Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Aline de Jesus "

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Educação ambiental na educação infantil sob uma perspectiva geográfica: pesquisa pedagógica no centro municipal de educação infantil Terezinha Menezes Mangabeira – Jacobina – Bahia
    (2021) Silva, Aline de Jesus ; Campos, Camila da Silva; Santos, Ivaneide Silva dos; Leal, Ione Oliveira Jatobá; Santos, Edvaldo Hilário dos
    É durante a infância que se constituem os primeiros valores éticos e morais, e quanto mais cedo a criança se conscientiza acerca das questões ambientais, mais significativa será a aprendizagem. Neste contexto, a Geografia é uma ciência de fundamental importância, tendo em vista que é nessa fase que a criança entra em contato com o meio onde vive, aprendendo a agir e instruir-se nele. Sendo a ciência geográfica importante para o processo de ensino e aprendizagem na prática da Educação Ambiental nos anos iniciais da Educação Básica, o presente trabalho tem por objetivo compreender como a Educação Ambiental, numa perspectiva geográfica, é trabalhada na Educação Infantil, tendo como lócus da pesquisa o Centro Municipal de Educação Infantil Terezinha Menezes Mangabeira em Jacobina-BA. Trata-se de uma pesquisa com abordagem metodológica qualitativa, de caráter exploratório e pedagógico. Os procedimentos para coleta de informações, foram entrevistas com a diretora da instituição e com duas professoras, por meio da aplicação de um questionário com questões abertas. Também realizamos análise de documentos como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, e pesquisa bibliográfica. Os dados obtidos nessa pesquisa foram organizados visando comprovar a eficácia da aplicação dos saberes geográficos na compreensão das questões ambientais, enfatizando o conceito de lugar, na Educação Infantil, por acreditarmos que é a partir do lugar que se constrói as relações cotidianas do espaço vivido e a compreensão dos fenômenos sociais. Dessa forma, as contribuições da ciência geográfica para a Educação Ambiental na Educação Infantil são comprovadas na adição de conceitos que facilitam a compreensão das relações socioespaciais e dos aspectos políticos, sociais, culturais e econômicos da sociedade.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais