quais são as imagens do sujeito-professor de língua inglesa criadas no Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), documento orientador para o Ensino Médio baiano. Para isso, tomamos o DCRB como corpus de análise e, mais especificamente, recortes que tratam do ensino de língua inglesa que podem revelar, para além da superfície linguística, como o estado constrói a imagem do sujeito-professor. Para tanto, o arcabouço teórico deste estudo está inscrito nas teorias da Análise de Discurso (AD) pecheutianas (Pêcheux, 1975, 1995, 2006, 2010), principalmente no que diz respeito à ideologia, ao papel dos sujeitos em relação à produção, à formação, à recepção e às relações de poder presente nos discursos. Como contributos à temática da formação imaginária, contamos também com discurso, sujeito e assujeitamento em Orlandi (2006, 2012, 2015), ideologia enquanto ideário histórico, social e político em Brandão (2004), além de autores subsidiários como Foucault (1995, 2008), Maingueneau (1984), Charaudeau e Maingueneau (2004) e Bakhtin (1975, 1983, 2004, 2010), entre outros. As imagens ideológicas do sujeito-professor serão analisadas no corpus seguindo as etapas do quadro Fases da Análise de Discurso Francesa compilada por Jonas Jr. (apud Kallarrari, 2022). Esta é uma pesquisa qualitativa, que se servirá tanto dos pressupostos teóricos quanto metodológicos da AD Francesa para estruturar uma investigação a partir de noções de ideologia, de imagem, de sujeito, de assujeitamento e de interdiscurso. Para contextualização e justificativa da escolha pelo DCRB, enquanto corpus de análise, traçamos um histórico do Ensino Médio no Brasil e desenvolvemos uma discussão sobre o neoliberalismo e suas influências nas políticas educacionais com base nos estudos de Ciavatta (2018), Ferretti (2018) e Beltrão (2019). Os resultados apontam que o DCRB utiliza da redação legal para criar uma imagem do sujeito-professor de Língua Inglesa submisso ao Estado e que este, através da aparente liberdade pedagógica, deve alinhar-se à ideologia fundante do estado para que este possa manter sua estrutura de poder. Em outras palavras, as posições de sujeito/assujeitamento que ocupam o professor de Língua Inglesa no DCRB podem não ser vistas escancaradamente autoritárias, uma vez que elas são aceitas historicamente, dada à interpelação, ao chamamento que a memória faz na relação entre os Sujeitos. Podemos identificar, na materialidade do DCRB, marcas que reforçam como o Estado utiliza da linguagem (redação legal) para construir a imagem de um docente aparentemente livre, o que revela, na realidade, uma imagem de um profissional aprisionado ao “sistema”. Se por um lado, o Estado delineia imagens de subalternidade ao professor, conforme os regramentos da pasta da educação; por outro, cria para si uma imagem autoritária e de negligência perante a responsabilidade em prover os recursos necessários para a efetiva transformação social.
- ItemO gênero memorial como processo dialógico de (re)construção identitária(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-14) Silva, Tania Benedita Fortunato; Ferreguett, Cristhiane; Sartori, Adriane Teresinha; Silva, Celso Kallarrari de SouzaEsta pesquisa se propõe analisar os memoriais escritos por alunos do nono ano do Ensino Fundamental II, oriundos da zona rural e da zona urbana, matriculados no 9º ano do Colégio Municipal Anísio Teixeira – CMAT, na cidade do Prado, estado da Bahia. E compreender como se constroem, representam e se relacionam com suas identidades. Visa identificar, a partir de uma análise comparativa, os pontos de aproximação e/ou distanciamento da construção identitária dos alunos do nono ano, oriundos da zona rural e da zona urbana, através dos memoriais - corpus desta pesquisa - produzidos por eles, em sala de aula. Como embasamento teórico-metodológico, busca-se integrar a abordagem específica da pesquisa em ciências humanas apresentada pela Análise Dialógica do Discurso (ADD) em diálogo com a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici. Em seguida, procede-se à análise das obras de membros do Círculo de Bakhtin - com Bakhtin (2017), Volóchinov (2017) e Medviédev (2012) - visando aprofundar o entendimento sobre o conceito de gêneros do discurso, para melhor compreensão dos memoriais e das relações dialógicas presentes nos discursos dos sujeitos desta pesquisa. As análises foram desenvolvidas qualitativa e comparativamente, observando semelhanças e diferenças nos discursos verbais que constituem os memoriais selecionados. A partir das análises realizadas, percebeu-se como as experiências passadas e sonhos futuros desses sujeitos refletem suas identidades em formação, contrariando estereótipos e destacando a importância da família e do ambiente social na construção de suas identidades.
