Navegando por Autor "Silva, Antoneide Santos Almeida"
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- ItemA contribuição do método Montessori na Escola vila de Maria para o campo de estágio(UNEB, 2023-12-14) Belé, Marilia Tomaz; Rios, Rita Cristina; Silva, Antoneide Santos Almeida; Sousa, Clara Maria Miranda deO presente trabalho trata-se de um estudo de caso realizado numa escola de Educação Infantil e Séries Iniciais. Teve como objetivo geral compreender como o método Montessori contribuiu para a experiência do estágio. Os objetivos específicos se concentraram na descrição da sala de aula e no registro da contribuição da experiência para o campo de estágio. Ficou evidente que o método Montessori contribui sobremaneira para o desenvolvimento infantil. A sala de aula de fato é um laboratório de aprendizagem e cultura com o mundo infantil. A experiência contribuiu para a perspectiva da minha formação como docente-pesquisadora crítica e reflexiva, pois a pedagogia montessoriana traz no seu cerne o respeito e autonomia ao mundo infantil; princípios que me fizeram compreender a experiência na sua totalidade. Para a fundamentação do trabalho buscou-se referencias teóricas que trazem a concepção da pedagogia com ciência da educação (José Carlo Libâneo) do estágio como campo de pesquisa (Selma Garrido Pimenta) e do método Montessori tomando como referência as obras A infância, Mente absorvente e a Mente da criança.
- ItemAlunos com transtorno do espectro autista em escolas comuns: conhecer para incluir(2021-07-07) Silva, Dileane Oliveira; Silva, Rayanne de Souza; Benevides, Silvia Lucia Lopes; Silva, Antoneide Santos Almeida; Santos, Cleidiane Maurício dosO Transtorno do Espectro Autista-TEA causa um atraso no desenvolvimento intelectual da criança, fazendo com que ela apresente dificuldades de interação social, comunicação, linguagem e padrões repetitivos de comportamento. Considerando o importante papel da escola no desenvolvimento dessas crianças, o presente trabalho teve como objetivo investigar os principais desafios enfrentados pelas escolas comuns para garantir a inclusão de alunos com TEA. Para isto, foi realizada uma pesquisa nos documentos oficiais que orientam os sistemas de ensino para inclusão dos estudantes com TEA no âmbito escolar e, para analisar situações concretas de sala de aula, foram eleitas como fonte, as pesquisas empíricas realizadas por Kubaski (2014), Sousa (2015), Santos (2016); Heradão (2020). Através da análise das pesquisas identificou-se como principais desafios da escola comum: a formação docente, implicação de toda equipe escolar no processo inclusivo, articulação dos profissionais da escola em torno dos processos inclusivos, adoção do ensino colaborativo, disseminação dos conhecimentos acerca do transtorno do espectro autista por toda a comunidade escolar e entorno. Estes resultados embasaram a construção de um produto, o Quiz Digital: Conhecer para Incluir, considerando ser o conhecimento a forma mais eficaz para combater as práticas discriminatórias e excludentes, ainda presentes, favorecendo o processo de inclusão dessas pessoas.
- ItemA contação de história musicalizada por meio do instagram na primeira infância(2021-07-29) Morais, Aloana Ramos; Silva, Antoneide Santos Almeida; Castro, Antonilma Santos Almeida; Lins, Claudia Maisa AntunesAs histórias musicalizadas nos envolvem e nos tocam, trazendo com elas novas descobertas e mexendo com as nossas emoções. Dessa forma, o presente trabalho objetivou refletir sobre como a contação de história pode contribuir com as expressões e manifestações de sentimentos na primeira infância, numa abordagem de pesquisa qualitativa, descritiva. Todo o percurso construído foi organizado numa página de Instagram com o intuito de compartilhar experiência com outros profissionais da educação. Foram utilizadas as vozes teóricas dos autores como Abramovich (2006), Bettelheim (2002), Maturana e Zoller (2004), Bondía (2002), entre outros. A análise dos dados deixou perceptível que as histórias musicalizadas contribuiram para expressão dos sentimentos infantis, por proporcionarem um diálogo direto com o imaginário da criança e seus sentimentos.
