Navegando por Autor "Silva, Adeilda Ana Martins da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO uso do jogo pedagógico como estratégia de leitura para os alunos do 2º ano do ensino fundamental anos iniciais(2021-07-06) Nascimento, Brenda Carina Guimarães; Silva, Adeilda Ana Martins da; Almeida, Antoneide Santos; Lins, Cláudia Maisa AntunesA presente pesquisa procura apresentar a importância da utilização de jogos pedagógicos como estratégia de leitura em sala de aula, envolvendo a ludicidade no processo de formação das crianças. Esse estudo teve como objetivo principal analisar de que forma o jogo pedagógico contribui para o processo de aprendizagem dos alunos no 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais na Escola Jardim em JuazeiroBA. Além disso, nesse espaço também foi possível vivenciar o jogo que criei: Brincando e Rimando nessa mesma turma. Vale destacar que para o desenvolvimento e investigação dessa pesquisa, utilizei a abordagem denominada de qualitativa, optando pelo método fenomenológico. Quanto ao tipo de pesquisa, caracteriza-se como um estudo de caso. Ao que se refere as técnicas/procedimentos de coleta da pesquisa, fiz uso do questionário, observação participante e diário de bordo. Ao final da pesquisa foi possível observar que o jogo auxilia no desenvolvimento das aprendizagens dos alunos, oferecendo a oportunidade da convivência com as regras, desenvolvendo também os aspectos emocionais, morais, sociais e cognitivos além de poder tornar o ensino mais dinâmico e envolvente.