Navegando por Autor "Silva, Arlete Vieira da"
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- ItemMemorial de formação: dispositivo de pesquisa-formação no/do estágio supervisionado(2014) Silva, Arlete Vieira da; Souza, Elizeu Clementino deEsta tese se insere no campo de estudos da pesquisa autobiográfica e analisa as implicações de experiências narradas em memoriais de formação acerca do percurso de formação de estudantes-estagiários ao (trans)formarem-se em professores/professoras. O Gênero textual memorial de formação assumiu a centralidade e corpus teórico-metodológico da tese ao ser concebido como um dispositivo de pesquisa-formação e tendo o espaço-tempo do estágio supervisionado como um entrelugar da experiência de iniciação à docência. Ao adotar o ateliê biográfico, como o procedimento metodológico, desenvolvido em etapas e articulados em eixos temáticos, os estudantes-estagiários foram motivados a revisitar suas experiências escolares, de ensino e de docência, no percurso da formação inicial, como possibilidade de apreensão de seus processos de formação. A escrita de memoriais, como dispositivo de pesquisa-formação, fundada na dimensão autopoiética, oportunizou que, ao narrarem suas histórias, fossem apreendendo sentido às experiências e ressignificando a representação de si. O movimento da escrita evidenciou que, ao narrar, o ator-escritor é levado à reflexão sobre as aprendizagens experienciadas que foram importantes para a sua formação e nesse movimento se reinventar, recriando-se pessoal, profissional e intelectualmente. Assim sendo, com o registro de suas experiências – da trajetória pessoal e familiar, de seus professores inesquecíveis, do estágio enquanto campo de conhecimento e de pesquisa até o tornar-se professor/professora, suas representações de si foram transformadas ao tomar consciência dos sentidos estabelecidos no processo de formação e das possibilidades formativas das experiências vividas e narradas, configurando-as, dessa forma, em experiências formadoras. O espaço-tempo do estágio configurou-se, também como experiência formadora ao articular-se em reflexão e aprendizagens acerca da docência, revividas no movimento da escrita para os estudantes-estagiários e lugar aprendente da formação para as instituições promotoras da formação.