- ItemEmpatia na Educação infantil: O que dizem as professoras?(2023-12-14) Melo, Daniella Brandão; Souza, Clara Maria Miranda de; Silva, Elis Rejane Santana da; Silva, Antoneide Santos AlmeidaEste artigo tem como objetivo discutir a importância da empatia na educação infantil, a partir da visão de educadoras. A empatia é um aspecto fundamental no desenvolvimento socioemocional das crianças, pois permite que elas compreendam e se interessem pelos sentimentos dos outros. O estudo inicia-se com uma revisão da literatura, abordando conceitos, teorias e pesquisas que comprovam os benefícios da empatia na educação infantil. Com base nessas informações, foi desenvolvida uma investigação, aplicada a um grupo de cinco educadoras da educação infantil, de uma escola, a fim de compreender a visão e a prática dessas profissionais em relação à empatia. Os resultados da pesquisa revelam que a maioria das educadoras consideram a empatia como um aspecto importante na educação infantil. No entanto, a análise das respostas também mostrou que nem sempre a empatia é uma prática efetiva nas salas de aula. Isso pode ser atribuído a diversos fatores, como a falta de formação adequada dos profissionais ou a falta de recursos e materiais que promovam a empatia. A partir dos resultados obtidos, o artigo também discute algumas estratégias que podem ser adotadas para incentivar a empatia na educação infantil. Uma delas é a promoção de atividades que estimulem a compreensão e a identificação de emoções, como dramatizações e leitura de histórias. Além disso, é fundamental que os educadores trabalhem na construção de um ambiente acolhedor e de respeito mútuo, em que as crianças se sintam confortáveis para expressar suas emoções e se colocarem no lugar do outro. Em suma, este artigo mostra a relevância da empatia na educação infantil sendo essencial que educadores e gestores compreendam a importância desse aspecto no desenvolvimento das crianças e promovam práticas que estimulem a empatia no ambiente escolar. Através de uma abordagem qualitativa com revisão bibliográfica de cunho descritivo foi definido o objeto de estudo, no caso a empatia em sala de aula na Educação Infantil, com estudo histórico que expõe o que é a empatia e como ela pode interferir nas relações interpessoais e na aprendizagem em sala de aula. Identificando os estudos sobre o assunto, relacionando pesquisas, além de livros, artigos e publicações que abordam o tema. Sintetizando até se chegar ao consenso de como a empatia está presente na sala de aula e como interfere no processo de desenvolvimento da criança.
- ItemImpactos na Escolarização da Criança com doença crônica: O que dizem as pesquisas(2022-12-19) Braz, Laisna Martins Santos Ferreira; Silva, Antoneide Santos Almeida; Castro, Antonilma Santos Almeida; Sousa, Clara Maria Miranda deEsta pesquisa trata a respeito dos impactos na escolarização da criança com doença crônica, esses representam prejuízos no desenvolvimento do indivíduo e geram perdas no contexto escolar. Patologias crônicas possuem características de longa duração, existem consequências biopsicossociais, onde a saúde e a doença são compreendidas como resultado dos fatores biológicos do organismo, bem como do ambiente no qual vive e suas relações sociais. O objetivo da pesquisa foi investigar, a partir de pesquisas realizadas, os impactos que podem gerar o processo de adoecimento crônico na vida do sujeito em idade escolar. A metodologia seguiu em direção para a pesquisa qualitativa, no que diz respeito a uma abordagem exploratória. As fontes de dados utilizados foram: teses, dissertações artigos e trabalho de conclusão de curso. Foram feitas leituras flutuantes de textos que abordam a temática numa revisão bibliográfica narrativa. As leituras realizadas possibilitaram vislumbrar textos que mostraram os impactos da doença crônica no processo de escolarização, bem como as ações pedagógicas que são ou não feitas pela escola/professor para garantir a aprendizagem da criança com adoecimento crônico. O estudo teórico possibilitou a produção de um quando de referencia com principais achados no decorrer da pesquisa por meio da visita ao material bibliográfico que foi consultado, o qual foi de relevância para construção do desenho descrito. Os estudos revelaram que as eventuais crises, baixa autoestima, o absenteísmo escolar e a dificuldade do acompanhamento do currículo, são fatores que comprometem a permanência da criança com doença crônica na escola regular. Em contrapartida, as buscas revelam que é possível viabilizar o processo de escolarização; fazendo adaptações no currículo, incentivando a busca da garantia das classes hospitalares dentro dos ambientes de saúde, bem como, organização pedagógica/ administrativa que busque uma postura no ambiente escolar que construa a perspectiva de escolas promotoras de saúde. Constataram ainda que, a presença da família na manutenção do tratamento é essencial e refletem bons resultados no aspecto educacional. Esses achados possibilitam a percepção a respeito das dificulades presentes no processo do adoecimento crônico nos periodos de escolarização, sendo demonstradas/sugeridas ações que colaboram com o desenvolvimento do individuo nos momentos de crises, além disso, a pesquisa garante o dispertar sobre saúde no campo educacional.
- ItemA importância do brincar livre (do pega-pega a boneca)para as meninas e meninos da Casa Dom José Rodrigues: memórias em revista(2022-07-22) Souza, Lívia Pricila Xavier de; Carvalho, Marília Aparecida Evangelista de; Silva, Antoneide Santos Almeida; Vieira, Josenilton Nunes; Lins, Claudia Maisa AntunesO atual momento da história evidencia o quão é importante o convívio social, principalmente o contexto das brincadeiras livres para as crianças. Entretanto, o distanciamento social devido à pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, doença que se manifesta por meio da COVID-19, que teve ínicio no ano de 2019 e que ainda permanece até o presente momento em 2022, impedindo que a realização de muitas brincadeiras livres nas ruas, nas escolas, nos clubes e em outros espaços sociais, em especial nos espaços socioeducativos. Diante deste cenário, o presente memorial, traz a problematização sobre a importância do brincar livre para as meninas e meninos da Casa Dom José Rodrigues e, como esta se faz constante na linguagem no cotidiano da infância. A partir dessa compreensão, a problemática deste memorial se debruçou a entender como ficaram as brincadeiras antes, durante e após a flexibilização da pandemia. Para tal, nos debruçamos na literatura de Ariès(1986), Maturana- Zöler (2004), Kishimoto (2009), (2017), Fortuna (2004), entre outros pesquisadores desta temática. Como percurso metodológico, de cunho qualitativo, optamos pelo estudo de caso, por meio da escuta sensível, na perspectiva fenomenológica. Os resultados desta pesquisa estão presentes na produção de um produto pedagógico, desenhado no formato de uma revista de brincadeiras, construída a partir das escritas e das narrativas das meninas e meninos acerca das suas brincadeiras livres preferidas. As vozes das crianças revelam que as brincadeiras livres, independente do contexto social em que se encontram, ainda são presentes em suas infâncias.
