Navegando por Autor "Seger, Claudia Ikeda"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDesign estratégico e gestão de marca para influenciadores digitais(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Seger, Claudia Ikeda; Santos Filho, Eudaldo Francisco dos; Dias, Josemeire Machado; Santos, Neymar Leonardo dosA evolução das tecnologias de informação e comunicação, associadas à massificação do uso da internet, propiciaram o surgimento de uma organização nativa do ambiente virtual: os criadores de conteúdo. Esses indivíduos não só competem com a mídia tradicional, criando e divulgando suas próprias produções, como se destacam enquanto entes que intermediam a relação entre grandes marcas e as audiências que elas pretendem atingir. Com base nessa observação, esta pesquisa tem como objetivo geral, analisar o papel da gestão de marca, através do design estratégico, na gestão da carreira do influenciador digital. Dado a natureza emergente do tema, foi necessário realizar uma pesquisa exploratória através de uma revisão bibliográfica sistemática, abrangendo os conceitos de organização, comunicação organizacional, marca, planejamento estratégico, gestão de marca e design estratégico, com o intuito de estabelecer uma conexão entre esses universos teóricos e a prática dos criadores de conteúdo. Ao final da pesquisa, constatou-se que, em um mercado competitivo como a Creator Economy, o design estratégico, aliado à construção e gestão de marca, atua como uma ferramenta capaz de otimizar e perenizar a carreira do criador de conteúdo. Em síntese, adotar um planejamento estratégico, que explore de maneira assertiva os ativos e passivos do brand equity da marca, é vital para a própria sobrevivência e longevidade desse novo tipo de organização.