Navegando por Autor "Silva, Leane De Magalhães"
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- ItemEducação, políticas públicas e religião diálogos interventivos - Volume III(Editora Metrics, ) Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Silva, Leane De Magalhães; Lima, Vanessa Goes; Carvalho, Margarida Vieira LimaA intervenção educativa acontece por meio de múltiplas formas de apresentar as realidades da prática da social. Neste sentido, o WEBSEMINTER é um evento internacional vinculado ao Programa de Pós-graduação Intervenção educativa e Social – PPGIES, criado em 2020, teve sua primeira modalidade apenas de modo virtual, devido a pandemia da COVID 19 e está na terceira edição na modalidade presencial e por mediação tecnológica na busca por fortalecer a difusão do conhecimento e socialização de pesquisas. As diferentes temáticas movidas pela interlocução entre as pesquisas favorecem e potencializam a interdisciplinaridade por meio de uma rede de pesquisa no âmbito nacional e internacional. Para ampliar esse movimento de entrega social os trabalhos apresentados no evento são publicados em formato e-book que registram uma diversidade de temas relevantes a demanda social na área: educação, sociedade e intervenção. Essa coletânea intitulada “Educação, Políticas Públicas e Religião: Diálogos interventivos” volume 3 é organizada a partir de pesquisas, relatos de experiências e práticas apresentadas no III WebSeminário Internacional Interdisciplinar: Diálogos Interventivos (WEBSEMINTER), o qual transcorreu no período entre 25 e 29 de setembro de 2024. Assim, esta obra é o resultado de uma construção e partilha de percursos de estudos de vários autores e autoras, participantes do III WebSeminário, que em sua terceira edição se constitui uma atividade proposta para ser realizada bianual pelo Programa Profissional em Intervenção Educativa e Social (PPGIES/UNEB-DEDC XI e a turma fora de sede no DCHT-XVII), conjuntamente com os Grupos de Pesquisas: Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS), Laboratório de Estudos, Pesquisas e Extensão em Geografia e Educação (LEPEGE) , o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS) e o Centro de Estudos e Pesquisas Interdepartamental, Interinstitucional e Internacional em Culturas e Religiões (CEPICR/UNEB). Nessa perspectiva, o Programa Profissional em Intervenção Educativa e Social (PPGIES/UNEB), se caracteriza pelo seu caráter interdisciplinar, situado na área 45 da mesma nomenclatura da CAPES pertencente a câmara 2: Sociais,Culturais e Humanidades.Tendo como área de concentração: Educação, Sociedade e Intervenção. As suas interlocuções compreendem diversos contextos territoriais baianos e para além do Território do Sisal, e do velho chico , assumindo uma postura investigativa e corroborando para o desenvolvimento de habilidades e competências na resolução de problemas, através da construção colaborativa do produto técnico, tecnológicos de caráter inovador, oriundos das pesquisas aplicadas desenvolvidas nas duas áreas de atuação que são: novos contextos de aprendizagens e as novas formas de subjetivação e organização comunitária, por meio da difusão de conhecimento. A exemplo, eventos técnico científicos como o III WEBSEMINTER tem como objetivo garantir um espaço destinado à socialização das atividades e ações de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização de cunho técnico-científico, o III Web Seminário baseia-se na articulação entre a graduação, Pós-graduação, Redes de Pesquisas, educação básica, sociedade civil organizada e movimentos sociais, a partir de interlocuções com os territórios baianos e Instituições de Educação superior (IES) de caráter nacionais e internacionais, numa perspectiva de fortalecimento e consolidação do tripé: ensino-pesquisa extensão-internacionalização. A Universidade do Estado da Bahia, celebrou no ano 2015 um Convênio Internacional realizado com a Universidade de Santiago de Chile e no período da pandemia do Covid-2019, nossos laços se afirmaram, e foram realizadas distintas atividades com PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM INTERVENÇÃO EDUCATIVA E SOCIAL (PPGIES) DEDC – Campus XI Serrinha e celebrando um convênio através do Centro de Estudos e Pesquisas Interinstitucional, Interdepartamental e Internacional em Culturas e Religiões (CEPICR/UNEB que versou sobre a parceria que estabelecemos nesse contexto de pandemia, no qual realizamos intervenções em aula, Seminários, e muitas atividades que mencionamos a exemplo em 2020: I WEBSEMINTER: Diálogos e Perspectivas Interventivas –., participação na mesa redonda que reverberou uma Potência: “Divisão ideológica, intolerância religiosa e degradação ambiental”. Publicada na revista do Programa (DIAPI) da Universidade do Estado da Bahia. E dando continuidade à consolidação do processo de internacionalização do PPGIES no ano de 2024 , o referido Programa concorreu o Edital PROFVISIT 0272024 que tem por objetivo apoiar a visita de professores pesquisadores estrangeiros e foi contemplado com a visita de uma pesquisadora da Universidad de Santiago do Chile (USACH). Enfatizamos outras interlocuções com as Instituições Internacionais dentre elas: Universidade Lusófona - PT, UniPúngué, UCM-Moçambique, ISCED-Angola e Universidade de Havana – Cuba, com uma proposta de trabalho intitulada, Ecos coloniais em perspectiva interdisciplinar: Linguagem, Racismo, e Enfoque de gênero, da qual incluirá a palestra “Formação de professores/as, linguagem, racismo e enfoque de gênero em perspectiva interdisciplinar” no III WEBSEMINTER, especificamente em seus campi XI Serrinha/Ba e XVII Bom Jesus