- ItemA importancia dos primeiros socorros no currículo do curso de Pedagogia: Um estudo analítico e propositivo(2022-12-19) Lacerda, Maria de Fátima Ribeiro; Silva, Antoneide Santos Almeida; Castro, Antonilma Almeida; Paixão, Gilvânia Patricia do NascimentoO presente trabalho tem o objetivo de trazer discussões acerca da introdução dos conhecimentos relativos aos primeiros socorros dentro do currículo do curso de pedagogia, com vistas a inclusão de uma disciplina que trate desses conhecimentos no curso de licenciatura em Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas- campus III, numa perspectiva de ampliação dos conhecimentos do pedagogo na formação inicial, isto porque identificamos como problemática as seguintes questões: no processo de formação inicial do pedagogo, existe algum tipo de preparação teórico/prático para o atendimento de primeiros socorros em casos de acidentes na ambiência escolar, em especial nas creches? Quais as implicações dessa ausência/presença, sob ótica de alunos do curso de pedagogia e de professores que trabalham em creches? Para a resposta dessa interrogante cientifica indicamos como objetivo geral analisar, sob a ótica de alunos de pedagogia e de professores que trabalham em creches, a importância das informações a respeito dos primeiros socorros, no processo de formação inicial do pedagogo. Como objetivos específicos elegemos: identificar junto aos alunos do curso de pedagogia e de professores que atuam em creche, que tipo de informação a respeito dos primeiros socorros possuem para usar em casos de acidentes e emergências; verificar na matriz curricular do curso de Pedagogia Campus III/UNEB se existe algum componente curricular que propõe alguma aproximação com esse temática; reconhecer a importância da inserção de componente curricular com ementa que trate da interface saúde educação trazendo as informações sobre os primeiros socorros a partir do olhar dos alunos do curso de pedagogia e dos professores que atuam em creche. Para tanto utilizamos a educação como princípio emancipatório e saúde na perspectiva socioantropológica ou biopsicossocial) metodologicamente, o trabalho se direcionou numa abordagem de pesquisa qualitativa com análise documental e pesquisa de campo. Para produção dos dados foram usados o questionário (para a produção do protocolo de identificação) e entrevista semiestruturada com professores de uma Instituição de ensino no município de Juazeiro e discentes do oitavo período do curso de Pedagogia do DCH III UNEB. Os dados mostraram que os acidentes são recorrentes dentro dos espaços escolares, porém tanto os professores, quanto os discentes se sentem despreparados para uma intervenção direta numa situação emergencial. Foi observada a lacuna referente às informações relativas os primeiros socorros, tanto pela ausência da falta da oferta desse componente curricular no curso, quanto no processo de formação continuada dos professores na Instituição de ensino na qual ocorreram as entrevistas. Aspecto que impacta diretamente na preparação para lidar com situação de emergência no cotidiano da ambiência escolar. Importante destacar que todos os sujeitos apontaram ser de suma importância a inclusão desses conhecimentos na formação inicial, como parte obrigatória do currículo do curso de Pedagogia.
- ItemPrograma criança feliz: análise do desenvolvimento sistêmico na primeira infância a partir da pedagogia social(UNEB, 2024-07-18) Campos, Iasmim de Andrade Moura; Sousa, Clara Maria Miranda de; Lima, Emanoela Souza; Silva, Antoneide Santos AlmeidaNo processo de desenvolvimento infantil é crucial que os estímulos se originem do ambiente social, garantindo direitos fundamentais como saúde, educação, alimentação, proteção, assistência social e moradia desde os primeiros dias de vida. A criança está em constante desenvolvimento, sendo seu contexto social de suma importância, pois influencia diretamente os estágios do desenvolvimento. O presente estudo visa compreender como o Programa Criança Feliz contribui para o desenvolvimento sistêmico das crianças na primeira infância atendidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) João Paulo II, em Juazeiro-Bahia, sob a perspectiva da Pedagogia Social. Este Programa é uma política pública intersetorial, abrange diversos setores que possibilitam o pleno desenvolvimento infantil. Fundamentado em autores como Bronfenbrenner, Papalia e Martorell, Philippe Ariès, Caliman, Graciani, e nas diretrizes do Programa Criança Feliz, o estudo adota uma abordagem qualitativa de natureza descritiva, utilizando pesquisa de campo com roteiros de entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistadas cinco participantes, incluindo três mães das crianças acompanhadas e duas educadoras sociais do referido Programa do CRAS. Os resultados foram organizados em três sessões temáticas de acordo com a análise de conteúdo de Bardin, categorias principais identificadas nas respostas: as contribuições do Programa Criança Feliz para o desenvolvimento da infância; o olhar das mães e educadoras em relação às atividades desenvolvidas no Programa; e (in)formações e concepções das cuidadoras sobre o desenvolvimento infantil. Entre os resultados encontrados, destaca-se que o Programa Criança Feliz beneficia as famílias por meio de visitas domiciliares que promovem o desenvolvimento infantil no ambiente familiar. As atividades das educadoras sociais, como estímulo ao brincar, afetividade, cognição e linguagem, foram fundamentais para esses resultados. Assim, este estudo oferece contribuições significativas para o campo da Pedagogia, explorando temas inovadores e promovendo discussões pertinentes sobre o desenvolvimento infantil em contextos sociais específicos.