Navegando por Autor "Silva, Anderson Amorim Santos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCâmera termográfica de baixo custo que enxerga o infravermelho emitido por determinados corpos(2022-10-16) Silva, Anderson Amorim SantosEste estudo aborda a criação de uma Câmera Termográfica de baixo custo a partir de uma Webcam, direcionada ao ensino do 3º ano do Ensino Médio e das Turmas de Educação de Jovens e Adultos no mesmo nível. O propósito principal consiste em abordar conceitos físicos, como o Espectro Eletromagnético e a Radiação Infravermelha, relacionando-os à construção do dispositivo para tornar as aulas mais envolventes. A resistência dos alunos ao aprendizado de física demanda inovação para tornar o ensino mais atrativo, e a tecnologia se apresenta como uma ferramenta indispensável nesse processo, especialmente na atualidade, em que seu uso na educação foi amplificado durante a pandemia. Assim, o emprego desses recursos torna-se essencial para a construção do conhecimento.
- ItemEnxergando o calor: Sequência didática potencialmente significativa para o ensino de radiação infravermelha explorando uma câmera termográfica de baixo custo(Universidade do Estado da Bahia, 2023-10-16) Silva, Anderson Amorim Santos; Jesus, José Carlos Oliveira de; Pinto, Gabriela Ribeiro Peixoto Rezende; Santos, José Vicente CardosoEste estudo propõe uma metodologia para o aprendizado de física moderna, para alunos do ensino médio. Abordagem construtivista da aprendizagem, onde os alunos têm um papel ativo, são responsáveis pelo seu processo de construção do conhecimento, e onde os professores atuam como geradores de situações de ensino para a aprendizagem. Compreender os conceitos de calor e temperatura torna-se difícil, talvez, porque eles também são usados na vida cotidiana com um significado diferente do aceito cientificamente. A partir desses conceitos, calor e temperatura, buscou-se uma abordagem utilizando uma metodologia ativa, na qual o aluno é autor do seu próprio conhecimento. A proposta metodológica incorpora experimentos que requerem respostas a questões desafiadoras para alunos do ensino médio. A construção desse produto foi promover a visão do infravermelho, sendo possível até obter também a medida exata da temperatura em determinados objetos quando se faz a leitura termográfica através de uma câmera profissional com maiores tecnologias. Através dessa ferramenta que construímos foi possível também estudar o espectro eletromagnético, saber como funciona a radiação infravermelha e determinar a relação existente entre a constante de Planck, a energia e a frequência das radiações eletromagnéticas, em especial a infravermelha (IV). Para tanto o estudo foi dividido em seis capítulos que buscaram discutir a utilização da tecnologia como ferramenta educacional, bem como a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, abordando elementos de física da radiação térmica, o estudo da radiação Infravermelha, a compreensão do zero absoluto, o estudo da termografia e sua relação com a Lei de Planck, com a demonstração da construção do produto educacional em questão. Como metodologia utilizou se a concepção da sala de aula-laboratório como espaço de troca, aprendizagem em igualdade de condições, lugar privilegiado para promover a zona de desenvolvimento proximal, aprendizagem significativa.