Navegando por Autor "Silva, Cíntia Pina Dantas"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação em tempo integral para alunos do campo: a experiência de Andaraí-Bahia(2018-03-21) Silva, Cíntia Pina Dantas; Nascimento, Antônio Dias; Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso; Araújo, Flávia Lorena de SouzaEste trabalho tem como objetivo apresentar os resultados adquiridos, através dos estudos sobre educação do campo e educação em tempo integral, sobre a implantação de uma escola em tempo integral em uma área de reforma agrária do município de Andaraí, na Bahia. Trata-se de um estudo de caso, realizado no assentamento do Mocambo, entre 2016 e 2017, usando como metodologia a aplicação de questionários, realização de entrevistas e observação participante, para perceber se a Escola de Tempo Integral Fernando Gomes de Azevedo apresenta alguma melhoria para a vida da comunidade. Também foram entrevistados os professores e direção da escola, secretária de educação, representação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o exgestor do município. Como fundamentação teórica para o trabalho destaca-se: Arroyo (2006; 2011; 2014), Caldart (2008; 2011;2012), Freire (1987), Gohn (2012), Nascimento (2008;2013), Cavaliere (2002; 2009; 2010), Paro (1988) e Teixeira (1957; 1968; 1977). Concluiu-se com a análise das entrevistas, questionários e observações, que a implantação da escola trouxe uma nova perspectiva para os moradores do assentamento, oportunizando outras atividades às crianças, além do conteúdo formal de ensino. A educação no assentamento tem se estendido para além do ambiente escolar, através das atividades realizadas pela escola.