Navegando por Autor "Silva, André Pereira da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemOs usos das formas pronominais mim e eu desempenhando a função de sujeito na comunidade de fala de Jacobina-BA: uma análise variacionista(2018-12) Silva, André Pereira da; Nogueira, Vilson Ramos dos Santos; Santos, Leandro Almeida dos; Andrade, Tadeu Luciano Siqueira; Lapa, Rubia Mara; Paim, Marcela Moura TorresO presente trabalho descreve as variações dos pronomes mim e eu na função de sujeito, fenômeno observado na oralidade dos informantes moradores do município de Jacobina-BA. Percebe-se, na fala dessa comunidade, a ocorrência do pronome mim desempenhando a função de sujeito na oração. Fato que contraria a norma prescritiva da língua portuguesa. Os fenômenos descritos neste Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – são embasados pela teoria Sociolinguística Variacionista de Labov (1972 - 1994). O corpus desta pesquisa é composto de dados extraídos de conversas gravadas de forma espontânea, sendo as pessoas oriundas da cidade de Jacobina. A amostra do TCC é composta por 12 entrevistas, as quais os informantes narram experiências vivenciadas por eles desde a infância até os dias atuais. Foram selecionados cidadãos do sexo masculino e feminino, com as seguintes faixas etárias: 14 anos a 28 anos (faixa I) e 29 anos a 75anos. Os níveis de escolaridades dos entrevistados são, respectivamente: Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Universitário. Do ponto de vista da variação e mudança, verificou-se uma maior ocorrência do pronome mim desempenhando a função de sujeito, quando se trata de um discurso informal ou não policiado. Outro aspecto relevante na incidência de uso do pronome foi a questão sóciocultural, tendo em vista que foram entrevistadas pessoas com baixa renda, em que a formação escolar foi através de instituições públicas. A inobservância das regras gramaticais em relação ao emprego dos pronomes está influenciando na escolha da variante estigmatizada, pois os que estudam ou estudaram não conseguem distinguir a modalidade padrão da inovadora.