Navegando por Autor "Silva, Américo Junior Nunes da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA chave na construção identitária dos alunos da educação de jovens e adultos: contextualizando as memórias da Escola de Cazumba em Senhor do Bonfim-BA(UNEB, 2024-03-22) Silva, Naiara Bamberg da; Silva, Américo Junior Nunes da; Vieira, Josenilton Nunes; Rios, Pedro Paulo SouzaA presente pesquisa objetiva compreender como se constituem os processos identitários de alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Cazumba, em Senhor do Bonfim – BA, a partir do processo de pertencimento ao seu território, preservação da memória da escola e de proteção à instituição escolar. Norteamos esta investigação a partir da seguinte problemática: como o processo de pertencimento ao território, as memórias e proteção da instituição escolar constituem as identidades dos alunos Jovens e Adultos na Escola Municipal de Cazumba, em Senhor do Bonfim – BA? Tem-se como objeto de estudo os processos de pertencimento de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Cazumba, na Zona Rural do Município de Senhor do Bonfim, no centro norte do Estado Bahia, Território de Identidade Norte do Itapicuru, localizado a 375 quilômetros da capital – Salvador. As questões colocadas pela investigação inquirem sobre as relações entre memória e identidade no contexto da educação escolarizada, procurando analisar as conexões entre a memória da escola, as experiências dos alunos, o sentimento de pertença a uma instituição de ensino, as identidades coletivas e aprendizagens para a organização social dos sujeitos membros da comunidade camponesa quilombola de Cazumba. O percurso metodológico ancora-se nos pressupostos de uma pesquisa narrativa, a partir do uso, enquanto dispositivo de produção de dados, a entrevista narrativa, pano de fundo de minha própria experiência enquanto educadora e das experiências dos demais participantes, membros na comunidade. Almeja-se, portanto, revelar processos de aprendizagens formais e informais, através dos quais os sujeitos desenvolvem e enriquecem suas potencialidades, a fim de melhorar, interferir e transformar a realidade social à qual pertencem. Ainda nesse contexto, espera-se contribuir no processo de autorreconhecimento das pessoas da comunidade, fomentando à formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel na sociedade.
- ItemEvolução biológica e formação docente: Análise das concepções de um grupo de Professores/as de ciências dos anos finais do ensino fundamental, nos Municípios de Campo Formoso e Senhor do Bonfim – BA(2023-03-14) Silva, Ariana Batista da; Silva, Américo Junior Nunes da; Araújo, Virgínia Farias Pereira deA Evolução Biológica constitui-se em um conceito chave para a compreensão e a aprendizagem dos conteúdos das Ciências Biológicas; de modo que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) indica o estudo do tema ao longo dos anos finais do Ensino Fundamental. No entanto, a presença de concepções equivocadas e a falta de segurança por parte de muitos professores de Ciências, ao abordar o tema em sala de aula, torna a formação docente um dos maiores desafios para o processo de ensino-aprendizagem de Evolução. A presente pesquisa procurou analisar como um grupo de professores de Ciências dos municípios de Campo Formoso e Senhor do Bonfim-BA, que atua nos anos finais do Ensino Fundamental, vivencia e contextualiza as concepções sobre Evolução Biológica no Semiárido. Participaram desta investigação sete Professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental e que atuam nos municípios lócus da pesquisa, nas redes municipal e particular. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa e de um estudo de caso, que teve como instrumento de produção de dados um questionário. Para a análise dos dados produzidos recorreu-se a Análise de Conteúdo, mediante categorias a posteriori. Os resultados indicam que os professores de Ciências apresentam um claro conhecimento acerca da Evolução Biológica, estes apontam ainda para a presença de pequenos equívocos acerca da Evolução e a existência de fragilidades no processo de ensino-aprendizagem de Evolução, a exemplo, das crenças religiosas, de concepções não científicas e da complexidade da temática, que têm influenciado significativamente no estudo e abordagem do tema em sala de aula. Aponta-se, ainda, para uma Educação Contextualizada acerca dos temas evolutivos limitada apenas ao uso de exemplos ao discutir determinados conteúdos da Evolução. Diante dessa realidade, propõe-se a oferta de um curso de Formação Continuada, desenvolvido de modo a contemplar a realidade local e regional do semiárido, e que atenda as exigências e demandas apresentadas pelos professores. Dessa forma, espera-se que com um curso para Formação Continuada seja possível colaborar para a superação desses entreves encontrados no ensino de Evolução Biológica e do processo de ensino como um todo, na região. Propõe-se ainda, que a Evolução seja abordada desde a Formação Inicial, de forma a contemplar o papel “centralizador” atribuído a esta temática, como indicado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no eixo temático Vida e Evolução.