da Lapa/Ba, e poder estabelecer vínculos e realizar diversas atividades com a comunidade, pensando na criação de diálogos de distintos saberes que possam contribuir a uma aprendizagem inclusiva, e ampla em contextos culturais, étnicos, de gênero e diversidade. Está dentro do nosso objetivo geral manter um contato com as comunidades educativas do território do Sisal (Serrinha) e do Velho Chico (Bom Jesus da Lapa), dentro de uma expectativa social, que vai muito além do nosso processo de Internacionalização. Nessa dimensão, partindo dos diálogos interventivos, o III WEB SEMINTER caracteriza-se pela interdisciplinaridade e diversidades dos atores e atrizes sociais envolvidos no contexto da pesquisa, construção e socialização do conhecimento e dos múltiplos saberes. A programação do III WEBSEMINTER contou com uma pluralidade de sub-eventos, a saber: III WEB COLEPODS - Colóquio Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social; III COLEPEGE: Políticas Públicas, Educação e Movimentos Sociais na Pandemia; II Web Colóquio Internacional Educação, Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS); V Colóquio Internacional em Diversidade Religiosa e Brasil Contemporâneo e III Encontro dos Estudantes/Egressos da Pós-Graduação do Território Do Sisal (EEPGTS). Foram inscritos 82 trabalhos, sendo que aprovados pela comissão organizadora 63 que fazem parte desta coletânea. trabalhos foram selecionados para publicação trabalhos de dez instituições da Bahia e Rio de janeiro: Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Centro Universitário Anísio Teixeira (UNIFAT), Centro Universitário Faculdade Guanambi / UNIFG-BA, Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB ), Universidade Salvador UNIFACS. O III WEBSEMINTER incorporou uma metodologia dinâmica e diversa que foi se constituindo ao longo das edições, sendo composta pelas seguintes atividades: Conferências, Palestras, Roda de Conversa, Grupo de Trabalho, Sarau, Lançamento de Livros. E adequadas conforme os contextos sociais, primando, foi adotado o formato virtual com uso das seguintes ferramentas: Canal YOUTUBE – Apontamento de Pesquisas e a sala do Microsoft Teams. O conjunto de publicações do III WEBSEMINTER contido nesta coletânea está concebido de forma a proporcionar diferentes acessos aos diversos temas e reflexões abordados durante processo de seu desenvolvimento. Nesse sentido, cada publicação tem sua especificidade. Os textos possibilitam uma apresentação sistemática do pensamento dos autores e versam sobre os debates traçados durante o seminário. Neste sentido, a obra é composta por sessenta e três artigos que se articulam em quatro grandes eixos. O primeiro eixo intitulado, Novos Contextos de Aprendizagem (Linha 1); O segundo eixo, Novas formas de subjetivação e organização comunitárias PPGIES e outras temáticas (Linha 2); O terceiro eixo, Iniciação a pesquisa, docência e interdisciplinaridade; O quarto e último eixo, Educação, sociedade e intervenção. Com isso, cada eixo está composto por artigos que reverberam de forma reflexiva as temáticas desenvolvidas nos trabalhos de acordo as necessidades e intervenções realizadas nas pesquisas. No tocante à divisão do livro, está dividido em quatro partes, das quais faz relação com cada eixo. Na PARTE I (Eixo 1) – DIÁLOGOS INTERVENTIVOS: Novos Contextos de Aprendizagem, temos 16 trabalhos; PARTE II (Eixo 2) – DIÁLOGOS INTERVENTIVOS: Novas formas de subjetivação e organização comunitárias PPGIES e outras temáticas, temos 22 trabalhos; PARTE III (Eixo 3) – DIÁLOGOS INTERVENTIVOS: Iniciação a pesquisa, docência e interdisciplinaridade, temos 13 trabalhos; PARTE IV (Eixo 4) – DIÁLOGOS INTERVENTIVOS: Educação, sociedade e intervenção, temos 12 trabalhos. Assim, observamos a relevância que a interdisciplinaridade, educação, sociedade, apresentou-se no evento e nessa coletânea de maneira significativa referendando a área de concentração do programa e atentando-se a avaliação quadrienal (2021-2024) da Capes. A tessitura dos temas que compõem este livro abrange aspectos voltados para questões antigas e atuais que atravessam as relações sociais, educacionais, culturais, políticas e econômicas. Desse modo, no primeiro momento, as pesquisas do Eixo 1 refletem sobre gênero, produções acadêmicas, currículo escolar, gestão/coordenação, dentro outros, que foram fundantes na composição deste trabalho. No Eixo 2, as pesquisas reverberam sobre agricultura familiar, educação do campo, projeto social, justiça ambiental, trabalho doméstico, escolarização e identidade, dentre outros, enaltecendo o processo de desenvolvimento das etapas de cada trabalho. As pesquisas do Eixo 3, versam sobre a Educação de Jovens e Adultos, atividades extracurriculares, educação pública, site educativo, dentre outros, valorizando os diferentes contextos que permeiam a educação e a interdisciplinaridade. O eixo 4, traz reflexões acerca de intervenção em saúde mental, plantão psicológico, serviço social, corpo e mente, dentre outros, que fizeram sentido com as riquezas das escritas acerca das temáticas. Nesse ínterim, foi possível compreender alguns processos interventivos que aconteceram nos diversos contextos relacionados nos eixos acima e as preponderâncias, refletindo sobre a importância de cada pesquisa e suas especificidades. Diante desta breve apresentação, convido você leitor a navegar nas páginas deste livro na busca de descobertas que possam contribuir na construção de novos saberes interdisciplinares. Espero que seja uma leitura acessível, instigante e que os estudos possam permitir a sua aplicação em outros contextos educativos e sociais. Desejo uma ótima leitura!