Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Afrânio dos Reis"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Características e efeitos da aquisição e aprendizagem da Língua Inglesa por crianças e adultos: um estudo comparativo
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-01) Silva, Afrânio dos Reis; Silva, Jéssica Carneiro da; Figueiredo Neto, Raulino Batista; Araújo, Édna Suzart de
    Esta pesquisa compara as características e os efeitos da aquisição e aprendizagem da Língua Inglesa (LI) por crianças e adultos, com foco nas diferenças nos processos aquisitivo ou de aprendizagem de uma segunda língua (L2), em cada fase e seus impactos cognitivos e linguísticos. Deste modo, parte das considerações de Chomsky (1965) e, especificamente, do seu conceito de dispositivo de aquisição da linguagem (LAD), e Krashen (1985), com as suas cinco hipóteses para a aquisição e aprendizagem de línguas: a distinção entre aquisição x aprendizagem; a ordem natural; o monitor; o filtro afetivo; e o input compreensível. Partindo destes autores basilares, o presente estudo fundamenta-se nas quatro perspectivas teóricas da aquisição e aprendizagem: a behaviorista, a inatista, a cognitivista e a socioconstrutivista (ou sociointeracionista), além de apresentar uma revisão de literatura com estudos mais recentes sobre o tema (Celani, 2000; Almeida Filho, 2002; Brown, 2000; 2007; Bastos, 2013; Hickmann, 2017; Moura, 2020; e outros), abordando tanto aquisição de línguas por crianças quanto aprendizagem de línguas por adultos. Assim, esta pesquisa utiliza uma metodologia bibliográfica qualitativa, a partir da qual busca-se entender como variáveis sociais, culturais e de desenvolvimento moldam a aquisição e a aprendizagem de uma L2. Além dos conceitos já expostos, a pesquisa propõe-se a fazer um levantamento de textos que abordem o tema aquisição e aprendizagem de L2 por adultos e crianças. O objetivo é aprofundar a compreensão sobre as características e os efeitos cognitivos de cada grupo, para identificar pontos de convergência e divergência entre ambos. Dessa forma, espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para ampliar o conhecimento sobre as características da aquisição e aprendizagem da Língua Inglesa tanto em crianças quanto em adultos. A proposta colabora para as áreas de concentração em destaque: linguística, aquisição e ensino-aprendizagem L2, dentro do escopo da Língua Inglesa. Busca-se também reforçar a importância do meio social para o desenvolvimento simultâneo das habilidades necessárias para proficiência em L2, como flexibilidade mental e resolução de problemas. Além disso, a pesquisa enfatiza a importância em fornecer uma compreensão rica em contribuições específicas para ambos os grupos. O valor social e acadêmico do estudo também se justifica pelo interesse do domínio da Língua Inglesa em um mundo globalizado.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais