Navegando por Autor "Silva, Caroline Santos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemBruxaria e feitiçaria: As práticas de pacto com demônios na Inquisição de Coimbra (1720-1740)(2019) Silva Júnior, Elson Cerqueira da; Silva, Caroline Santos; Souza, Cândido Eugênio Domingues de; Pereira, Juliana Torres RodriguesEsta pesquisa tem o objetivo de analisar processos de acusação de práticas de pacto com o demônio em Portugal, mais especificamente na Inquisição de Coimbra entre os anos de 1720-1740. Para tanto, apresentamos os diversos conceitos que norteiam a temática perpassando desde as noções de heresia no início do cristianismo até a transformação do seu significa que ocorreu no final da Idade Média e início da Moderna. Tal transmutação tinha como interesse fazer com que práticas como a feitiçaria e bruxaria se tornassem alvo da Inquisição. Após uma análise conceitual buscamos também traçar um perfil social dos acusados, criando assim um banco de dados com as informações encontradas no site do Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Por fim, dedicamos especial atenção ao processo inquisitorial de Catharina Fernandes acusada tanto de pacto com o demônio como também de estabelecer relações intimas com ele.
- ItemMudanças e permanências no trato das diversidades racias nas práticas pedagógicas dos docentes diante da implantação da Lei 10.639/2003(2017) Lima, Reinalúcia da Silva Lima; Almeida, Cínthia Nolácio de; Silva, Caroline Santos; Sampaio, Moises de OliveiraEsta pesquisa tem como objetivo analisar as mudanças e permanências ligadas às diversidades raciais nas práticas pedagógicas dos docentes do Colégio Ernesto Alves (nome fictício), a partir da implantação da lei 10.639\2003; discutir a construção histórico-social da raça e suas implicações na escola especificada, além de Investigar as práticas docentes da mesma instituição educacional. Como referencial teórico, o estudo apresenta reflexões a respeito dos conceitos sobre Racismo, Preconceito, Discriminação e Estereótipo, bem como, sobre Metodologia e Tabulação de Dados. A pesquisa foi desenvolvida a partir da abordagem qualitativa. Os instrumentos utilizados envolveram questionários aplicados a alunos e professores das diferentes disciplinas e entrevista feita aos docentes. Os resultados foram tabulados e interpretados. Buscou perceber se houve mudanças significativas em relação às práticas pedagógicas dos docentes no tocante à questão afro-brasileira – à aplicabilidade da lei nos variados componentes curriculares. Conclui-se que as principais dificuldades para implementação da lei é a falta de planejamento que envolve todas as disciplinas, no tocante a essa lei, com atividades que trabalhe durante o ano inteiro essa temática.