Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, André Vitor Brandão da"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Corpos flutuantes : emancipação e aprendizagem através da dança contemporânea no Vale do São Francisco
    (UNEB, 2019) Silva, André Vitor Brandão da; Borges, João José de Santana; Santos, Juracy Marques dos; Moraes, Juliana Martins Rodrigues de
    Pensar a educação na contemporaneidade não é tarefa fácil, pois, as práticas e os discursos sobre ela não são homogêneos e, na maioria das vezes, indicam caminhos bifurcados. Entretanto, mesmo que de modo plurívoco, o corpo se faz presente nas discussões em torno da educação, sobretudo, a partir da segunda metade do século XX de forma significante. Na contemporaneidade, as questões em torno do corpo se agitam, tendo em vista que, ele se torna centro dos debates nos mais diversos campos da vida humana, como, por exemplo: na política, na economia, na ética e na estética. Dessa maneira, propomos nesta pesquisa, investigar o processo de criação do espetáculo de dança contemporânea Rio de Contas da Cia. de Dança do Sesc Petrolina (CDASP), a fim de percebê-lo como um processo de educação contextualizada que envolve aspectos estéticos, educacionais e políticos que, por sua vez, tem o corpo como lugar de atuação para a construção de corpos e imagens emancipadas de sertão. Para tal, a pesquisa se utilizou da abordagem metodológica da fenomenologia com ênfase nos estudos de Maurice Merleau-Ponty e Alfred Schutz em aproximação com a semiótica de Charles Sanders Peirce. Mesmo que advindas de linhagens fenomenológicas e espistemologias distintas, o diálogo com esses autores nos forneceu terreno fértil para a elaboração de interpretações acerca do fenômeno do espetáculo Rio de Contas. Enquanto método de coleta de dados, empregamos a entrevista compreensiva para a obtenção de narrativas pessoais dos bailarinos que fizeram parte do processo, como também, a observação participante que se deu através da presença em ensaios do espetáculo. Assim, podemos com mais acuidade pensar sobre como o processo criativo de construção de um espetáculo de dança enseja processos de ensino-aprendizagem que contribuem para a formação de um sujeito consciente de sua singularidade-plural, construindo para si, uma corporeidade capaz de fazê-lo sentir, pensar e experienciar o mundo e, principalmente, seu contexto sob perspectivas não hegemônicas.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais