Navegando por Autor "Silva, Caroline Santos"
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- ItemMemória e história do centro de apoio Aurélio Pires-CAP: a promoção da educação especial na perspectiva inclusiva em Santo Antônio de Jesus-Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-13) Silva, Caroline Santos; Cordeiro, Marluse Arapiraca dos Santos; Mascarenha, Aline Daiane; Lima, Ruy D´ OliveiraEste artigo visou mostrar a Memória e a História da fundação da instituição “CAP: Centro de Apoio Aurélio Pires”, como Centro de referência no oferecimento e atendimento de estudantes, na modalidade da Educação especial e perspectiva inclusiva, na cidade de Santo Antônio de Jesus. Buscou-se evidenciar a importância da instituição na consolidação da educação inclusiva e suas contribuições para a sociedade. Desta forma, inicia-se com o estudo preliminar, dos aspectos históricos da Educação Especial na perspectiva inclusiva, seus marcos legais no século XX e sua lógica de desenvolvimento no Brasil, nesse contexto, aprofundar a Memória e História da instituição CAP é conhecer, seu processo de disputas políticas, sua organicidade e articulações sociais. Conhecer a memória e a história da instituição, abordando as categorias de análise como os aspectos espaciais, em que se refere às abordagens do espaço geográfico, que a escola se situa, o aspecto ‘temporal’, que abrange a fundação, as transformações pelas quais passou, sua trajetória institucional, bem como destacando, a perspectiva ‘intelectual’, em que diz respeito aos saberes, conteúdos, práticas pedagógicas e ao ensino e aprendizagem, tentando compreender a sua importância social, que inclui a capilaridade das suas atividades institucionais e relacionamento com a comunidade. Os aspectos metodológicos adotados foram, a abordagem qualitativa, focando no método bibliográfico, com leitura e análise de várias obras, com autores de referência como (SANTOS,2009; POLLACK, 1992; SASSAK, 1997,1999,2006), o método documental e da história oral, coletando informações, através de observações e entrevistas, com os relatos e testemunhos dos sujeitos, abordando a vivência da sala de aula com estes alunos, no atendimento educacional especializado.