- ItemSituação de rua em tempos de pandemia: representação discursiva em notícias relacionadas a políticas públicas nos jornais Folha de S.Paulo e Correio(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-11) Silva, Samara Oliveira; Costa, Décio Bessa da; Silva, Celso Kallarrari de SouzaEsta dissertação tem como objetivo analisar representações discursivas sobre situação de rua, em notícias sobre políticas públicas, nos jornais de maior circulação nas capitais São Paulo e Salvador, de maio de 2020 a março de 2021. O corpus foi selecionado de 292 notícias coletadas na Folha de S. Paulo e 36 notícias do Correio, sendo composto por seis notícias, três de cada veículo. Os critérios para a escolha foram: estar no recorte temporal entre maio de 2020 e março de 2021; ter como foco ações e políticas públicas para as pessoas em situação de rua; essas ações ou políticas, serem similares, nos dois jornais; ser notícia específica de cada capital. Esta pesquisa teve como aporte teórico a Análise de Discurso Crítica (ADC) na perspectiva dialético-relacional de Fairclough (2001, 2003, 2015, 2016), como também Wodak e Meyer (2016) para tratar de discussões dentro da ADC, van Leeuwen (1997) para os apontamentos relacionados à representação de agentes sociais e Thompson (2009) para prover embasamento em algumas discussões sobre ideologia. Para as discussões sobre o gênero notícia, foram utilizados Bakhtin (2016) e Fairclough (2003), e, para definição de notícia, Hernandes (2021). Quanto à situação de rua, foram utilizados trabalhos de Silva (2006), Rodrigues et al. (2020), Sarmento (2020), o Sumário Executivo da Pesquisa Nacional sobre a População em Situação de Rua (Brasil, 2008), entre outros. Os apontamentos metodológicos foram embasados por Bauer, Gaskell e Allum (2008) e Flick (2013). As análises foram realizadas por meio de categorias analíticas apresentadas por Fairclough (2001, 2003): representação de agentes sociais, intertextualidade interdiscursividade e escolhas lexicais. Os resultados foram: as pessoas em situação de rua foram incluídas nas notícias, entretanto no jornal Folha de S. Paulo essas pessoas receberam mais voz e tiveram uma representação social por meio da nomeação e especificação. Em relação às escolhas lexicais, o jornal Correio utilizou mais o termo adequado “situação de rua” do que a “Folha”, que empregou “morador de rua” e “sem-teto”. Por fim, propagaram-se tanto discursos estigmatizadores, como o discurso higienista, quanto discursos que contribuem para a mudança social, como o discurso de cidadania.
- ItemTransposição Didática em Aulas no YOUTUBE: o discurso da BNCC e do professor-sujeito de Língua Portuguesa(Universidade do Estado da Bahia, 2024-09-10) Oliveira, Jabson Santos de; Silva, Celso Kallarrari de Souza; Almeida, Manoel Mourivaldo Santiago; Campos, Sulemi FabianoEsta dissertação tem como objetivo analisar como se apresenta o discurso do sujeito-professor de Língua Portuguesa no processo de Transposição Didática nas vídeoaulas de gramática, literatura e produção textual, disponíveis no Youtube. Com o propósito de atender a esse objetivo geral, definimos os objetivos específicos seguintes i) identificar quais são os sentidos de ensino em relação a gramática e a produção textual que emergem na memória discursiva dos sujeitos-professores; ii) analisar os sentidos do discurso do sujeito-professor no que diz respeito ao ensino de gramática e produção textual durante o processo de transposição em relação ao discurso da BNCC; iii) refletir de que modo se apresenta o interdiscurso, a partir do resgate da memória discursiva presente na BNCC no discurso das professoras das vídeoaulas do Youtube. As questões de pesquisa explicitadas neste estudo baseiam-se nas seguintes indagações: i) Como os professores e professoras de Língua Portuguesa, observados através de aulas no Youtube, estão realizando discursivamente em sua prática de ensino a transposição didática dos saberes? ii) Esses discursos são retomados interdiscursivamente através da memória pelos professores em relação à BNCC? iii) Quais discursos estão presentes? Esta pesquisa teve como aporte teórico e metodológico a Análise de Discurso francesa (AD) na perspectiva de Pêcheux (1975, 1990, 2011, 2014, 2015) e Orlandi (2007, 2009, 2012, 2015, 2017), como também Althusser (1992) e Chauí (2016), nas discussões de ideologia e Chevallard (1991, 2009) no embasamento a esta pesquisa acerca da compreensão da transposição didática e da BNCC (2018). As análises foram realizadas por meio de categorias analíticas (Memória Discursiva e Interdiscurso) apresentadas por Pêcheux (2014, 2015) e Orlandi (2015). Os resultados apontam que o discurso da professora-sujeito da aula de gramática apresenta-se, em grande parte, contraditório em relação aos discursos teóricos e práticos preconizados no discurso sedimentado, institucionalizado dos documentos oficiais, PCN’s (1998) e BNCC (2018). O discurso e, consequentemente, a transposição didática estão baseados numa metodologia tradicional que ainda se faz presente na memória discursiva da professora-sujeito, reproduzindo os sentidos construídos, historicamente, no âmbito de formações discursivas. Quanto à aula de produção textual, ao contrário da aula de gramática, a professora-sujeito, em sua transposição dos conhecimentos, constrói uma memória de sentidos, quando faz retomadas, definições e reformula enunciados, incorpora recursos linguísticos e multissemióticos conforme preconiza a BNCC. Nessa luta, iniciada pelo professor-sujeito do saber, todos precisam cumprir seu papel. O professor deve ser o primeiro a buscar, em suas práticas, o desenvolvimento do saber compartilhado, cujo discurso busca deslocar o aluno-sujeito de mero receptor e torná-lo partícipe do processo de ensino-aprendizagem, promovendo atividades que destaque os sentidos que o próprio aluno produz e identifica no propósito de empregá-los em diversas situações de interação social.