Navegando por Autor "Silva, Obdália Santana Ferraz"
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- ItemGameletrando: formação de professores para práticas de multiletramentos na perspectiva do design de jogos(Universidade do Estado da Bahia, 2024-10-31) Mattos, Helen Guimarães Costa; Silva, Obdália Santana Ferraz; Lago, Andrea Ferreira; Soares, Claudia Vivien Carvalho de Oliveira; Dias, Josemeire Machado; Sales, Mary Valda SouzaEste estudo, que tem como objetivo compreender como a formação continuada docente, na perspectiva do design de jogos, pode contribuir para o desenvolvimento de práticas de multiletramentos dos professores da E. L. Escolab Coutos. A questão que nos moveu a esta pesquisa se configura da seguinte forma: como a formação continuada docente, na perspectiva do design de jogos, pode contribuir para o desenvolvimento de práticas de multiletramentos dos (as) professores (as) da E. L. Escolab Coutos? Discute o papel significativo da formação docente para os multiletramentos na perspectiva do design de jogos, como uma proposta de desenvolvimento do fazer educativo docente com vista a uma significativa e contextualizada aprendizagem discente. Com relação ao percurso metodológico, configura-se como pesquisa qualitativa que tem a pesquisa-aplicação como base epistemológica com foco na intervenção da prática. Como dispositivo de construção e coleta das informações e dados dispôs de observação participante, entrevista semiestruturada e do uso de recursos audiovisuais, nesse processo contamos ainda com a elaboração e execução de uma oficina formativa como proposição de intervenção no campo de pesquisa. Quanto à análise e interpretação das informações e dados construídos e coletados no campo, lançou-se mão da análise interpretativa. Tivemos como categorias teóricas desta investigação a formação docente, a prática dos multiletramentos e o design de jogos. A pesquisa trouxe uma proposta formativa para os sujeitos colaboradores, professores da educação básica, do município de Salvador, na qual foram realizadas experiências docentes, envolvendo linguagens múltiplas e diversidades de práticas multiletradas, multimodais, na perspectiva metodológica do design de jogos. Como resultado, verificamos que a E.L. Escolab Coutos já apresenta, em seu fazer didático-pedagógico, características da prática dos multiletramentos, sem, contudo, se debruçar em estudos sobre esta teoria, em seu cotidiano escolar. Identificamos, após a realização de encontros formativos, envolvendo o design de jogos, que os (as) professores (as) conseguiram propor e executar ações pertinentes a práticas de multiletramentos com os estudantes da E.L. Escolab Coutos. Concluímos que o jogo, em suas várias formas, já faz parte integrante da prática pedagógica da E.L. Escolab Coutos. No entanto, a abordagem de criação e design de jogos ainda não foi suficientemente explorada como uma metodologia pedagógica na instituição e que a formação continuada docente, na perspectiva do design de jogos, contribuiu para o desenvolvimento de práticas de multiletramentos dos (as) professores (as) de uma Escola Laboratório que atende estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino no município de Salvador.